Zamioculca: você conhece essa planta?

Se você procura por uma planta fácil de cuidar, resistente e que também sirva como um bonito e delicado ornamento para decorar ambientes, a zamioculca pode ser ideal.

Aqui, você fica sabendo de tudo sobre essa espécie: como cuidar da zamioculca, se a planta é venenosa, como usar na decoração, significados das zamioculcas e mais!

Como é a zamioculca?

zamioculcas

Conhecida pela sua folhagem ornamental com tons verdes reluzentes, a zamioculca é uma planta indicada para cultivar em casa, devido à facilidade em cuidar, à baixa manutenção. Além disso, é de fácil adaptação a diferentes locais.

As zamioculcas são plantas de pequeno a médio porte. Em geral, elas não passam de 1 m de altura.

Seu nome científico Zamioculcas Zamiifolia. Ela é uma espécie do tipo suculenta  e que é originária da África. Além disso, pertence à família das Aráceas.

Também fazem parte da mesma família os antúrios e os copos-de-leite – todas estas plantas de meia-sombra que podem ser cultivadas em interiores. A zamioculca chega a florescer, no entanto, as suas flores bem são discretas e quase que imperceptíveis.

Significado da zamioculca

zamioculcas

É uma planta com uso muito popular no feng shui, por filtrar energias negativas e atrair sorte, proteção e prosperidade para a casa. Por isso, também é

conhecida como planta da prosperidade, árvore do dinheiro ou planta da fortuna.

Devido ao significado da zamioculca, a planta costuma ser usada e é indicada para compor entrada dos espaços e ambientes de trabalho, como escritórios e comércios.

Zamioculca é venenosa?

A espécie não é considerada exatamente venenosa, mas sim, tóxica. Não chega trazer dano relevante a um ser humano adulto. No entanto, se for mastigada por criança ou animais domésticos, pode causar problemas gástricos, intestinais, coceiras e outras intoxicações.

Caso alguém ou algum animal mastigue parte da zamioculca, o mais indicado é recorrer a um serviço de saúde. E claro, para evitar acidentes, mantenha a planta fora do alcance dos pequenos e de pets, certo?

Como cuidar da zamioculca?

Como já foi dito, a principal vantagem da zamioculca é ser uma planta resistente, mas exige alguns cuidados para se manter vistosa e saudável. Confira a seguir como cultivar zamioculca:

  • Rega: por ser uma planta do tipo suculenta, não é preciso regas frequentes. Recomenda-se regá-la de duas a três vezes na semana, no máximo.
  • Rega no inverno: na estação mais fria, apenas uma rega por semana já é suficiente. Isso acontece porque a zamioculca tem rizoma. Todas essas plantas com estrutura mais reforçada não necessitam de muita água porque elas já têm uma reserva natural. Inclusive, se dermos muita água, ela não resiste. Por isso, ela pode ser usada até dentro dos escritórios e espaços fechados, porque ela mesma armazena água dentro das folhas e do caule, então ela resiste bem aos ambientes com ar- condicionado.
  • Luz: quanto à iluminação, o recomendado é não deixar a planta em sol direto, para evitar que as folhas fiquem amareladas. As zamioculcas preferem a luz difusa ou o sol da manhã, e sobrevivem muito bem em ambientes internos.
  • Replantio: a cada 3 ou 4 anos, é bom você tirá-la do vaso para fazer várias mudas daquela planta e trocar o substrato. No entanto, é bom lembrar que 4 anos é muito tempo para uma planta, então ela realmente exige muito pouco cuidado.
  • Pragas: a zamioculca já é uma planta resistente a pragas, mas se você quiser uma planta mais viçosa, você pode usar o adubo NPK 10-10-10, a cada 3 meses.
  • Drenagem: já a terra deve ser bem drenada, com uma mistura de substrato e areia para que a água da rega não fique acumulada.  Se você regar aquela terra mais compactada, a planta vai ficar mais amarelada e pode até apodrecer os bulbos, já que ela não gosta de excesso de água. Então a regra é: pouca rega e uma terra bem drenada.

Curiosidade sobre as zamioculca

Em alguns momentos, pode parecer que sua planta está chorando, mas não se preocupe! Em épocas mais úmidas, elas podem chorar, sim, já que água demora a evaporar, as gotas enchem as pontas da folhagem zamioculca, parecendo um choro.

Na natureza, esse acontecimento se chama gotação, resultado de um solo encharcado de água. É comum que as zamioculcas chorem no Inverno, durante 10 a 20 dias, é importante checar o solo nesses casos para mantê-las saudáveis.

Se notar zamioculca amarelando, diminua o processo da rega.

Zamioculca na decoração

zamioculca

Após essas informações sobre a planta, é hora de conferir ideias de como utilizar a zamioculca na decoração de interiores, explorando da melhor maneira sua rusticidade e beleza!

Uma ótima ideia é posicioná-la na sala, no quarto, no banheiro e até na cozinha. Disponha a planta em um belo cesto, coloque-a sobre um aparador na sala ou no chão, lembrando que vale a pena investir em suportes diferenciados.

Também pode colocar a planta no corredor de casa para equilibrar as energias de um cômodo antes mesmo das pessoas entrarem. Além disso, você pode colocar alguns vasos com a zamioculca em prateleiras para a organização ficar clássica e bem agradável, assim fica em lugar seguro e longe de crianças e pets.

Cachepots ou recipientes de vidro dão leveza e modernidade para a zamioculca, enquanto os vasos rústicos de vime ou madeira a deixam mais charmosa.

No caso de usar vidro, experimente finalizar as laterais com cascalhos ou aparas de madeira. O impacto visual é deslumbrante.

A planta também é uma ótima opção para cultivar em um jardim de inverno ou em qualquer espaço externo. Ela fica lindíssima em vasos grandes, ou então, faça um incrível “urban jungle” com outras plantas.

A zamioculca é uma planta indicada para entradas para atrair prosperidade. Você pode cultivar várias em uma jardineira, em vasos decorados ou em suportes que combinem com outros utensílios e móveis.

Se você adora a ideia de trazer vivacidade aos espaços, vale a pena ver essas ideias de plantas para dentro de casa para embelezar os ambientes.

A zamioculca une praticidade à beleza e boas energias. Você pode encontrar a planta em lojas especializadas e com as nossas dicas decorar a sua casa e atrair muita sorte e proteção com as zamioculcas!