Dicas para escolher a cor do seu sofá: Aprenda a combinação perfeita

Nem sempre escolher um móvel para casa é uma tarefa fácil, ainda mais que é preciso ter uma certa combinação em torno de toda a decoração. Além das cores e conforto também é de extrema importância observar tamanhos e o tipo de tecido, por exemplo. E por conta desses motivos entre outros que é considerável ter dicas para escolher a cor do seu sofá. 

Saiba que o sofá certo pode deixar sua sala mais convidativa e aconchegante, mas é preciso relevar algumas coisas como já tínhamos citado. Se você está com vontade de trocar o seu sofá e não sabe como escolher, veja abaixo várias dicas, como a cor que se deve ter em casa. 

Cores escuras: 

Este tipo de cor já tem um charme único, pois cores mais intensas como o preto pode deixar sua sala super sofisticada.


Além desse motivo muito bom, o sofás em cores escuras como o preto ou marrom, pode ser uma boa saída para quem tem crianças em casa. Deste modo, não é preciso se preocupar com a sujeira feita por elas. 

Todos nós sabemos que as cores claras mancham com muita facilidade e dependendo do material você não vai conseguir limpar de jeito nenhum.

O sofá logo perde aquele aspecto de novo e fica encardido. Dependendo do material pode até se desgastar com mais rapidez, já que vai sempre ser escovado ou limpo com algum produto químico que super afeta o efeito original do tecido. 

sofá em couro preto para uma sala clean

Coloridos: 

Sofás estampados e coloridos são ótimos para aqueles que não querem gastar tempo com limpeza, pois essas cores podem disfarçar as inevitáveis manchas que podem ocorrer. 

Mas uma dica que lhe oferecemos é que no caso do sofá colorido ele deve ser usado em uma sala mais clean, uma sala com cores bem claras para que nada fique tão cansativo. 

sofá na cor verde marinho para uma sala clean

Sofá cinza: 

Considerada uma cor neutra, sutil e relaxante, o cinza possibilita diversos estilos de decoração. Se você prefere um ambiente mais discreto, combine com branco e preto. Se não for o caso, use cores mais vibrantes, em almofadas, tapetes e quadros, por exemplo. Vermelho, laranja, verde e amarelo são ótimas opções.

Desde o estilo clássico até o rústico, um sofá cinza também combina com pisos de madeira que voltou com tudo nesses últimos meses.

Sofá de Duas Cores:

O sofá de duas cores é uma das possibilidades de cores para sofá na sala de estar. Nesta ideia, as cores para o estofado podem ser combinadas e seguirem a ideia de tom sobre tom, ou serem cores opostas, criando um combo de cores de destaque para o sofá.

Em ambas as composições, essa mistura de duas cores cria uma ideia mais divertida para o sofá e ambiente, que pode ser harmoniosa com outros detalhes da sala como tapete, almofadas, cortinas entre outros. Assim, mantendo equilíbrio entre os elementos decorativos que compõem o cômodo.

sala com dois sofás de cores diferentes

Sofá de Couro 

O couro é super lindo, além disso, é uma das opções mais queridinhas do momento, e as cores nesta opção de tecido acabam sendo preta e marrom, e assim sendo as opções mais buscadas para esse estilo.

No entanto, se a ideia é investir em um projeto moderno para a sala de estar, uma excelente dica é sair dos tons tradicionais para o sofá de couro, e investir em outras possibilidades, que podem ser tons quentes  como o vermelho, amarelo, laranja, verde, até as cores frias como o azul, roxo,rosa.

sofá em couro classico

Tipo Moderno: 

O tipo moderno veio para seguir a tendência de cores fortes na decoração do restante da casa, neste estilo é muito normal se ver sofás com cores fortes como o azul marinho, amarelo, vermelho, rosa, roxo e várias outras cores.

Além das cores diferenciadas, o sofá modernos chegaram com formatos um pouco diferente do que estávamos acostumados. 

No mercado podemos encontrar sofás sem braço, sofá cama, sofás redondos e até mesmo em pião que é considerável um puff. 

Enfim, se você gosta de cores chamativas e formatos diferentes o sofá moderno irá lhe agradar muito. 

Dica bônus: 

  • Sempre olhe a metragem do ambiente antes de comprar o seu sofá;
  • Nunca compre um sofá maior que a sua sala pois se deve ter uma boa circulação;
  • Sempre olhe o conforto do sofá antes de comprar;
  • Observe todos os detalhes; 
  • Avalie se a estrutura é muito boa; 
  • Analise a costura e o tecido.