Para quem quer ter um bom piso sem ter muito custo e que permita a instalação rápida e sem precisar quebrar tudo, o piso vinílico é uma excelente opção, feita para trazer mais beleza e melhor acabamento em seu lar.
Com um material de PVC, o piso vinílico é instalado sobre o piso e tem a facilidade de não precisar de muito tempo para a instalação, ao contrário, você vai ter um piso melhor instalado e que vai fazer a diferença no acabamento de sua casa.
Diferentes formatos
Você tem basicamente três tipos de piso vinílico no mercado, em relação à formato: manta, régua e placa. Cada um desses formato é comercializado e serve para determinadas funções. Você deve escolher aquele que melhor lhe atende.
O formato régua é o mais usado e mais conhecido, onde eles vão se encaixando e fazendo com que o chão fique montado, dando uma sensação de piso de madeira.
Já o formato placa é para quem quer ter uma forma diferente. Pode ser retangular, quadrado e você ainda encontra algumas placas em outras formas geométricas, trazendo diferentes desenhos para seu chão.
Para quem tem grandes espaços e não quer divisórias, o formato manta pode ser o melhor. Ele é usado em forma de rolo e pode ser instalado da mesma forma que os outros.
Instalação
Você tem, basicamente, dois tipos de instalação: colados e clicados. De acordo com o que você deseja do piso vinílico, você pode usar um ou outro.
O piso vinílico colado é o mais comum e a opção mais usada para todos os formatos. Ele é usado colado sobre o piso atual, o que pode mostrar inclusive desníveis e imperfeições.
Para a régua e placa, você tem a opção do clicado, que pode ser removido, por exemplo, caso você mude de casa. Essa pode ser a ideal se você mora numa casa que não é sua.
Contrapiso nivelado
Se você não quer problemas com seu piso vinílico, você precisa que o contrapiso, ou seja, a parte de baixo do piso vinílico, esteja nivelado. Em geral, isso não acontece, fazendo com que as pessoas tenham um resultado não tão interessante.
Por isso, a dica é que você tenha um contrapiso nivelado antes de aplicar o piso vinílico e, assim, tenha o resultado que precisa com mais qualidade.
A dica, aqui, é que você contrate serviço especializado para que não tenha problemas com sua instalação do piso vinílico.
Piso sobre piso
Em geral, você faz a aplicação do piso vinílico sobre outros pisos. Isso é uma facilidade que você tem e que vai fazer com que seja mais simples fazer a instalação. E, por conta disso, muitas vezes o piso vinílico é escolhido como opção.
Você pode aplicar o piso vinílico sobre qualquer tipo de piso. Em geral, ele é aplicado sobre o antigo piso da casa, que costuma ser de porcelanato, azulejos ou então de pedras naturais. E não tem problemas quanto a isso, você pode fazer a instalação com tranquilidade, já que a ideia do piso vinílico é justamente essa de piso sobre piso.
O que é necessário e que você deve analisar é a possibilidade de fazer essa instalação. Como falamos anteriormente, caso o piso esteja muito irregular, você pode ter problemas com a instalação de seu piso vinílico.
Por isso, na hora de fazer a instalação de seu piso vinílico, você deve contratar uma empresa especializada e, antes de começar a obra, deve ter uma avaliação sobre a possibilidade de ter o seu piso vinílico sobre o outro piso que está no seu espaço.
Atenção à umidade
É importante que você saiba que o piso vinílico não é feito para lugares úmidos. Este tipo de ambiente pode estragar as placas e fazer com que o mofo se prolifere. Então, na hora de instalar, você não pode colocar em lugares com muita umidade.
Isso significa que o piso vinílico não pode ser instalado em banheiros e cozinhas, por exemplo. AS empresas não fazem essa instalação justamente porque sabem que, assim, iriam estragar seus pisos e ter problemas na sua casa.
Por isso, na contratação, peça as dicas ao profissional para que você não tenha problemas e que possa ter o seu piso vinílico em perfeito estado, usando em toda a sua casa.
Gostou das dicas sobre os pisos vinílicos? Siga para que você tenha mais sucesso em sua instalação.
E veja mais dicas em nosso blog para sua casa!