Economizando na Hora da Obra: Dicas Para Construir a Casa dos Sonhos

Chegou a hora de construir a casa de seus sonhos. Então, nesse momento, você quer economizar para que não estoure o orçamento, ao mesmo tempo que espera fazer um bom trabalho com materiais de qualidade e que não gerem problemas para você. 

Por conta disso, separamos dez dicas para economizar na hora da construção mantendo a qualidade e a segurança de sua obra. Certamente que, assim, você vai ver que pode fazer um grande projeto num valor que caiba no seu bolso. 

Economizando na Hora da Obra: Dicas Para Construir a Casa dos Sonhos

Acompanhe o artigo até o final e coloque em prática as dez dicas para economizar. 

1 – Contrate um arquiteto

Um dos maiores erros na hora de construir é achar que não precisa de um arquiteto. Aqui, se você observar, é o contrário. Um bom profissional fará com que sua obra tenha mais segurança e que você tenha a certeza de que tudo vai correr bem.


Por isso, contratar um arquiteto é a certeza de que você vai ter uma excelente obra e que sua casa será construída como deve ser, sem nenhum problema. 

2 – Utilize materiais bons e econômicos

Existem diversos materiais que são de excelente qualidade. Dentre eles, você consegue materiais que são realmente bons e econômicos. Utilizá-los é saber que você acabará economizando na obra sem abrir mão de qualidade. 

Além disso, você deve encontrar materiais que se encaixem com o perfil da sua obra. Não adianta querer fazer tudo como está nas revistas ou na internet se seu projeto pede um material que, no fim, será mais em conta.

3 – Aproveite elementos naturais

Que tal aproveitar elementos naturais na sua obra? Produtos artesanais, materiais feitos à mão ou então reciclados com segurança podem trazer uma enorme economia para a sua obra. 

Aqui, vale pesquisar o que se pode economizar na hora de fazer a obra tendo a certeza de que vai manter a qualidade e o resultado final.

4 – Faça você mesmo

Você conhece a sigla DIY? Do inglês, ela é traduzida como “Faça você mesmo”. A ideia aqui é aproveitar todas as suas habilidades para fazer parte da construção ou da decoração da sua casa. 

Certamente que, assim, você tem duas vantagens. Economia, pois você fará o serviço, e personalização, já que todos os produtos serão únicos.

5 – Preste atenção aos materiais e estrutura

Muita gente não sabe, mas se uma estrutura não tiver bem selada pode ser danificada pelo tempo e gerar diversos danos futuros às estruturas. Por isso, você precisa ver se tudo está bem feito, selado e bem preparado. 

Além disso, você precisa observar se os materiais estão bem protegidos durante a obra, para que não estraguem antes mesmo de serem usadas. 

6 – Contrate mão de obra qualificada

Se você quer um serviço bem feito, contrate bons profissionais. Um profissional de qualidade vai trazer a certeza de um resultado excelente na sua obra. Da mesma forma, um profissional mal qualificado vai trazer problemas estruturais graves. 

Então, escolha sempre um bom profissional e tenha certeza de que a obra será feita uma vez só e que não vai precisar de reparos logo depois da construção.

7 – Não foque em revestimento

Muitos revestimentos são caros e não são necessários se você usar o material certo dentro de sua construção. Então, na hora de fazer a escolha, opte por aqueles materiais que não necessitem de um revestimento caro. Muitos nem ao menos necessitam de revestimento. 

Com isso, você gera uma grande economia e tem a certeza de que sua obra vai ficar bela e bem preparada. 

8 – Casas modulares ou pré-fabricadas

Conhece as casas modulares e as pré-fabricadas? Elas são excelentes opções de mercado para quem quer construir rápido e ter a certeza de um material de qualidade. Então, pode ser a opção certa para você na hora de construir. 

Faça uma cotação na hora de escolher e tenha certeza de que vai gastar menos que a construção tradicional.

9 – Comprar em lotes

Se você comprar uma quantidade maior de materiais, pode negociar melhores preços. Que tal você comprar em conjunto com outra pessoa e dividir? Pode ser que assim você tenha melhores preços que comprar quantidades menores. 

Além disso, você evita de faltar materiais durante toda a obra e sabe que vai ter o suficiente para finalizar.

10 – Canos e Cabos

Você sabia que muitas pessoas gastam duas vezes por tentar economizar em canos e cabos? Se você quer economizar de verdade, compre esses itens de qualidade. Assim, você tem certeza de que não terá que quebrar paredes depois de tudo pronto.

Imagine o transtorno de uma parede novinha ser quebrada por conta de um cano que se rompeu ou um fio. Certamente que não será interessante na sua obra.

Com essas dicas, certamente que você vai conseguir seguir com a construção e encontrar economia para sua construção!