Dicas para Casa Organizada: Como Manter a Casa Limpa e Organizada

Manter uma casa limpa nem sempre é tarefa das mais fáceis, principalmente para quem dispõe de pouco tempo, neste artigo vamos abordar Dicas para Casa Organizada.

Um ambiente limpo só faz bem para a nossa saúde, tanto física como mental, fora que facilita demais o nosso cotidiano, pois fica mais fácil de achar objetos, caminhar sem obstáculos e utilizar móveis sem ter de ficar tirando aquela bagunça de cima, assim ganhamos tempo e qualidade de vida.

Se você deseja saber um pouco mais sobre como manter a sua casa sempre limpa e está em busca de mudanças de hábitos, quer ter acesso a dicas práticas e acessíveis para chegar a uma casa organizada, não pode perder o nosso artigo e ficar por dentro de tudo.

Casa Organizada: Dicas Infalíveis de Como Manter a Casa Limpa e Organizada

Dicas para Casa Organizada 

A primeira coisa que você deve saber é que a limpeza de uma casa é uma tarefa diária e que requer cooperação de todos que moram na casa. Durante a semana você vai fazer aquela faxininha rápida e mais levinha e separar um dia próprio para fazer a faxina mais pesada.

O bom de ter uma casa limpinha é que o ar da casa muda, você tem mais satisfação de ficar naquele ambiente, faz bem para sua saúde mental viver em um ambiente organizado, a verdade é que todo esse processo traz uma satisfação pessoal. Para saúde física também é bem benéfico porque quanto menos sujeira, menos risco de contaminação e alergias.

Com a ajuda e a dedicação de todos você terá resultados duradouros e benéficos, Com isso fica bem mais fácil na hora de fazer uma faxina mais pesada e se ganha até mais coragem para o processo.

Separe 20 minutos diários

Você não precisa ficar horas fazendo faxina todo dia tenha em mente que aqui é algo mais leve, logo separe as tarefas que deve fazer na semana como: lavar banheiro, passar pano e lavar roupa. Separe as tarefas em dias, onde cada dia você faz uma coisa, 20 minutos são suficientes para essa manutenção.

Aqui é hora de fazer mais o superficial tirar aquela poeira dar uma amenizada para uma faxina mais ampla futura, a ideia é manter a casa sempre limpa e organizada e através dos resultados benéficos incentivar todos os envolvidos no processo a buscarem pela manutenção do resultado, a prática só tende a trazer ganhos a todos.

Checklist da faxina

Quando se deseja uma casa organizada a primeira coisa que a gente organiza é a ordem da faxina, tenha uma listinha com todas tarefas separadas por dia e divididas por membros da família que devem cooperar para manter o ambiente limpo e bem organizado. Então é só acompanhar a ordem das tarefas diárias e você verá como ao final você sempre terá uma casa arrumadinha. 

Um ponto é evite hábitos antigos como deixar objetos e roupas espalhados, chegou da rua, guarde as roupas sujas em um cesto de roupa, coloque o sapato na sapateira, pegou algo guarde, essas pequenas atitudes ajudam demais na hora do resultado final é o famoso sujou limpou, pois aí não acumula nem pesa para ninguém.

publicidade

Dicas para Casa Organizada :Faxina pesada

Como já citamos, durante a semana você separa para fazer tarefas que sejam rápidas e fazer mais aquela manutenção, para evitar acumular sujeira, mas é importante ter um dia para a faxina pesada na folga.

Aqui é preciso também a divisão de tarefas, separar em uma lista o que cada um vai fazer e já fazer uma limpeza mais completa, limpar cada cantinho, lavar, passar um pano, tirar gorduras, enfim aquela parte mais pesada.

É muito importante a participação de todos para ter essa noção de ajuda, da importância de se fazer a faxina, todos devem saber o trabalho que dá, até para manterem e valorizarem.

Uma dúvida comum é em relação às crianças, é indicado que desde de novas elas já tenham o hábito de ajudar nas tarefas. É claro que as tarefas devem ser proporcionais à idade e a força da criança, você pode colocá-las para tirar uma poeira, guardar roupas na gaveta, enfim tarefas simples.

Outro ponto em relação às crianças é que mesmo se fizerem a tarefa mal feita o adulto não deve criticar, pois a prática deve ser motivada.