DIY de Jardim vertical: Ideal para colocar em lugares pequenos

Praticamente a cada 5 pessoas, pelo menos 3 gostam de algum tipo de flor ou vasinho. Todos nós sabemos que é sempre bom ter algum tipo de planta em casa, pois, plantas e flores trazem energia positiva e alegria para o nosso ambiente. 

E para os amantes dessa energia que vem da natureza e quer ter um pedacinho dela em casa mas não tem um espaço considerável. Foi criado já alguns anos o jardim vertical que super aproveita o espaço do seu lar. 

Ficou curioso(a)? Aprenda tudo sobre esta tendência que chegou com tudo! E também aprenda a fazer com nosso DIY de Jardim vertical.


O que é:

O jardim vertical funciona da seguinte forma, é “pendurado” plantas do gosto da pessoa em uma parede inteira, ou parcialmente. 

 A ideia é aproveitar as paredes da sua casa para, literalmente, pendurar suas plantas. São muitas as espécies que podem ser usadas para comprar um jardim vertical bonito, você pode misturar plantas de diferentes tamanhos, cores e até aromas para conseguir uma composição mais bonita é bem aromatizada. 

Além de escolher a espécie de plantas, você também tem um leque de vasos que podem ser usados. Pode ser em madeira, barro, plástico e muito mais. 

Como cuidar:

Como qualquer jardim, as plantas também precisam cuidados normais constantemente, como regas diárias e luz do sol sempre que puder, por exemplo. 

Até por isso, a escolha do lugar que você vai instalar o seu jardim pode influenciar bastante, prefira espaços com muita luz natural, como varandas e sacadas por exemplo.

Caso não seja possível, procure deixá-lo perto da janela que recebe mais sol durante o dia. Deste modo, seu jardim vai ficar cheio de vida e super lindo!

O jardim vertical também pode ser uma boa ideia para quem quer ter uma espécie de hortinha em casa e não tem muito espaço.

Se a sua cozinha recebe muita luz do sol dá pra ter a sua horta perto do fogão para ter temperos e até pequenas hortaliças por perto na hora de cozinhar. E assim, trazendo um delicioso aroma para a sua cozinha.

Reciclagem:

Muitos jardins verticais são criados através do reaproveitamento de garrafas petes, ou mandeira de construção. 

Se você tem alguns potinhos de achocolatado, garrafa pet, vasilhas rachadas, saiba que isso é uma ótima forma de começar o seu jardim vertical, como nesses exemplos que separamos para você logo abaixo:

Como podemos ver, com um simples toque de tinta na garrafa ou pote o seu jardim fica super lindo. Se você tem algum palete em casa, tenha certeza que o seu jardim ficará mais lindo ainda. 

DIY de Jardim vertical

Separe suas plantinhas e aprenda conosco a fazer seu jardim em simples passos. Para fazer esse DIY de Jardim vertical você vai precisar de:

Você vai precisar de:

  • 1 galão de tinta asfáltica;
  • 1 galão de esmalte sintético Preto Brilhante;
  • 8 buchas;
  • 8 parafusos gancho;
  • 1 tela de aço reforçada de 15x15cm;
  • 10 abraçadeiras plásticas;
  • 1 lata de tinta spray Preto Brilhante;
  • 1 rolo de arame;
  • Plantas pendentes em cuia 21 preta;
  • Furadeira;
  • Broca para concreto (ou o material da sua parede);
  • Alicate de corte;
  • Chave Philips;
  • Tesoura;
  • Regador (não é obrigatório). 

Como fazer: 

Prepare a parede:

Use um galão de tinta asfáltica para impermeabilizar a parede e, enquanto ela seca, pinte também a malha pop com o esmalte sintético preto brilhante. Espere o tempo necessário para a secagem das duas partes antes de continuar o passo a passo.

Depois que a parede e a tela de aço já estiverem secas, você vai precisar medir e marcar os lugares em que vai furar a parede.

Espalhe os oito furos de forma que o suporte dos vasos fique bem firme. Instale as buchas e enrosque os parafusos gancho na parede. Se for necessário, conte com a ajuda de uma chave de fenda para facilitar o serviço.

Termine prendendo os ganchos na malha pop com abraçadeiras plásticas que você separou, corte o excesso que sobrar e use a tinta spray para pintar cada um deles e deixar toda a estrutura preta e mais uniforme. 

Encaixe:

Para que os vasos fiquem presos na tela de aço sem perigo de cair, você vai precisar cortar, dobrar e pintar de preto pedaços de mais ou menos 15 centímetros de arame. É preciso 2 pedacinhos de arame em cada vasinho. 

Finalize:

Depois de colocar os arames em todos os vasos da sua escolha, comece a posicioná-los na malha pop. 

Deixe 15 centímetros de espaço entre um vaso e outro na primeira fileira. Na segunda, encaixe os vasos na direção do espaço da fileira anterior. Siga essa ordem até finalizar toda a tela, colocando as plantas de acordo com o seu gosto pessoal. 

Vale ressaltar que esta dica acima é para um jardim vertical mais trabalhoso. Se você procura algo mais simples veja o DIY abaixo.

DIY de Jardim vertical simples

e fácil de fazer veja nosso próximo passo a passo:

Você vai precisar de:

  • 5 garrafas pets;
  • Tesoura;
  • Adubo;
  • Ganchos;
  • Muda da sua escolha.

Como fazer:

Para iniciar o DIY de Jardim vertical simples corte as garrafas pela a metade, e com a tesoura que você cortou faça furos no fundo das garrafas para a água sair.

Após isso pegue o adubo e coloque nas garrafas  que foram cortadas. 

Faça um furo no meio do adubo e plante sua muda que é de sua preferência. Se possível aperte-a para deixá-la mais firme. 

Para finalizar pendure as garrafas pets nos ganchos que foram colocados na parede ou no lugar de sua preferência.