Conheça os diferentes tipos de nichos e como utilizar na decoração

Para quem deseja decorar um cômodo e deseja utilizar nichos até para que se tenha mais organização naquele ambiente, neste artigo você vai conhecer os diferentes tipos de nichos e como utilizar na decoração.

Muitos são as possibilidades de nichos no mercado, você encontra o móvel em várias cores e modelos, cada um combina mais com um estilo, então a escolha vai mais de gosto, independente da escolha todos são belos e versáteis.

O nicho é um móvel multiuso que serve tanto para decorar, como para organizar um ambiente o que é ótimo, caso você queira saber mais sobre ele, continue com a gente e fique por dentro de várias informações.

Conheça os diferentes tipos de nichos e como utilizar na decoração

O que é nicho

Móveis que são utilizados na vertical famosos por economizar espaço e ajudar na organização de ambientes, podem ser encontrados em vários modelos e formatos a escolha vai depender do seu estilo de decoração. 


Servem para expor enfeites, livros e revistas. Ficam bem em qualquer cômodo de uma casa, sendo que nos quartos de crianças alcançam o ápice da fofura, onde é comum expor pelúcia em suas estruturas.

Nicho circular

Os nichos circulares são belos e diferentes podemos assim dizer, combinam mais com uma decoração mais moderna e inusitada, podem ser usados em qualquer cômodo de uma casa sendo o quarto e a sala de estar os locais em que mais se utiliza o móvel.

Existem alguns modelos que vem com vidro trazendo uma pegada requintada a peça, as cores mais comuns de se encontrar o nicho circular é o branco.

nicho circular com iluminação interna para decoração  

Nicho lateral

O nicho lateral é muito utilizado em locais pequenos, algo que é bem comum na nossa realidade atual. Eles ficam no cantinho das paredes e aproveitam bem cada espaço de um local não desperdiçando nada.

Delicados e bonitos, servem para organização de um cômodo e trazer ainda mais beleza, é encontrado com mais facilidade nas cores preta e branca, mas nada impede que se encontre um colorido, aqui é mais pelo fato de ser mais fácil de combinar.

Nicho embutido para a sala

Nicho quadrado

O nicho quadrado é um nicho mais comum e tradicional no mercado ele possibilita que a pessoa possa guardar vários objetos e enfeites, fica bem em vários locais de uma casa, no banheiro serve para guardar toalhas e produtos de higiene pessoal, em quartos enfeites, porta retrato, livros, dentre outros.

Na cozinha vasilhas, temperos e enfeites, enfim muitas são as utilidades de um nicho em um ambiente use a sua imaginação. É comum no mercado de se encontrar nicho quadrado preto e branco, por combinarem com todos os estilos.

nicho quadrado para decoração de sala

Outros modelos

Fora os modelos acima já citados existem outros modelos no mercado mais inusitados, com vários formatos, os modelos geométricos em forma de triângulo, losango e hexágono, alguns em forma de estrela, lua e flor.

Aí vai de gosto do efeito que você deseja trazer e da decoração já preexistente é importante manter um padrão e uma harmonia.

Nicho em forma de losango para apoio de plantas para a sua decoração

Faça você mesmo

O ano de 2020 teve as figuras geométricas como uma grande tendência, apesar do ano não ter sido como esperávamos a tendência continuou forte. Diante disto resolvemos ensinar o passo a passo de um nicho em forma geométrica para que você decore a sua casa com beleza.

Um ponto interessante desse nicho é que ele tem como matéria prima o papelão, que geralmente é descartado aumentando o número de resíduos no ambiente, quando você traz vida nova ao papelão ajuda também a natureza, além de economizar.

Materiais:

  • Régua/Esquadro 
  • Caneta 
  • Fita crepe
  • Tinta acrílica a gosto
  • Papelão
  • Cola quente
  • Compasso
  • Pincel ou rolinho

Modo de fazer:

Separe o papelão e com ajuda de uma caneta faça pontinhos até formar um hexágono, agora com um compasso em mãos faça um círculo com abertura de 20 cm, é interessante utilizar um molde para facilitar o processo. Ligue os pontos e forme o hexágono.

Para deixar mais fácil e prático a sua montagem utilize um estilete para cortar todo o contorno da figura geométrica. Faça uma base retangular de papelão em torno de todo hexágono.  Utilize a cola para colar e a fita crepe para dar mais firmeza a estrutura, como você vai pintar, a fita não aparece no final.

Repita o mesmo processo em todas as junções do hexágono. Com o pincel de rolinho ou tinta spray pinte a estrutura do hexágono, veja o vídeo para tirar as suas dúvidas.