Diy quarto: Veja dicas, vídeos e inspirações para transformar seu quarto!

O Diy virou um verdadeiro estilo de vida. Tornou-se sites, páginas de redes sociais e até programas de televisão. Hoje, cada vez mais, as pessoas procuram elas mesmas arquitetarem e decorarem os próprios cômodos de casa, como é o caso do diy quarto.

Nos tópicos a seguir você vai saber tudo a respeito do diy quarto. Como fazer, as inspirações, as dicas, os tutoriais, enfim, aprender a trabalhar você mesmo com a decoração do cômodo favorito da sua casa. Veja!

DIY Quarto

De quarto masculino

O diy quarto é um termo em inglês utilizado para aquelas pessoas que fazem a própria decoração e arquitetura dos quartos da casa em que vivem. É uma forma de pertencimento ao lugar, de se sentir parte do lar, de fazer com que as coisas e os objetos tenham a sua cara.


Hoje em dia, não tem essa mais de separação de quartos masculinos ou femininos, mas existem algumas preferências, principalmente em quem segue conceitos mais conservadores e tradicionais.

No quarto de um homem, por exemplo, você pode fazer quadros de bandas de rock, de filmes, de mulheres poderosas e sensuais e construir pequenos objettos, como armários, escrivaninhas, bancos, instrumentos musicais que ficam bem bonitos na construção do cômodo.

Você pode fazer, por exemplo, uma luminária a partir de uma garrafa de whisky. Isso mesmo!

Basta pegar a garrafa vazia, dar uma boa limpada nela, secar e colocar o cone do abajur encaixado na garrafa com o fio e o encaixe para pôr a luz já incluídos. Você encontra essa parte superior do abajur em diversas lojas de decoração na internet.

Veja inspirações de decoração de quarto masculino:

Estilo Tumblr

Para quem não conhece, o Tumblr é uma rede social de blogs, que oferecem uma série de informações em formato de texto, imagens, gifs e até vídeos. O Tumblr é um local muito bom para aprender o diy para todos os cômodos, não apenas para o quarto.

Existem milhares de blogs nacionais e internacionais no Tumblr que mostram opções de diy quarto, além dos que ensinam a fazer por meio de tutoriais, dicas de criatividade e outras possibilidades bem bacanas para quem tem vontade e tempo para realizar esse tipo de atividade.

Pinterest

Outra possibilidade de ter dicas e tutoriais na internet para fazer você a arquitetura e decoração dos quartos da sua casa é o Pinterest. Diferente do Tumblr, o Pinterest é focado em imagens e isso auxilia bastante, porque você tem uma noção imagética de como vai ficar o objeto, a decoração do quarto.

Apesar da opção de aprender, do tutorial, não ser das melhores, te oferece ideais e possibilidades criativas para você incrementar no seu quarto.

Mas fazendo uma busca no Pinterest, você encontra tutoriais como incriáveis, selecionamos alguns para você:

Quarto do casal

O quarto de casal é ótimo para praticar o diy. Isso porque duas pessoas pensando e fazendo junto a mesma coisa em prol de ambos é algo que interfere diretamente no relacionamento dos dois de um jeito positivo, além de deixar o quarto com a cara de ambos.

Por isso, se você vai se casar ou se juntar, uma ótima ideia é usar o diy quarto para decorar e arquitetar o cantinho de vocês. As ideias são as mais variadas possíveis.

Para quem tem menos tempo e disposição, pode apenas fazer alguns objetos de decoração, como quadros, vasos, pequenos móveis, etc.

Mas, se você quer mesmo construir o seu quarto, você pode criar tudo que tem dentro dele, incluindo cama, guarda-roupa, mesa, criado-mudo, etc.

Uma boa ideia é comprar ou pegar aquele carretel de madeira grande, lixar, pintar, envernizar e fazer como uma mesa em uma parte do seu quarto. Fica moderno, bonito e bem simples de ser feito.

Veja alguns vídeos legais de DIY para quartos de casal:



Estilo vintage

É muito comum que o diy seja ligado a decoração vintage, com aparelhos, equipamentos, desenhos, fotos, móveis que tenham um ar de antigo, mas reformulado para ser mais novo.

Em quarto de mulheres, por exemplo, fica bem bacana fazer uma decoração de pin-ups. Fica bem legal, principalmente para as mais jovens, porque traz um ar de poder, de sensualidade, de ser dona de si.

No quarto vintage, você pode usar vários objetos que já tem em casa, ou comprar em lojas de objetos antigos, pintá-los e colocá-los na decoração.

Por exemplo: um violão antigo. Você tira as cordas dele, compra uma tinta especial de cor mais clara, de acordo com a decoração vintage do seu quarto, pinta e usa como um elemento decorativo.

Você pode fazer isso com máquina de escrever, com móveis antigos, quadros, luminárias, enfim, uma série de possibilidades.

Veja inspirações de decoração vintage:

Veja alguns vídeos com DIY:

Quarto pequeno

Em quartos pequenos trabalhar com diy é muito mais simples e até mais divertido. Você não tem uma quantidade de espaço para poder preencher e isso facilita o trabalho.

Nesses casos, a dica é tentar construir todos os móveis e objetos de decoração do quarto por conta própria. Um desafio bem bacana e divertido.

 Outra dica para fazer diy quarto pequeno é definir por temas. Você escolher filmes, músicas, estilos, séries, enfim, algo que faça o seu gosto e, a partir daí, preparar um quarto bonito e feito por você mesmo. Fica bem legal!

Para o quarto pequeno, você pode usar pallets e transformá-los em verdadeiros armários. Para isso, você vai precisar encontra um pallet em boas condições, lixá-lo bem, envernizar, pintar e parafusar na parede do seu quarto. Aí, ele pode servir para guardar roupas, sapatos, lençóis, toalhas, enfim, o que você quiser.

Quarto infantil

Com as crianças, uma oportunidade é o pai e a mãe fazerem junto com o filho os objetos de decoração e de arquitetura do quarto dele. Além de ser uma forma de organizar o ambiente de acordo com a escolha da família, é um momento de união, participação, de alegria entre todos.

Uma ideia ótima é comprar uns azulejos separados, pintá-los de uma cor só e colocar o molde da mão do seu filho ou filha em cada um deles, pintado de outra contrastante. Aí, a cada ano, você põe um azulejo novo na parede do quarto do seu pequeno ou pequena.

Veja mais ideias:

Se tiver gostado deste texto sobre o diy quarto, compartilhe-o nas suas redes sociais!