Decoração Rústica para sala de estar: Deixe sua sala rústica através de nossas dicas

O estilo rústico já é conhecido há anos, mas de algum tempo para cá este tipo de decoração vem ganhando seu espaço. 

O rústico algo que tem grande sofisticação e ao mesmo tempo grande conforto e se torna super convidativo. 

Se você ama aquelas casas de campo e tem desejo de ter um pedacinho delas em algum cômodo de sua casa como a sala de estar, aprenda conosco várias dicas para decorar o seu ambiente em poucos passos e sem gastar muito. 


E você também vai amar saber mais sobre móveis rústicos e decoração de banheiro rústico.

Decoração Rústica para sala de estar

Decoração Rústica para sala de estar com madeira

Quando pensamos em um estilo rústico, a primeira coisa que se passa pela nossa cabeça é o uso da madeira em móveis ou objetos de decoração. Uma ideia que podemos lhe dar é usar a madeira em prateleiras, painéis de TV e luminárias, que aliás é algo super bonito. 

Pedras

Nem todos sabem que o uso da pedra super se encaixa na decoração rústica, é um comum ver este tipo de item em chalés que tem a cara bem rústica. 

A pedra super combina com  a madeira, assim, você pode combinar os dois de uma forma bem bacana. A pedra pode ser aplicada em uma parede e tendo um papel como revestimento. 

Tijolinho

Este tipo de revestimento vem crescendo dia após dia, ele super combina em qualquer área da casa, e uma delas é a sala de estar. 

O tijolinho pode ser aplicado em várias cores como, branco, alaranjado ou uma cor terrosa. Se você não tem condições de pagar pelo os tijolos, saiba que existem revestimentos que te dão a mesma resposta. Decoração Rústica para sala de estar com madeira

Palha

Este tipo de material tem uma beleza natural, e que super combina em qualquer tipo de decoração, pode ser através de cestos para organização, cortinas e até mesmo tapetes. 

Se você acha a palha rústica demais, existe outro material que é um pouco mais delicado e tem a mesma proposta da palha, e ele é o sisal que também pode ser aplicado nos mesmo lugares que a palha. 

Cores da decoração Rústica para sala de estar

Quando iremos decorar um ambiente um pouco mais rústico, é importante levar em consideração as cores que iram combinam com certos itens como a madeira e o tijolo. E algumas das cores que você pode usar sem medo, são:

Cinza: Uma das cores mais usadas na atualidade pode combinar muito bem com pisos de madeira ou até mesmo móveis mais rústicos. 

Azul e amarelo: A madeira pode conversar super com cores mais escuras, até mesmo o azul bem forte, você pode aplicá-lo em estofados ou em jarros para flores como decoração. 

Avermelhado: O vermelho é considerado uma cor quente e que também super se encaixa com itens de madeira. Esta cor pode ser aplicada em uma parede única ou até mesmo em móveis

Cimento queimado: Esta cor é quase um cinza, mas o que muda é intensidade que neste caso é um pouco mais forte. Se você tem itens brancos conjugados com madeira saiba que esta cor fica linda.  

Tons neutros: As cores neutras são as queridinhas de muitos quando irão mudar a decoração como a cor da parede. Cores como amarelo claro e bege super se encaixa em lugares com vários itens de madeira.

Branco combinado com o bege: O mobiliário bege e branco cai super bem com a madeira em uma decoração em que há toques de vermelho em tapetes e flores pelo o local. 

Preto:  Muitas pessoas tem um certo receio em aplicar este tipo de cor em uma parte da casa, mas quando se trata do estilo rústico, esta cor pode ser combinada com a aplicação dos tijolos que citamos acima. 

Verde: Por ser uma cor forte é indicado usá-la em pequenos itens de decoração, como em caixotes, almofadas e luminárias por exemplo. 

Quais os tons de madeira posso usar

Quando você for aplicar a madeira em vários pontos de sua sala, saiba escolher o que irá mais combinar, e existe uma lista de tipos que podem variar de desenhos e cores naturais. E os estilos, são:

  • Carvalho Americano;
  • Cedro;
  • Cumarú;
  • Pau de Ferro. 

Vale ressaltar que uma mesma espécie pode apresentar diferenças de tonalidade, dependendo das condições climáticas, do solo e disponibilidade de nutrientes que a árvore está plantada.