DIY: Passo a passo para fazer uma horta caseira sem gastar muito

Se você deseja fazer uma horta caseira e ter acesso a alimentos fresquinhos e que sejam bons para saúde, esse artigo vai ser bem útil com informações sobre como fazer a sua horta e um passo a passo para que você possa construir a sua.

Uma horta é bem interessante, antigamente era difícil uma casa que não plantava as suas verduras, porém com a correria do dia a dia e com os espaços cada vez menores essa prática ficou um pouco esquecida, nos últimos anos as pessoas voltaram a se preocupar com a saúde e alimentação.

Logo a ideia de ter um horta voltou forte e você verá a seguir que é possível plantar a sua hortinha mesmo em locais pequenos, se interessou pelo assunto? Continue com a gente e saiba mais.

Passo a passo para fazer uma horta caseira

Importância de uma horta em casa

Muita gente se pergunta sobre a importância de se ter uma horta em casa, a técnica é muito interessante porque te proporciona alimentos frescos e sem agrotóxicos, de onde você sabe a procedência, a prática de se ter uma hortinha em casa só traz vantagens principalmente para saúde.


O bom de uma horta que ela ainda ajuda na decoração da casa, deixando o ambiente muito mais bonito, o verdinho da horta traz um efeito especial, ela fica bem em qualquer lugar da casa seja em janelas, na pia da cozinha ou em um armários, existe a possibilidade até de se ter hortas em paredes, quando você prega os vasos enfileirados, economizando assim espaço.

hortas para se plantar em casa

Onde plantar

Tem hora que bate aquela dúvida de onde plantar a horta será melhor no vaso, em um coco, potinhos, plástico, barro ou na própria terra. Bom a resposta é depende existe no mercado vários tamanhos, estilos vai depender do seu espaço, de como é a sua decoração.

Se você tem um espaço em casa é interessante que você plante na terra, pois é uma maneira mais tradicional e a sua horta tem mais espaço para crescer, agora se você tem pouco espaço pode plantar tranquilamente em um vasinho ou coco que não vai te atrapalhar de ter a sua horta não.

hortas plantadas em coco, ótima ideia

Quando se planta em vasos você adquire uma horta móvel que pode ser colocada em qualquer cantinho da casa e ela se adapta ao sol ou a pouca luz o que te traz mais possibilidades.

Agora se você deseja uma horta sustentável o coco é uma boa opção porque a planta vai se alimentar do substrato da fruta e quando ele se decompor você pode transferir para outro lugar, o ideal é colocar na terra para que ela acabe de pegar os nutrientes da fruta, mas essa troca demora um pouco.

Passo a passo para fazer uma horta caseira

A forma mais prática e que te dá mais liberdade em termos de locomoção é a de se plantar uma horta no potinho, muitos são os modelos e tamanhos disponíveis no mercado.

Então resolvemos oferecer um passo a passo super prático para que você mesmo possa plantar a sua horta em um vasinho e colocar em algum espaço da sua casa.

Com a vantagem de movimento caso precise mudar de local

Materiais:

  • Vaso
  • Terra vegetal
  • Areia
  • Argila 
  • Folhas secas e verdes fragmentadas
  • Manta geotêxtil, Só se você desejar

Modo de fazer:

O primeiro passo é fazer a drenagem do vaso, faça os furinhos no material de modo que a água possa sair sem impedimentos, mas sem exageros, faça em média 4 furos pequenos.

Caso queira utilizar a manta geotêxtil essa é a hora de colocá la no fundo para que quando você mudar o vaso de local não escorra água. Agora é hora de colocar a argila que vai garantir a drenagem da água item muito importante é aconselhável colocar 3 cm.

Agora é hora de misturar areia e terra vegetal para cobrir o vaso e garantir que a sua planta fique saudável,chegou a hora de plantar, coloque a muda ou semente desejados e cubra com terra e coloque a cobertura vegetal composta por folhas verdes e secas para garantir nutriente a planta, agora é só regar de acordo com a necessidade da verdura escolhida e esperar crescer.