Dicas para escolher o porcelanato ideal para sua casa

Quando estamos construindo ou reformando uma casa a parte do revestimento dos pisos é muito importante, um piso muito utilizado é o porcelanato,mas você sabe como escolher o porcelanato ideal para sua casa? Não se preocupe vamos te ajudar com Dicas para escolher o porcelanato.

O porcelanato é um piso bem interessante apesar de ter um preço um pouco alto, ele é fácil de limpar e manter só não é muito indicado para idosos, pois dependendo do piso pode escorregar.

Para quem deseja colocar um porcelanato em casa, mas tem dúvidas de qual escolher vamos dar dicas bem legais mais abaixo para que você saiba qual o porcelanato ideal para cada tipo de casa.

Dicas para escolher o porcelanato ideal para sua casa

Saiba qual o estilo da decoração da casa

O primeiro passo na hora de se escolher o tipo de porcelanato é saber qual o estilo da sua casa que tipo de decoração você tem ou deseja colocar. Para locais rústicos vale um porcelanato com textura acentuada mais esmaltado, pois assim ele vai ajudar a compor a decoração no estilo da casa.

PUBLICIDADE

Porcelanato para um estilo rústico

Para ambientes requintados mais moderno o piso mais interessante e que tem mais a ver com o estilo é o porcelanato polido, com alto brilho que ajuda a refletir luz ao ambiente, traz sensação de luxo.

Tipos de porcelanatos para um local mais requintado

Metragem ambiente em que o piso será instalado

Bom quando você deseja colocar um piso em sua casa a primeira coisa que deve fazer é tirar a metragem do local, tenha em mente o tamanho certo do lugar e compre cerca de 15% a mais de piso em relação a medida do cômodo para caso de acidentes, erros e de alguma peça quebrar.

A metragem é facilmente achada basta que você multiplique a largura pelo comprimento.

Tipos de porcelanato

Existem 3 tipos de piso porcelanato e cada um é ideal para um tipo de estilo e efeito de decoração, tenha em mente o que você deseja que a sua casa passe para quem entre nela. Abaixo uma tabela com cada tipo.

Acetinado É ideal para áreas frias ele escorrega bem, fácil de limpar, tem como característica uma cobertura mais fosca e áspera.
Polido Possui alto brilho, trazendo luxo e requinte, ideal para que deseja valorizar a luz ambiente, mais caros, são muito procurados, também escorregam bem, pois a sua superfície é bem lisa, muito utilizado em quartos e salas.
Esmaltado Ele recebe um esmalte por cima que pode ter várias características desde uma apresentação mais lisa a mais áspera vai depender do tipo de piso esmaltado, procure informações antes de comprar. Existem um número chamado PEI que demonstra a resistência do piso esmaltado, quanto maior o PEI mais resistente é. 

Outro ponto importante é a escolha da cor, cores mais neutras deixam o ambiente mais leve e remetem a paz e tranquilidade cores fortes já deixam o ambiente mais energético e as pessoas mais agitadas, veja qual estilo você deseja e tenha um piso que traga harmonia a decoração.

Dicas para escolher o porcelanato

Tamanhos porcelanato

Existem vários tamanhos de porcelanato sendo os maiores mais caros, quanto maior o piso mais bonito e sofisticado fica o ambiente, mas dá mais trabalho para colocar e é mais caro para adquirir, através da metragem do ambiente você pode escolher o que fica melhor e não precisa cortar.

PUBLICIDADE

Os porcelanatos em si são bem bonitos e práticos independente de tamanho, escolha o que mais combina com o seu bolso, estilo e espaço do ambiente.

Aplicação

Esse é um ponto importante que nem todo mundo comenta é preciso ter um certo cuidado antes de instalar um porcelanato, contrate um profissional qualificado, saiba que alguns passos preliminares devem ser tomados como a limpeza do local, ele deve estar liso e reto para melhor fixar o piso.

Caso precise faça as devidas correções ao piso a superfície deve estar seca, limpa sem restos de tinta ou óleo tudo isso interfere na hora de fixar a peça.

Dicas de limpeza

Um piso de porcelanato é bem simples de limpar e não tem muito segredo um pano úmido com detergente neutro é o resultado já é eficaz, utilize pano macio que garante brilho e durabilidade, nunca passe bombril, e produtos abrasivos o piso é sensível não aguenta esse tipo de produto.