HomeDicasComprar imóvel novo ou usado? 10 Dicas Para Você

Comprar imóvel novo ou usado? 10 Dicas Para Você

A dúvida que paira em todas as pessoas que desejam comprar um imóvel é: devo Comprar um imóvel novo ou usado? Muito se pergunta sobre as vantagens ou desvantagens de cada um e, claro, é necessário fazer uma análise grande e intensa dos imóveis antes da aquisição deles. 

Comprar imovel novo ou usado? 10 Dicas Para Você

Se você pretente comprar seu imóvel, estamos trazendo dez dias para você. Com elas, a tarefa de escolher entre o novo ou o usado será bem mais fácil e, certamente, vai trazer para você uma certeza de que vai fazer a escolha certa. Por fim, o que importa é que seja realizado um investimento correto e que traga vantagens para sua família. 

Confira nossas dicas e aproveite cada uma delas. 

Condomínios 

Pode não parecer, mas este ponto é muito importante. Qual tipo de condomínio se encontra o imóvel que você quer comprar? Lembre sempre que condomínios antigos exigem uma manutenção maior, o que pode gerar uma taxa maior na hora de pagar. 

Condomínios mais novos costumam ter uma manutenção menor e uma estrutura diferenciada. Por isso, se o imóvel for dentro de um condomínio, observe estes detalhes na hora de comprar o seu.

Plantas 

Na hora de adquirir seu imóvel, observe a planta de construção. Pode não parecer, mas saber exatamente como o imóvel foi construído é importante para a aquisição. Assim, você tem a certeza que, seja novo ou usado, ele foi construído de acordo com as normas certas e que está seguindo a lei.

Além disso, você pode ver se o imóvel tem uma estrutura bem pensada e se a planta foi construída aproveitando bem o espaço e a divisão do terreno. 

É um detalhe que vai lhe ajudar na escolha.

Segurança do imóvel novo ou usado

Quando se trata de segurança, sempre é importante observar o que você tem disponível. Se for em um condomínio, verificar se realmente é seguro, se tem um sistema de câmeras, guarita e tudo mais. Se for um imóvel separado, verificar os lugares onde você pode ter ou não problemas com segurança, se realmente sua família se sentirá segura naquele lugar. 

Assim, você terá a certeza de que está adquirindo um imóvel que garanta tranquilidade para os seus. 

Normalmente, os imóveis novos já são equipados com sistemas modernos de segurança, gerando maior confiança por parte daqueles que moram neles. Já os antigos, depende muito da construção e da obra como um todo. Por isso, a verificação se torna fundamental. 

Conservação do imóvel

Se sua opção é um imóvel usado, observe como está a conservação dele. Paredes, instalação elétrica, instalação de água, pisos, todos os detalhes. Um imóvel usado pode trazer problemas nessas estruturas que deverão ser observados antes da compra. Assim, você evita de surpresas na hora de ir morar. 

Ainda os imóveis novos, observe a construção, se não há rachaduras, se tudo está correto e se você realmente está recebendo uma moradia de acordo com o que está comprando. Assim, você evita de problemas também com os novos. 

Localização

Esse fator pode ser fundamental na sua escolha. O imóvel está em uma localização que lhe é boa? É possível, a partir dele, ter conforto, facilidade e fácil acesso a tudo que você precisa? 

Seja novo ou usado, você deverá pensar no que o imóvel vai lhe trazer de vantagens na hora da compra. 

Valores

Outro fator fundamental. O valor do imóvel. Muitas vezes a opção por um usado se dá por este quesito. Ainda assim é importante que você tenha a atenção nos outros itens. Um imóvel usado que requer muita manutenção pode sair muito mais caro para você do que um novo em perfeito estado de conservação. 

Então, antes de comprar, verifique os valores não apenas dos imóveis, mas de tudo que precisa fazer. 

Necessidade da família

O imóvel está dentro do que sua família precisa? Apartamentos novos podem ser menores do que outros imóveis usados com o mesmo valor. Mas qual deles será melhor para os seus? 

Seja usado ou novo, veja o que é melhor para seus familiares antes de comprar. 

Documentação

Confira a documentação completa do imóvel. Diversos imóveis usados não possuem documentação regular. Isso gera um enorme transtorno para quem for morar, pois, assim, terão problemas para o registro e para a legalização do imóvel, tendo, muitas vezes, que gastar valores enormes para isso. 

Para imóveis novos, o cuidado é o mesmo. Aqui, a dica é comprar com quem é de confiança, registrando tudo para evitar de entrar em lugares irregulares. 

Forma de pagamento do imóvel novo ou usado

Outro fator importante. Como será o pagamento deste imóvel? 

Você consegue, tanto usados quanto novos, com parcelas diretamente com construtoras e imobiliárias. Assim como consegue descontos se tiver o valor total para pagar. 

Observe como vai ser realizado o pagamento, se em parcelas ou não, antes de comprar. E escolha a melhor opção para seu bolso.

Entorno do imóvel novo ou usado

Certamente que é importante pensar o que há em volta do lugar onde vai morar. Será que tem comércios que facilitem sua vida? Ou facilidade de transporte? Todo o entorno deve ser agradável para você e sua família, fazendo com que sua moradia seja ainda mais agradável naquele lugar. 

Seguindo essas dicas, certamente que você vai encontrar um lugar que seja ideal para você. E, sendo novo ou usado, vai fazer um negócio que seja bom para você e sua família.