Decoração Estilo inglês: Características, Dicas e Inspirações da decoração inglesa

Publicidade

Certamente, você já viu filmes ou séries britânicas e se encantou com o estilo inglês na decoração dos interiores das casas, não é verdade? Se pudéssemos resumir esta decoração em poucas palavras seriam: elegante, nobre e de muito bom gosto.

Para aprender mais sobre a decoração estilo inglês e como levá-lo para a sua casa, confira o artigo a seguir.

Decoração Estilo inglês

Publicidade

Principais características do estilo inglês

A decoração estilo inglês representa o melhor da cultura da Inglaterra ligado a um estilo clássico de decoração.

O clássico pode ser encontrado na mobília de luxo que lembra a realeza inglesa, no clássico chazinho da tarde que aquece os elementos decorativos ou ainda nos padrões de pontualidade dos ingleses,reforçando a ideia de organização e equilíbrio quando o assunto é decorar. Separamos algumas das características mais fortes do estilo inglês. Confira:

1. Móveis do estilo inglês

A mobília tem um estilo muito característica na decoração britânica. A madeira é o principal material, desde uma estante, mesa à cama do quarto. Os tons mais predominantes os castanhos e acinzentados. Destaque para a madeira em caoba nesse estilo.

O estilo traz destaque para estofados, móveis com braços e costas (poucos bancos ou pufes) e com detalhes bem trabalhados, em curvas e escolha de materiais.

Publicidade

Um desses móveis mais característicos da decoração inglesa é o sofá ou poltrona no estilo Chesterfield, que é um tipo de estofado dos mais clássicos já criados.

2. Materiais mais presentes

Os materiais escolhidos para o estilo inglês devem transmitir calor, conforto e naturalidade. Além da madeira característica dos móveis, outro elemento que não falta é o couro, muito tradicional na decoração britânica; seu brilho e textura estão sempre presentes.

3. Iluminação do espaço

No estilo inglês, os interiores das casas ganha uma iluminação nem forte nem fraca, e sim que valoriza mais a iluminação natural; quanto à iluminação artificial, o destaque fica para a iluminação indireta, com pontos de luzes distribuídos no teto e em forma de luminárias na casa. Isso inclui velas, candeeiros, candelabros e similares.

4. Tecido de destaque

O destaque de tecido é o algodão, que está presente tanto em almofadas e travesseiros, como roupas de cama e tecidos de cadeiras à detalhes como cortinas, mantas e muitos outros.

Isso porque o algodão é macio, suave, transmite calor e não compete com outros materiais como o couro ou madeira.

Publicidade

5. Decoração nas paredes

É raro não encontrar um interior com estilo inglês sem um papel de parede marcante, e quando não tem o papel de parede, as cores das tintas escolhidas acalmam o ambiente e o tornam nobre.

O destaque fica para tons refinados e em cores pastéis. Além de papéis ou adesivos de parede, molduras de madeira ou gesso também podem compor o estilo.

Usar imagens de decoração inglesa contendo papel de parede ou cores suaves nas paredes do ambiente. Não é difícil encontrar.

Além disso, a decoração com quadros também é forte nos cenários. Podendo ser quadros grandes e únicos ou ainda composição com menores conversando entre si. Destaque para as molduras, sempre elegantes e de acabamentos refinados.

6. Acessórios do estilo inglês

Quanto aos elementos decorativos que compõem um espaço, o que mais se destaca são objetos simbólicos e antiguidades.

Itens com um visual especial, que decoram com um objetivo e podem ser carregados de uma história, sabe? Pode ser desde um quadro a uma escultura diferente ao canto da sala.

São ideias para o estilo: abajures, vasos pomposos de flores como centro de mesa, um grande lustre de design clássico, almofadas com estampas clássicas, conjunto de vasos ou garrafas, relógios de parede, mesa ou de chão (muito inglês!), luminárias, caixas e baús, dentre outras. Sugerimos que vá numa loja de antiguidades e peça sugestões de itens para decorar no estilo inglês.

Estilos derivados da decoração inglesa

As características acima são as básicas de uma decoração inglesa. A partir dela, adaptações foram feitas dando origem a outros “sub estilos”. Os principais e mais queridos pelas pessoas são:

1. Estilo inglês cottage

Nada mais é que o estilo inglês com uma pegada mais romântica e bem iluminada. O branco e outros tons claros são destaque no ambiente, desde o piso ao teto. Os tecidos ganham padrões florais e mais alegres também.

2. Estilo inglês colonial

Imagine o antigo Reino Unido, em seus tempos de país colonialista. Este estilo traz um ambiente exótico, com móveis ou piso escuro, com madeira ou outros materiais antigos.

Os acessórios têm grande influência, pois pode criar uma viagem no tempo, desde um quadro antigo na parede a cortinas de tecido clássico a um baú de madeira ao canto.

3. Estilo inglês industrial

O estilo industrial traz características mais minimalistas à decoração inglesa, com um pé no moderno, fazendo referência à época da chegada da Revolução Industrial na Inglaterra.

Acessórios como luminárias e até móveis em ferro ou aço são bem-vindos nesse sub estilo. O couro é um dos materiais que se mantém por passar a ideia de moderno também.

Os móveis e demais elementos passam a ganhar traços mais marcados, retos e modernizados.