DIY: Aprenda como Trocar o Chuveiro da sua casa

Trocar o chuveiro pode ser uma das tarefas mais temidas por muitas pessoas, pois é preciso ter muito cuidado com choques e para não queimar a resistência que é algo super frágil, mas quando se tem um DIY de como trocar o chuveiro da sua casa, a coisa fica bem mais fácil. 

Caso você queira saber como trocar com simples passos, veja o nosso DIY abaixo e se surpreenda. 

como trocar o chuveiro

 A partir desse passo, escolha o modelo de chuveiro que mais se adéqua ao tamanho do seu box e às suas necessidades. A hora do banho é um dos momentos mais relaxantes do dia e merece uma atenção especial.

PUBLICIDADE

Por isso, não leve somente em consideração o preço dos chuveiros e sim a vazão de água, a pressão, o gasto de energia e a qualidade do material. Muitas vezes vale a pena investir um pouquinho a mais para ter aquele conforto merecido.

Cuidado com a Eletricidade do Chuveiro:

Tome cuidado! Antes de trocar desligue a resistência para não ocorrer choques desagradáveis.

Procure a caixa de luz da sua casa e procure a chave de energia do banheiro. Existem casos de chuveiros um pouco mais modernos que vem com uma chave na lateral, basta desligá-la e pronto. 

Chuveiro velho: 

Antes de colocar o chuveiro novo da sua escolha, retire o velho tirando toda a fita isolante que envolve o cano do mesmo. Após isso, desligue os fios do chuveiro com um alicate que tem essa principal função . 

Vale ressaltar que é preciso desligar três fios, que dois são para rede elétrica e o outro é o famoso fio terra. 

Instalação : 

Com a chave de fenda, parafuse os novos fios no conector e certifique-se de que estão bem apertados. Do contrário, o fio esquenta com a resistência, derrete e desliga o disjuntor, isso quer dizer que você pode estar tomando banho e a energia toda da casa cai de repente. Ninguém quer que isso aconteça. Então muita atenção, hein!

Antes da finalização: 

Após encaixar o chuveiro no cano e antes de finalizar, isole todos os fios que foram citados que são os da rede elétrica e o fio terra. Não esqueça que deve isolar os fios com apenas a fita isolante, aquelas pretinhas que achamos em qualquer loja de construção. 

Mangueirinha do Chuveiro: 

Sabe aqueles chuveirinhos que vem acompanhando o chuveiro ou ducha? Então após ter colocado o chuveiro no local certo, também instale a mangueira. Após isso, prontinho! Chuveiro novo e relaxante.

Mas caso você apenas queira saber trocar a resistência . Veja abaixo mais um passo a passo.  

Você vai precisar de: 

  • A resistência nova, de acordo com a marca e modelo de seu chuveiro;
  • Escova para limpar;
  • Chave de fenda
  • Lixa pequena;
  • Alicate pequeno.

Como trocar:

1° Passo: Ligue o seu chuveiro, deixe a água cair e depois feche. Desligue o disjuntor,  ligue novamente e repita o processo. Caso a água não esquente, provavelmente a resistência  queimou.

2° Passo: Desmonte o seu chuveiro, se necessário pegue uma chave de fenda para ajudar. Desligue todos os fios internos e externos. 

3 ° Passo: Limpe a câmera de dentro do chuveiro, se necessário limpe com uma escova de dente. Caso tenha um orifício entupido limpe com uma agulha. 

4 ° Passo: Você pode até tirar uma foto, para colocar a resistência nova na mesma posição. O trecho maior entre os contatos, será aplicada na parte maior da resistência e a menor na parte correspondente ao tamanho.

5° Passo: Com a ajuda de um alicate retire a residência antiga e coloque a nova que você comprou, não esqueça de colocar no mesmo lugar, hein. 

6° Passo:  Após trocar a resistência encaixe a tampa do chuveiro e teste se a água esta esquentando novamente, se a resposta for sim, prontinho! Você tem um chuveiro novinho em folha. 

Para lhe orientar melhor, veja abaixo o vídeo que separamos especialmente para você.