Decoração funcional: O que é, como decorar e inspirações

Publicidade

O assunto decoração é algo que atiça muitas pessoas. Decorar a nossa casa não tem prazer maior, não é mesmo? Escolher a nova decoração da casa na maioria das vezes é uma sessão de terapia para muitos.

E foi pensando nesse pessoal, que preparamos este post que vai abordar sobre uma nova tendência que chegou com tudo nesse mundo de moveis e paletas de cores para a casa. 

Você já ouviu falar sobre Decoração Funcional? Não?! Então fique ligadinho (a) conosco e aprenda tudo sobre este assunto. Vamos lá! 

Publicidade

Decoração funcional

O que é

Esta nova tendência, busca ter espaços mais arejados com a melhor distribuição da mobília. Deste modo, o ambiente fica mais organizado mas ao mesmo tempo sofisticado e com o toque pessoal de cada um. 

Como decorar

Para ter um espaço funcional não basta ter um ambiente com móveis bem distribuídos, é preciso ter uma ordem de coisas para ter uma sala de estar ou outro cômodo convidativo. Para ter o seu ambiente funcional é preciso seguir alguns itens, como:

Iluminação: A iluminação é algo que é bem abordado quando se trata neste estilo de decoração. Pois a iluminação pode mudar completamente a cara do seu ambiente. 

Publicidade

A luz tem como função valorizar os elementos que estão no local, como quadros e objetos, e assim, cria um espaço super acolhedor. Existem muitas lojas especializadas que irão lhe orientar conforme a sua vontade.

Tons neutros: Os tons neutros são uma ótima pedida na área interna da casa. E na decoração funcional, é quase que obrigatório ter móveis neutros combinados com algo de cor mais chamativa, como vasos ou até um tapete. Podemos ver neste exemplo que fica algo bem convidativo mesmo.

Tons neutros

Cortinas: Elas são peças importantes na decoração de sua casa, dão acabamento ao espaço e trazem aconchego à sala ou quarto.

Cortinas

Publicidade

Tapetes: Tem como principal função limitar áreas. Neste modo, você pode usar peças mais alegres e despojadas, dando destaque e fazendo com que seja item chave na decoração ou usar peças neutras quando desejar que não seja o foco do projeto.

Objetos de decoração: Use bandejas com enfeites agrupados para colocar sobre a mesa. Outra ótima ideia que podemos dar, é colocar objetos de cores e formas diferentes, assim,

distribuindo-os de forma interessante e não de lado a lado. 

Os arranjos são um dos itens que dão um ar bem charmoso ao local. Você tem como opção colocá-los em prateleiras, sobre a mesa ou até no canto da sua sala.

Objetos de decoração

Inspirações:

Ficou interessada (o) neste tipo de decoração? Siga algumas dicas que separamos especialmente para você. 

A decoração funcional pode ser feita em qualquer ambiente da sua casa, como já tínhamos citado. Olha que ideia linda para quarto de criança. Fica um luxo só!

Inspirações

Olha que interessante a combinação de plantas e móveis de cor forte no ambiente.

Inspirações

A decoração funcional super combina em apartamentos pequenos, pois dar um ar de conforto e maior organização. Podemos ter até uma certa ideia que o ambiente fica um pouco maior. 

Inspirações

Dicas bônus: Como ter uma cozinha com decoração funcional:

Se você ficou apaixonada (o) na decoração que abordamos neste post e quer aplicar na casa toda. Siga mais algumas dicas dessa linda tendência. 

No caso da cozinha aposte em cerâmicas mais vivas e armários mais clean, assim tendo uma combinação perfeita. 

Neste cômodo podemos abusar da nossa imaginação e apostar em prateleiras para os suprimentos e organização. 

Outra dica que damos, é ter a cozinha toda branca (sonho de muitos) assim, invista em eletrodomésticos de cores mais fortes. 

Existem lojas especializadas em decoração para casa em si, algumas são muito famosas como a camicado. A camicado é uma loja de encher os olhos de quem a procura na hora da decoração da casa. 

Esta loja oferece opções para cozinha, cama, mesa e banho, eletrodomésticos. E se você ama desenhos animados, saiba que a loja tem coleção de itens com vários personagens. 

A Camicado é quase uma loja de brinquedos de qualquer adulto que procura uma decoração para a sua casa. 

E para finalizar, se grana tá curta e você quer da uma cara nova na cozinha, aprenda um DIY de prateleiras. Algo bem fácil e prático!