Se você deseja aprender um novo hobby, principalmente nessa quarentena onde muitas pessoas se viram obrigadas a ficar em casa, uma boa opção é o crochê. Hoje vamos falar um pouco sobre o crochê para iniciantes, mostrar como fazer, você terá acesso a um passo a passo e terá ideias lindas para que você possa se inspirar.
Com o crochê você terá diversas possibilidades de criação como: bolsas, roupas pessoais, roupas de cama, tapetes, capas de almofadas e muito mais. Ele fica bem em qualquer local e muitas são as cores e combinações que você pode utilizar.
Se você deseja aprender a fazer crochê do zero e está em busca de dicas e quer saber mais sobre essa técnica tão interessante, nós podemos te ajudar acompanhe o artigo abaixo e fique por dentro de dicas bem interessantes.
Como fazer Crochê para Iniciantes
Sempre que aprendemos algo novo o primeiro passo é adquirir todos os materiais necessários para aquela técnica, pois assim fica muito mais fácil de aprender é interessante montar um kit crochê. Abaixo os principais itens para quem vai iniciar no crochê:
Agulha
Tesoura
Fita métrica
Linha de várias cores, que seja própria
Gráfico de crochê para iniciantes
Caixa organizadora, para que não se perca os itens com o tempo
Como escolher as melhores agulhas e linhas
Como existem muitas opções no mercado é preciso escolher qual o mais indicado para o seu caso. O primeiro item é a agulha que é essencial para quem deseja aprender a técnica, no mercado ela está disponível em vários tamanhos, que variam entre entre 0,5 mm até 10mm é interessante ter vários tamanhos.
Agora em relação ao material de uma agulha ele não interfere na técnica fica ao seu critério de escolha. Se você comprou uma linha mais fina vai precisar de uma agulha que se encaixe mais fina, com essa junção você faz detalhes mais delicados e finos, agora com a linha mais grossa você vai precisar de uma agulha mais grossa que te permite fazer os principais produtos de crochê.
A principio escolha linhas de algodão que são mais fáceis de mexer e de cores claras onde possibilita a pessoa enxergar melhor o resultado e ver os defeitos.
Pontos de Crochê para Iniciantes
Nos gráficos de iniciantes você vai ver que existem algumas siglas no desenho que significam um tipo de ponto, quanto mais pontos você sabe fazer mais bonito fica o seu trabalho. No começo é interessante treinar bem todos os pontos.
Ponto Corrente (pc), Correntinha – (Corr)
É o ponto básico que todos devem saber fazer, geralmente forma a base das peças, por isso deve ser bem feito, no gráfico ele vem como 0, pc, corr ou O
Ponto baixo – (Pb)
Muito comum em gráficos de tapete de crochê próprios para iniciantes por possuir uma trama mais firme e fechada tem como símbolo o x ou +.
Ponto baixíssimo – (Pbx)
Aqui é o ponto que faz o acabamento das peças, ele que traz o arremate, as bordas ele é a união de carreiras sendo um pouco mais complexo, mas para quem faz bem a correntinha não vai ter muito problema com o ponto, seu símbolo é um ponto.
Ponto alto – (Pa)
Ponto indicado para peças macias por possuir uma trama mais aberta ele é muito usado para criar blusas, mantas, roupas de cama.
Ponto fantasia
Ele é na verdade uma junção de vários pontos, bem mais complexo você só deve tentar fazer esse ponto quando já estiver dominando todos os outros, quando já tiver treinado. Ele consegue fazer peças diferenciadas e complexas.
Um detalhe é que quem deseja fazer um aumento de ponto ao invés de seguir a carreira de pontos deve fazer um ponto em cada linha e deve aumentar fazendo dois pontos na mesma linha, para diminuir é o processo oposto.
Passo a passo de um bico de crochê para iniciantes
Bom esse é o básico que você deve saber fazer, hoje vamos ensinar você a fazer um bico de crochê veja atentamente cada passo para criar o seu, no crochê é muito importante que a pessoa tenha paciência e treine com frequência.
- Prenda a linha no início do tecido e faça duas correntinhas, solte um espaço e faça um ponto baixo;
- Faça quatro correntinhas e faça um ponto baixo no início, mas antes vire a peça;
- Faça um ponto baixo e três correntinhas, vire e faça oito pontos altos dentro da figura formada; solte um espaço e prenda no tecido com um ponto baixo; solte um espaço e faça um ponto baixo;
- Vire o trabalho e faça uma correntinha e um ponto alto em cima do próximo ponto alto até o final da figura;
- Vire o trabalho e faça três correntinhas e mais duas para que se tenha um espaço;
- Faça um ponto alto no próximo ponto alto e duas correntinhas até chegar no tecido;
- Quando chegar no final, pegue uma laçada e faça um ponto alto;
- Vire o trabalho e faça três correntinhas e um ponto alto no próximo ponto alto até chegar no final;
- Vire novamente o trabalho e faça uma correntinha e dois pontos altos dentro de cada espacinho e uma correntinha e um ponto baixo no ponto alto da carreira anterior até chegar no tecido;
- Repita todo o processo desde o segundo passo até o final do tecido, em caso de dúvidas veja o vídeo