DIY Cimento Queimado: Aprenda a Fazer a técnica de Cimento queimado na sua parede

O cimento queimado é uma das tendências que chegaram com tudo em 2019, pois traz um ar industrial e ao mesmo tempo sofisticado. 

Por ser uma nova tendência muita da vezes os valores desse serviço pode ser salgado, assim, fazendo muitas famílias desistiram do projeto. 

Efeito de cimento queimado na parede e no piso de uma sala

Se você ama a cor intensa e quer ter em sua casa mas ainda não sabe como, aprenda neste incrível post a fazer este tipo de decoração sem gastar muito. 


O que é: 

O cimento queimado nada mais é do que um piso feito a partir de uma argamassa feita em alguns tipos de obra, e tem a mistura de cimento, areia e água.

Essa argamassa deve ser aplicada com uma espessura média de 30 mm sobre o contrapiso ou sobre uma parte de concreto áspero. Este modo de falar queimar o cimento não tem nenhuma relação com fogo ou maçaricos no piso, como algumas pessoas acham.

Além do contrapiso, o cimento queimado também pode ser aplicado em paredes, com uma aplicação um pouco diferente, que vamos citar logo abaixo: 

Onde aplicar: 

Ele pode ser utilizado em quase todos os ambientes de uma casa como áreas externas e internas como sala, quarto entre outros.

Ele é um piso com alta resistência, pode ficar exposto ao tempo porque se adapta bem com a água, além de ser fácil executar os desníveis necessários para seu escoamento , mas vale ressaltar que por ser muito liso, pode ficar meio derrapante, especialmente quando molhado. Por isso é preciso uma atenção redobrada. 

O cimento queimado pode ser usado em banheiros, mas não no interior dos boxes, porque o material pode reagir com xampus, sabonetes e outros produtos.

A limpeza é simples e basta lavar com água e sabão neutro. Em ambientes como salas de estar, fica bom aplicar cera líquida ou em pasta para a manutenção.

Com o que combina: 

O cimento queimado se tornou popular pode ter flexibilidade de combinar com mobílias claras e escuras e estofados em cores fortes como, amarelo, vermelho e preto. 

Além dos móveis e estofados, o cimento queimado super conversa com iluminação embutida que é outra coisa que está sendo bastante usada quando o assunto é decoração. 

Durabilidade

Quem for aplicar o cimento em casa em paredes ou até mesmo no piso, é preciso uma atenção redobrada, como já tínhamos citado antes.

O cimento queimado tem um porém, é muito difícil que ele se quebre, mas a grande indícios que ele se trinque em algum momento. Por isso é importante que antes de aplicar saiba todas as desvantagens e vantagens. 

Como fazer Cimento Queimado: 

Nos que somos leigos e não entendemos muito de obras, achamos que o cimento queimado é algo super difícil de se fazer ou se achar. Mas não se engane! Para ter o seu lindo piso queimado basta saber algumas coisas importantes.

O piso queimado principalmente é feito com uma base de cimento, areia e água e finalizado com pó de cimento como havíamos abordado no começo deste post.

Porém, nos dias atuais existem produtos que foram desenvolvidos exatamente para dar essa aparência e diminuem o trabalho na hora de fazer seu próprio piso de cimento queimado em seu cantinho. 

Há no mercado um tipo de revestimento que é como uma tinta efeito cimento queimado, que já vem com uma textura cremosa, pronto para ser aplicado, e também outros produtos que vêm em pó e devem ser misturados à água. 

No caso da tinta é usada em paredes, e neste tipo é muito raro dar trincas ou algo do tipo, diferente do piso queimado. 

Cuidados que se deve ter: 

Quando você estiver decidido (a) aplicar na parede ou no piso, é relevante ter certos cuidados, como: 

  • Retire os móveis do ambiente;
  • Prepare o contrapiso removendo qualquer revestimento e nivelando-o;
  • Limpe bem, retirando toda poeira e sujeira de todo cômodo;
  • Coloque fita nos cantos para evitar manchas indesejadas;
  • Posicione juntas de dilatação a cada dois metros;
  • Aplique o produto escolhido para fazer o piso de cimento queimado;
  • Use uma desempenadeira de aço inox para alisar;
  • Espere secar;
  • Caso seja necessário, dê uma segunda demão com a desempenadeira.

Em alguns casos do piso de cimento queimado é preciso a aplicação de um primer antes de todo o processo, pois deste modo a finalização será perfeita. Caso você acha que não dará conta de todo o serviço chame algum profissional para lhe ajudar. 

Para lhe orientar melhor em seu projeto de decoração, separamos especialmente para você estes tutoriais em vídeo que irá lhe ajudar em todo o processo.

Cimento Queimado No Piso

Cimento Queimado Na Parede