Decoração com MDF: Saiba onde utilizar este revestimento

Se você deseja saber mais sobre a decoração com MDF, saber onde utilizar este revestimento, e ter acesso às vantagens e desvantagens e saber o que é o produto, este artigo está repleto de informações que vão te ajudar muito.

O MDF é um material muito utilizado na construção civil, no revestimento das casas e na confecção de móveis e objetos, por possuírem um bom custo benefício se tornaram uma opção muito atrativa e que ganha o gosto das pessoas a cada dia.

Se você deseja saber um pouco mais sobre esse produto tão especial e gostaria de ver algumas fotos para pode ser inspirar e tirar ideias para compor a decoração da sua casa, continue com a gente que este artigo foi feito para você.

Decoração com MDF: Saiba onde utilizar este revestimento

O que é MDF

A sigla MDF em inglês possui o significado de Medium Density Fiberboard ou painel de fibra com densidade média no português. É feito um processo de aglutinação de fibra de madeira de média densidade, geralmente utilizando resina que é fixada através de pressão formando então um painel homogêneo. 


O fato de não possuir nódulos facilita o manuseio fica fácil de cortar e fazer móveis e produtos, o que acaba gerando móveis mais bem acabados, outro detalhe legal é o acabamento que pode ser variado sendo a fórmica, a pintura e as lâminas de PVC os mais utilizados.

Vantagens MDF

O MDF, tem se mostrado um produto bem interessante que possui muitas vantagens principalmente na questão de preço e maleabilidade, logo abaixo listamos as suas principais vantagens:

  • Fácil de manusear
  • Maleável, não dobra or racha
  • Pode ser escovado 
  • Barato
  • Resistência à umidade
  • Design exclusivo
  • Ecologicamente correto

Desvantagem MDF

O material possui alguns pontos fracos que dependendo da utilização podem inviabilizar a escolha do produto, algumas desvantagens são:

  • A resina possui um material cancerígeno;
  • É uma placa pesada
  • As ferramentas manuais podem enfraquecer devido ao alto teor de cola;
  • O MDF pode se dividir na hora de parafusar
  • Sensível ao calor
  • Alta manutenção

Onde utilizar a Decoração com MDF

O MDF é um material bastante utilizado no nosso cotidiano devido às inúmeras vantagens já citadas e pelo seu baixo custo, ele pode esta presente em móveis como armários seja de quartos, banheiros ou cozinha.

Podem estar presente em revestimento de espelhos, em guarda roupas, geralmente os móveis mais detalhados, arredondados são compostos por MDF devido a facilidade de manuseio. São indicados para ambientes internos, evite de colocar o MDF exposto ao sol, chuva e vento, pois são situações que  danificam o produto.

Podem ser utilizados em revestimentos de paredes, colunas e rodapés, você acha as placas em MDF para comprar. Estão presentes em forros, divisórias dentre muitos outros locais e ficam extremamente bonitos, outro ponto é que eles são fáceis de pintar.

Podem compor pisos, sendo que podem imitar vários modelos de produtos, pois é colocado um papel especial com uma imagem fotográfica como acabamento que pode imitar madeira, piso, desenhos e vim em várias cores.

Não são resistentes a água, mas quando passam por um tratamento que os garantem impermeabilidade, podem ser utilizados até em banheiros e cozinhas. O material também é utilizado na construção civil como batentes, divisórias e almofadas de porta.

Fotos da Decoração com MDF para você se inspirar

Na foto abaixo você pode ver um chão com revestimento em MDF que imita madeira e traz um ar de requinte e beleza ao local, na foto se vê a semelhança do produto com o natural. Você pode colocar esse tipo de piso em qualquer lugar da casa, desde que tenha recebido a tratamento adequado contra umidade.

Piso feito com MDF

Nessa foto se pode ver como o MDF deu um detalhe especial a parede da cozinha dessa casa deixando o local bem mais bonito e bem decorado. Um charme a parte!

revestimento com mdf para cozinha

Na foto abaixo, você vê uma apresentação muito comum de móveis feitos em MDF, esse branquinho traz um efeito muito especial ao produto que combina com tudo.

armario branco de mdf

Uma outra apresentação do MDF em móveis muito bonita também, só que agora imitando madeira, fica bem legal em cozinhas e quartos sendo uma forma um pouco mais requintada de se encontrar o produto

armário para cozinha feito com mdf

Na foto abaixo um detalhe muito bonito em MDF, que retrata bem a maleabilidade do produto, essa divisória singela e cheia de detalhes deu um charme muito especial ao ambiente. A divisória possui um ponto muito positivo, pelo fato de não ocupar muito espaço.

exemplo de divisória que pode ser utilizada para separar ambientes