Decoração com tapetes para sua casa: Saiba qual tipo de tapete usar

Se você é amante dos tapetes e deseja aprender a decorar a sua casa com a peça, nós vamos te ajudar com ideias bem interessantes que vão deixar a sua casa simplesmente incrível com a Decoração com tapetes .

Um tapete é uma das peças mais controversas na decoração existem pessoas que amam e outras que preferem a decoração sem, apesar da beleza e transformação que ela traz ao ambiente a peça costuma sujar com frequência e acumular poeira.

Se interessou pelo assunto deseja mesmo aprender a decorar utilizando tapetes para que a sua casa fique ainda mais charmosa, continue com a gente que esse artigo é para você.

Decoração com tapetes para sua casa 

Tamanho de tapetes

O primeiro passo antes de qualquer coisa em relação a escolha de um tapete é que a pessoa defina qual estilo de decoração deseja para a sua casa, os tapetes vem através dos tempos acompanhando tendências eles ajudam a compor estilos. Só depois dessa escolha que a pessoa consegue escolher com clareza o tapete ideal para cada cômodo o tipo de material e forma.


Existem tapetes pequenos que geralmente são colocados nas entradas das portas, na entrada do banheiro, ideais para locais menores. Os tapetes médios já cabem do lado de uma cama, em salas de estar, sala de jantar em locais com um pouco mais de espaço.

Já para locais mais amplos o ideal é colocar tapetes maiores, esse tamanho de tapete fica bem nas sala de estar, sala de jantar e até mesmo em quartos dependendo do tamanho do cômodo.

Segundo a arquiteta Claudia, na sala, deve acolher as poltronas e passar pelo menos 20 cm sob o sofá. “Já sob a mesa de jantar, deve passar sempre, no mínimo, 50 cm do tamanho da mesa, para que, mesmo puxando a cadeira, ela esteja dentro da área do tapete”.

Matéria prima tapetes

Muitas são as matérias primas presentes em um tapete, eles podem ser compostos de linha, lã, crochê, de pelinhos, palha, materiais sintéticos vai mesmo de gosto do estilo que você deseja trazer ao ambiente.

Os tapetes de pelos trazem aconchego e sensação de calor, muito usado em locais frios por trazer essa sensação térmica mais quente para o ambiente.

Já os tapetes artesanais de crochê, palha remetem a um clima mais vintage casa de vó muito aconchegante e acolhedor.

Os sintéticos são para ambientes mais modernos ajudam a compor o estilo clean, americano dentre outros estilos. O bom que independente do material eles ajudam a compor vários cômodos, seguem tendências.

Decoração com tapetes com formas geométricas

As formas geométricas ganharam a decoração já faz um tempo e principalmente esse ano são tendência, o melhor de peças assim é que elas combinam com qualquer estilo podem ser colocadas em qualquer lugar e trazem um charme e um requinte especial para o local.

tapete com desenhos em formatos geométricos

Os tapetes em formato geométrico trazem modernidade e beleza ao local onde são inseridos, muito utilizados em sala de estar, você pode colocá lo entre o espaço do sofá e a televisão, geralmente tem uma mesinha neste espaço, coloque o seu tapete debaixo dessa mesa, fica perfeito!

tapete com forma geométrica para sala

Formatos diferentes

Bom geralmente os tapetes são encontrados nos formatos de quadrado, círculo e retângulo, para melhor serem encaixados nos cômodo e combinados, mas esses não são os únicos formatos do mercado, existem uma gama de formas de tapetes.

Desde os que imitam o formato de animais raposas e ursos são os mais comuns, os que tem formato de flores e plantas, formas geométrica como triangular, Não existe um formato correto para um tipo de cômodo ou que combina só com um móvel determinado, depende do bom senso, de qual estilo você deseja trazer para a sua casa.

O ideal é você evitar exageros e ter cuidado ao ousar no formato tente testar antes para ver se vai ficar legal a composição do cômodo.

Tapetes no estilo Handmade

Para quem não sabe handmade é o estilo que valoriza o artesanato familiar, que traz aquela sensação que a peça saiu da casa da vó criada manualmente, conhecidos por trazer exclusividade e inovarem nas peças, o handmade é um estilo que está em alta.

Tapete no estilo Handmade

Com os tapetes não é diferente, as peças nesse estilo são incríveis dão um charme todo especial para a sua casa, uma sensação de bem estar e conforto, podem ser colocados em qualquer lugar da casa e muitos são os formatos, cores e materiais vai mesmo de gosto, ajude a valorizar o artesanato que é tão importante para nossa sociedade.