Dicas de Decoração: Veja como decorar a sua área de churrasco

A área churrasqueira é um dos lugares da casa que tem a principal função de reunir família e amigos. Então na hora de decorar a sua área é preciso ter um ambiente confortável mas ao mesmo tempo convidativo. Por isso é sempre importante ter algumas dicas de decoração para a área de churrasqueira antes de começar a sua obra.

Se você está desejando ter a sua área de churrasqueira super funcional para ter um belo churrasco em seu final de semana, veja abaixo nossas dicas que irão lhe ajudar nessa etapa: 

Tipo de churrasqueira: 

No mercado podemos encontrar várias formas de churrasqueira, algo que nem todos sabiam. Além dos estilos variados, é possível encontrar churrasqueira pré moldada que é feita para facilitar na hora da aplicação. 

Entretanto, se você curte seguir o estilo tradicional, irá precisar de gastar um pouco mais, e assim, precisará contar com mão de obra especializada na área, já que é preciso saber dimensionar altura, largura e argamassa adequada para que a churrasqueira funcione corretamente em seu ambiente. 


Existem ainda opções de churrasqueira de vidro temperado, metal e embutidas. Agora, quem prefere ficar longe da fumaça pode optar pelos modelos elétricos ou a gás.

Mas lembre-se, esse tipo de churrasqueira não confere o sabor defumado característico do churrasco, já que não é utilizado carvão no preparo, e isso é um dos pontos que fazem o churrasco ser querido por vários brasileiros. 

Decoração para área de churrasco coberta: 

Isso serve para os amantes de churrasco, pois faço chuva e faça sol é de extrema importância ter esta área coberta, para evitar problemas com o sol quente ou até mesmo a chuva, que pode vir em um dia especial para os moradores, sendo preciso desmarcar a data festiva. 

área de churrasqueira coberta e moderna

Decoração com Armários: 

Depois de ter decidido o estilo de churrasqueira mais apropriado para sua casa é preciso pensar nos móveis que irão compor o espaço e ajudar na organização. E este ponto depende basicamente do tamanho da área que você tem disponível e da quantidade de itens que você precisa armazenar.

Você pode preferir por um armário suspenso simples para deixar sempre à mão os itens necessários para preparação do churrasco, ou ainda, usar um gabinete abaixo da pia para organizar esses objetos como temperos, copos, bebidas entre outros. 

Mas não sobrepese demais o ambiente com armários. Uma dica que podemos dar, caso prefira uma decoração mais rústica, é investir no uso de prateleiras e nichos para a organização deste ambiente. 

Decoração de Mesas e Cadeiras: 

Podemos dizer que estes itens são um dos principais para ter uma boa área de churrasqueira, é bastante comum optar por mesas e cadeiras de madeira. Assim, deixando um ambiente bem rústico, mas caso você prefira algo mais resistente, no mercado existem mesas e cadeiras de aço e pedra. 

Você pode apostar em qualquer um desses estilos, mas nunca se esqueça das mesas e cadeiras, pois este conjunto é o ponto chave para ter uma bela área de churrasqueira. 

Balcão: 

O balcão é sinal de funcionalidade e sofisticação, igual aquelas cozinhas americanas que assistimos em filmes e programas de decoração. 

Este item importante pode ser usado para auxiliar no preparo de alimentos ou mesmo como um apoio para servir petiscos e bebidas.

A madeira e pedras como granito, mármore e ardósia são as mais indicadas para o balcão da área do churrasco, dada a resistência e a facilidade de limpeza desses materiais.

Pisos que combinam com esta área: 

Na hora de decorar, primeiramente pense em qual piso investir, e no caso desta área uma ótima dica é utilizar porcelanato intermediário fosco, que é resistente e não fica com manchas de gordura, que é algo normal neste ambiente. Portanto,o porcelanato irá oferecer segurança, beleza e ainda facilita a manutenção e limpeza, tudo que você precisa no piso da área de churrasco!

Além dessas que citamos, existem outras opções indicadas para esse tipo de ambiente são:

  • Ladrilho hidráulico;
  • Cerâmica;
  • Fulget que também é chamado de granilite rústica, que é para quem busca um revestimento mais moderno.

Pontos importantes da decoração: 

Na hora de decorar a sua área de churrasco não existem regras, você pode apostar em decoração em madeira, palha e tijolos, algo bem rústico e tradicional. 

Mas caso você goste de algo mais moderno, use muito metal e vidro, pois assim, sua área ficará linda da mesma forma.