HomeDecoraçãoDecoração da Janela: 4 Formas de Deixar Qualquer Ambiente Especial

Decoração da Janela: 4 Formas de Deixar Qualquer Ambiente Especial

AS janelas sempre foram vistas como um item de iluminação e de construção. Mas se você quer que sua casa tenha um ar todo especial e um charme diferenciado, pensar na janela como peça importante da decoração é algo fundamental. Você pode transformar este item em uma nova forma de ver se ambiente, além de deixá-lo mais arejado e belo.

Decoração da Janela: 4 Formas de Deixar Qualquer Ambiente Especial

Janelas podem ser decoradas e customizadas para que tenham uma combinação perfeita com todos os ambientes. Elas fazem parte da decoração e a escolha certa tanto da janela quanto da decoração que ela vai receber será o ideal para conseguir equilibrar e harmonizar o ambiente onde você está. 

Para isso, confira nossas quatro dicas de como usar a decoração da janela ao seu favor e criar um ambiente diferenciado na sua casa, seja onde estiver. 

Traga plantas para perto na decoração da Janela

Ter plantas dentro de casa sempre traz um ar diferenciado e belo para o ambiente. Por isso, é importante utilizar as janelas e decorá-las com as flores que você tanto ama para que seu ambiente fique ainda mais decorado. Ter plantas próximas à janela é fundamental para que a decoração fique mais harmoniosa e delicada em sua casa.

decoração da janela com plantas

Mas tenha em mente sempre questões como umidade e iluminação. Com isso, você faz a escolha certa da planta que vai estar ali na janela. Afinal, o que você tanto deseja é que elas cresçam e fiquem belas. A escolha certa da planta de acordo com o ambiente vai fazer com que você tenha resultados espetaculares na sua janela, transformando a decoração da janela em um item fundamental da casa.

Outra questão importante são os vasos. Escolha materiais e cores que harmonizam com o lugar e com o estilo. Assim, você terá a certeza de que tudo está combinando e que a janela está seguindo a decoração corretamente junto com as plantas escolhidas. 

O segredo é que as plantas, a janela e os vasos estejam em sintonia com o lugar onde estão inseridos. 

Decoração da Janela Clássicas e utilitárias: cortinas e persianas

Para uma boa decoração, é importante que você tenha cortinas e persianas que complementem sua janela. Aqui, você precisa dar atenção especial na hora de fazer a composição.  Afinal, elas trarão todo o efeito de luz e sombra, podendo diminuir a iluminação local. 

Outra utilidade é servirem como filtro de ar para manter a temperatura. Então, a escolha correta é aquela que vai equilibrar seu ambiente e manter a beleza da janela. 

Aposte em cores e modelos que tragam um contraste com a decoração. Se você gosta de cores mais ousadas, equilibre com a paleta do ambiente, deixando o ambiente mais moderno e com ar diferenciado. Se quer manter um ambiente mais clean e minimalista, escolha cores mais claras e modelos mais clássicos. 

Composição com móveis baixos

Uma opção interessante é compor a janela com móveis baixos. Poltronas, bancos, entre outros. Você ter a iluminação natural da janela para utilizar o espaço para leitura e para descanso é algo sensacional. Então, escolha sempre aqueles móveis que melhor se adequam ao espaço e equilibre com a janela, deixando o ambiente ainda mais confortável. 

Certamente que esta união de móveis com a janela vai trazer um ambiente mais acolhedor para seu espaço. 

Do lado de fora

Não basta decorar por dentro apenas. Cogite decorar a janela por fora! Aqui, as dicas são simples e bem funcionais para que consiga ter o ambiente bem equilibrado. 

Use plantas coloridas que se adaptem ao espaço e ao clima do lugar. Vai trazer charme e beleza para sua janela. Pense também em colocar objetos decorativos, como garrafas, pequenas estátuas e outros que possam dar aquele charme especial. 

E que tal pensar em montar um ambiente mais moderno do lado de fora? Você pode ousar as cores e ter a certeza de que a janela vai se tornar um excelente objeto de arte na parte externa da casa. 

Para tudo que for utilizar, lembre-se de que, ao falarmos de externo, o lugar vai pegar a incidência solar direta, assim como chuva e umidade. Então, escolha objetos que possam resistir a este tipo de clima e que não estragarão ao longo do tempo. Certamente que, assim, você vai conseguir o efeito desejado. 

Gostou de nossas dicas? Faça já uma bela decoração na sua janela e transforme todo o ambiente. Com certeza você vai ver a mudança acontecer e ter um ar mais refinado ou moderno em cada cômodo de sua casa!