Decoração Vintage de sala: Detalhes retrô para a sua sala

Se você ama decoração vintage de sala, sabe que este tipo de decoração deixa qualquer ambiente super aconchegante e elegante ao mesmo tempo. 

Este tipo de decoração remete a luxo e autonomia, mas com os toques certos pode deixar sua casa com uma personalidade forte. Se você ama este tipo de decoração e quer aplicá-la em sua sala. Veja abaixo algumas dicas que irão lhe ajudar neste momento. 

Qual a diferença de retrô e vintage:

Por ter alguns pontos parecidos, muitas pessoas acham que os dois são a mesma coisa, mas não se engane! Existe um certa diferença entre ambos.


Como o vintage é um resgate de mobiliário original de uma época, já o retrô é a releitura atual de um estilo passado. 

Como decorar: 

Quando pensamos na sala de estar logo vem a cabeça aconchego e descanso, pois é nesse ambiente que passamos maior parte entre amigos e familiares. E neste cômodo é possível usar bastante a imaginação em qualquer cantinho. 

Estofado: 

O estofado vintage pode ser usado de duas formas que é o couro em varias cores, principalmente no marrom, e o estofado de linho cheio de cores. 

No mercado encontramos ambos os estilos, principalmente o colorido. Está sendo uma febre usar estofados em cores diferentes como o azul, amarelo, vermelho e entre outros.

Estofados da sala vintage

Acessórios:

Nesta decoração é possível usar porcelana decorada, caixas estampadas e quadros decorativos; os detalhes são o charme da decoração vintage.

Para isso acontecer, aposte em almofadas de crochê, mantas de patchwork, pôsteres antigos para decorar as portas e papéis de parede com padronagem floral. 

Acessórios vintages coloridos para decoração

Você pode também utilizar telefones, máquinas fotográficas e de escrever antigas para garantir o clima nostálgico à sua decoração.

Outra dica que podemos lhe oferecer  é apostar na utilização de garrafas de vidro como vaso para flores,assim combinando a reutilização de objetos com um visual elegante e alegre na decoração vintage do cômodo.

Mesa de centro Vintage: 

A mesa de centro neste ambiente é super importante, pois tem a função de ser apoio a objetos como controles, revistas e até mesmo organizar petiscos quando se tem visita. 

E na mesa vintage é possível encontrar os pés em vários formatos, pode ser dobrados ou até mesmo retos. Já a forma da mesa quase sempre é arredondada mas existem casos de mesas quadradas em vidro ou madeira. 

Mesa de centro em madeira estilo retrô

Cores Vintage: 

Na decoração vintage é possível aplicar cores mais terrosas ou até mesmo um pouco mais suaves. Uma cor que está sendo bastante usada e remete um pouco este estilo vintage é o cinza ou até mesmo o marrom que se encaixa nas cores terrosas que citamos acima. 

Cores para sala com várias cores

Móveis Vintage: 

No estilo vintage é possível encontrar móveis cheio de curvas e detalhes, algo que remete antigamente. É bastante comum neste tipo de decoração achar móveis com bordas arredondadas ou em cores um pouco mais fortes, algo que muitas móveis de certas épocas tinham em comum. 

Nos móveis também é possível encontrar a combinação de latão com a madeira, que está relacionado com a decoração vintage com o industrial, mas que fica super lindo e não perde a sua essência.

Dicas bônus:

Use móveis mais antigos: 

Garimpar em antiquários e brechós é uma ótima opção, assim como aproveitar as peças herdadas dos avós, por que não? Além disso, você vai ter um pedacinho de quem se ama em casa. 

Restaure estes móveis:

Praticamente todo mundo tem aquele móvel parado em casa, pode ser uma poltrona uma rack até mesmo um sofá que até então não tinha utilidade alguma.

Mas não se engane! No mercado é possível encontrar pessoas especializadas que estão em prontidão para limpar, lixar e consertar aquele móvel que está passando de geração em geração. Mas saiba que este tipo de serviço é um pouco mais caro, então você deve ir preparado. 

Além dos móveis, está sendo bastante comum a restauração de telefones, rádios e vitrolas de décadas passadas. Com a restauração bem feita você pode deixar sua sala linda com estes incríveis itens. 

Use quadros: 

Quadros são a cara do estilo vintage, pode ser aquela parede cheia de quadros do seus entes ou de frases em inglês. Enfim, da forma que você preferir. Mas um conselho que podemos dar, é que os quadros com fotos ficam muito mais bonitos, hein!