Cortinas ou Persianas? Quando devo usar cada uma? E qual o melhor ambiente para cada

Publicidade

Cortinas e persianas são uma ótima ajuda quando se trata da iluminação em certo ambiente. 

Além de ajudar na iluminação ambas dão um ar de grande conforto, pode ser na sala de estar, sala de jantar ou quarto. 

Se você está querendo dar um up em sua decoração através das persianas ou cortinas, saiba qual é a melhor opção através de nossas dicas que separamos especialmente para você. 

Publicidade

Qual a diferença entre as duas:

Quando falamos em cortinas, sabemos que ela tem uma beleza e glamour que as persianas não tem. Mas as cortinas acumulam muito mais poeira, o que pode ser completamente prejudicial para quem tem alergia. 

Mas não se preocupe. Se você está disposto a gastar um pouco mais de dinheiro, saiba que tem cortinas antialérgicas que fazem um belo papel.

Já as persianas são uma ótima saída para aqueles que não querem de jeito nenhum trabalho para limpar a poeira, pois ela são super práticas na hora da limpeza, só é preciso água e um pano úmido. 

Vantagens das persianas:

Além da praticidade na hora da limpeza a persiana apresenta muitos outros pontos positivos como estes abaixo: 

Publicidade
  • São isolantes térmicos;
  • São isolantes acústicos;
  • Controlam a penetração da claridade;
  • As persianas podem ser automatizadas.

Desvantagens:

Como qualquer outro produto, mesmo de ótima qualidade sempre existem pontos negativos, como estes quando se tem um persiana em casa. 

  • As persianas possuem um alto custo;
  • É necessário um cuidado especial para maior durabilidade das persianas;
  • As persianas possuem uma instalação muito mais dificultosa, o que pode torná-las ainda mais caras;
  • É necessário fazer uma limpeza das placas quase que diariamente para manter sua persiana sempre limpa, pois a poeira torna-se muito aparente nelas.

Vantagens das cortinas: 

  • As cortinas podem ser achadas em vários valores, do baratinho ao mais caro, deste modo, agrandado qualquer tipo de bolso.
  • Mesmo com certos valores um pouco altos, as cortinas dão um design super charmoso para o seu ambiente, e assim tendo uma bela decoração. 
  • Além do belo design as cortinas quase sempre são feitas de pano, assim tendo uma certa praticidade na hora de lavar. 

Desvantagens: 

As cortinas não poderiam ser tão diferentes das persianas, por isso elas apresentam uma lista de desvantagens quando se tem em casa. 

  • Uma das principais desvantagens de usar cortinas é que elas acumulam muita poeira;
  • É mais difícil de serem limpas semanalmente;
  • Podem piorar as alergias;
  • Outra desvantagem das cortinas em comparação com as persianas é que elas não servem como isolante acústico.

Quando usar cada uma:

Nem toda cortina e indicada para tal ambiente, e isso funciona da mesma forma com as persianas, por isso é importante saber quando e qual lugar é indicado para ter cada uma.

Quarto do casal: 

Neste ambiente é indicado as duas opções, mas no caso do quarto é mais indicado a persiana romana que dá um ar super romântico como as cortinas. Veja alguns exemplos abaixo: 

Quarto das crianças:

Rolô branco ou persiana de madeira, modelos despojados com desenhos ou estampas que combinam com crianças. Veja alguns exemplos abaixo:

Publicidade

Sala de estar: 

Na sala de estar temos um campo aberto de opções, pois neste ambiente fica super lindo persianas como as finesse ou cortinas, pois as duas se parecem um pouco como podemos ver nesses exemplos:

Cozinha:

Persiana horizontal metálica fina ou rolô branco. Super combinam com os eletrodomésticos e proporciona aparência moderna ao ambiente como a cozinha como podemos neste exemplos:

Escolhi a cortina ou a persiana para o meu ambiente, mas como escolher o tamanho certo?

Se você decidiu essa opção, saiba que os tamanho variam, é preciso ter o tamanho correto para a sua janela, e assim, controlar a claridade que irá entrar. 

Quando iremos comprar alguma das duas é preciso no mínimo escolher alguma com pelo menos 30cm de largura. 

Na sala, se a janela for menor, o mais indicado é a cortina de tecido que fique até a 1 cm do chão. Assim, você evita que a sala fique com cara de cozinha.

Se embaixo da janela tiver algum móvel ou estofado é indicado que o tecido não encoste nos objetos que vão estar abaixo da cortina ou persiana.