Já pensou trazer um ar urbano cheio de charme e simplicidade para a sua casa? Isso é possível graças aos detalhes, cores e texturas do estilo de decoração industrial.
Pensando nisso, montamos este artigo explicando melhor sobre as origens desse estilo, suas principais características e como você aplicar essa decoração em diferentes cômodos da sua casa. Vamos lá?
O que é a decoração industrial?
Por volta dos anos 50 a 70, lá na cidade de Nova York, um estilo de decoração ganhou visibilidade a partir da transformação de galpões e estúdios amplos em casas.
No geral, eram espaços amplos, com tijolos, fiações e tubulações aparentes, além de muito metal, concreto ou madeira também, nos quais casa contemporâneas começaram a surgir.
E esse estilo de materiais expostos de forma contemporânea ganhou o nome de decoração industrial. Hoje em dia, o procedimento é reverso, pois trazemos essas características para nossa casa.
Características da decoração industrial
- A principal característica do estilo industrial são os amplos espaços, bem abertos e rudimentares; são também espaços funcionais, planejado principalmente visando integrar ambientes, sendo assim, nesse estilo as paredes dividindo os cômodos são reduzidas na casa, pois a ideia não é isolar as pessoas da casa e sim fundir num único e aberto espaço de integração, da forma mais confortável o possível;
- Para agregar a esses espaços amplos, portas e janelas grandes, altas e largas também compõem a decoração industrial, permitindo entrada de luz natural; Na maioria das vezes, são combinações entre vidro e ferro, sem fechar visibilidade de um cômodo para outro; no caso dos quartos e banheiros, certamente prioriza-se a privacidade;
- As estruturas do ambiente são expostas e entram em contraste com uma decoração sofisticada pelo espaço;
- A maior inspiração para esse estilo são características primárias do design industrial, sendo mostrados através das estruturas expostas e sem acabamento em paredes e pisos de tijolo ou cimento;
- Por não ter acabamentos nas paredes, também ficam aparentes encanamentos, fiações e vigas, que faz parte do estilo cru da decoração industrial; isso tudo exposto colabora para a atmosfera urbana dentro de casa;
- O contraste decorativo surge nos elementos de decoração que quebram completamente a rigidez das estruturas com muita suavidade e aconchego; são alguns desses elementos detalhes naturais em madeira ou tecidos macios como algodão e lã, por exemplo;
- Outra forma de equilibrar esse peso da estrutura exposta com a decoração é através de acessórios descontraídos e vibrantes, tornando todo aquele estilo intencional, e não com cara de bagunça ou desleixo;
- São alguns acessórios: lâmpadas, bancos de metal, acabamento rudimentar em diferentes móveis e objetos;
Decoração industrial para cozinha
A principal característica de uma cozinha industrial deve ser sua integração com a sala de jantar, sendo assim vira um espaço único de cozinhar e também comer e socializar.
Móveis metálicos como balcões ou estantes podem agregar à decoração; em contrapartida, uma parede tijolos e outros acabamentos em madeira deixarão sua cozinha confortável, moderna e no estilo industrial.
Inspirações:
Decoração industrial para quarto
Para um ar mais frio e sóbrio, a parede do quarto pode contar com uma estrutura de concreto exposto; já para mais aconchego e calor, como num quarto de casal, não somente na parede como em outros elementos do quarto podem ter detalhes de madeira ou tijolos expostos.
Aproveite esse cantinho que é só seu para decorar com personalidade, e no estilo industrial isso pode ser transmitido através de artes, grafites, coleções expostas, e afins. Sugestão de paleta de cores: Mescle a frieza e simplicidade dos elementos metálicos com elementos vibrantes como amarelo ou laranja!
Inspirações:
Decoração industrial para sala
Numa sala de estilo industrial, o ideal é mesclar o conforto dos móveis com paredes expostas e outros detalhes com revestimentos de metal, por exemplo.
Os elementos decorativos como almofadas, tapetes, mesas de centro, pufes e demais objetos e acessórios podem seguir a mesma linha criando uma unidade no estilo industrial, ou quebrar visualmente com muitas cores e estampas, depende de cada gosto.
Inspirações:
Decoração industrial chic
O toque chic nos ambientes com estilo industrial se dá por algum material diferenciado, acessórios de design ousado ou cores em destaque em posições estratégicas, tudo isso em paralelo às características básicas do estilo industrial.
Couro, plumas e linho são alguns dos tecidos que contrastam bem com o industrial e trazem o ar chique. Ouse também nas cores, misturando a sobriedade do preto, cinza ou marrom, com a vida do amarelo, rosa ou lilás, por exemplo.
Inspirações:
Decoração industrial vintage
Nesse estilo, a parte industrial é a mesma, igual já a gente vem falando, mas o toque vintage deixa tudo mais estiloso e especial com a inserção de elementos antigos e coloridos.
Pode ser desde um móvel de design vintage a um jogo de almofadas de cores vibrantes para encher o espaço de vida, por exemplo.
Aposte também em elementos que remetem às décadas passadas, no auge do estilo vintage, como bolinhas, decoração com discos, letreiros, entre outros.
Inspirações:
Decoração industrial barata
Caso não se sinta confortável para mudar drasticamente seu ambiente, expondo tijolos e concreto nas paredes, por exemplo, você também pode aplicar papel de parede ou texturizar com efeito de tijolo ou concreto exposto!
É a melhor forma de começar a se inserir no mundo do estilo industrial e também é baratinho.
Aproveite a própria estrutura da sua casa para abraçar o estilo industrial, sendo assim permita que canos de ferro e elementos da fiação fiquem aparentes, é fácil e barato.
A pegada rústica da decoração também pode ser feita com plantas em contraste a ambientes cinzas que são predominantes no industrial. No mais, seja criativo e explore elementos dentre de casa mesmo, sem ter necessidade de gastos extremos.
Inspirações: