Cozinha com ilha: Veja os tamanhos ideias para sua ilha e como fazer

Se você deseja construir uma cozinha capaz de integrar cômodos e dar mobilidade e versatilidade ao local uma boa opção são as ilhas, vamos falar um pouquinho sobre elas para que você fique por dentro do assunto é tire todas as suas dúvidas.

Cozinhas são cômodos especiais é lugar de reunir a família fazer aquele lanche, bater um papo. Cada vez mais a cozinha ganha destaque na nossa casa, por isso a importância de ser bem planejada e decorada.

Se interessou pelo assunto tem curiosidade sobre ilha e está em busca de informações? Continue com a gente que este artigo foi feito para você e vai te ajudar na hora de escolher a ilha ideal para a sua cozinha.

cozinha com ilha

O que é uma ilha na cozinha?

Com o tempo a arquitetura da cozinha sofreu muitas mudanças, no passado o local só era usado por quem preparava as comidas e todos se reuniam na sala de jantar, com o passar dos anos e com a necessidade de ganhar tempo, as reuniões ficaram cada vez mais rápidas e as cozinhas passaram a ser a estrela da casa.


Em meio a essas mudanças surgiram as ilhas que são responsáveis por integrar ambientes, geralmente sala de estar e cozinha, ideais para realizar refeições rápidas, como superfícies auxiliares na preparação de alimentos, ou para armazenamento. Uma curiosidade é que as ilhas são muito utilizadas no estilo americano.

Basicamente as ilhas são mesas com bancos que ficam centralizadas nos cômodos, muito parecidas com as bancadas só se diferindo dessas pelo fato de não se prenderem a paredes, a ilha é livre.

cozinha com ilha

Qual o tamanho ideal para uma ilha na cozinha?

Quando assunto é o tamanho não existe um tamanho específico para uma ilha, vai depender do local em que ela está inserida, você deve prestar atenção na mobilidade, verificar se com a implantação da ilha ela não vai atrapalhar a passagem, se todos conseguem se mover com espaço.

Em cozinhas menores cabe uma ilha menor, o ideal é até que seja planejada para se adaptar melhor ao local, para cozinhas maiores existe maior liberdade de escolha, mais modelos.

Cozinha pequena planejada com ilha 

Cada vez mais as construções são feitas em espaços minúsculos, hoje nas capitais existem kitnets de 40 m², e aí que vem o grande desafio como decorar espaços tão pequenos sem perder a mobilidade nos cômodos.

Bom uma saída utilizada são os móveis multiuso e os planejados, pois conseguem aproveitar cada espacinho da casa, com as ilhas não é diferente elas podem estar presentes em cozinhas pequenas, mas o ideal é que sejam planejadas para o local.

Uma dica é colocar gavetas embaixo da ilha para guardar objetos, colocar móveis embutidos e até mesmo um fogão, tudo com o intuito de ganhar espaço.

Balcão para cozinha americana

Um estilo que ganhou o gosto das pessoas foi o americano, muito utilizado em filmes encanta a quem o vê, busca por mobilidade, aproveitar a luz solar e ventilação. Utiliza janelas grandes, com pé direito alto e revestimento de madeira, vidro e concreto, esse estilo marcou a arquitetura americana e se espalhou pelo mundo.

Uma marca registrada do estilo são os balcões ilhas que ajudam a unir sala de estar e cozinha, trazendo mais charme e versatilidade a essa união. A única diferença para as ilhas centrais é que eles são acoplados em algum móvel ou parede.

Como fazer uma ilha gastando pouco

A melhor forma de economizar é quando você mesmo faz o seu móvel ou objeto. Abaixo um passo a passo para que você possa construir a sua ilha com itens que tem em casa.

Busque por duas estantes idênticas e resistentes com altura próxima da bancada da cozinha, caso queira elas de outra cor é só pintar. Tire a medida da profundidade e da largura.

Decida o comprimento que você deseja para a bancada, o ideal é que tenham bordas então devem ser maiores que as estantes. A distância entre as duas estantes pode ser de 1m até 1,20 m. Em seguida, determine a largura. Adicione alguns centímetros para criar a borda.

Depois de saber as dimensões necessárias, você pode comprar ou fazer a sua própria bancada. Para fazer a sua, você pode comprar MDF ou outro material. 

Corte os materiais no tamanho desejado.

  • O bloco de carniceiro é uma opção muito popular, pois é barato, fácil de limpar e excelente para cozinhas.
  • O granito também pode ser uma opção, mas já que as placas são muito pesadas, você vai precisar diminuir o espaço entre as estantes de livros a fim de garantir sustentação ao material.
  • Se fizer a sua própria bancada de MDF, você pode pintá-la para criar uma aparência mais semelhante a uma mesa.

Com as prateleiras voltadas para fora, coloque a bancada no topo e prenda-a na estante com suportes. Estes suportes terão de ser aparafusados nas bordas das estantes, onde a madeira é mais espessa e, em seguida, na bancada. 

No vídeo a ilha é feita com um armário, mas dá para ter uma boa ideia de como fazer. Esse tipo de ilha feita com um armário pode ser interessante para cozinhas pequenas.