Aprenda a como Reaproveitar alguns “lixos” da sua casa

Se você está em busca de uma casa diferente que seja amiga do meio ambiente, nós vamos ensinar a como Reaproveitar alguns “lixos” da sua casa. Você vai perceber como coisas que não dá valor no cotidiano e que você acaba descartando, podem formar uma linda decoração.

Cada vez mais a quantidade de lixo descartado aumenta e o número excessivo de consumo da sociedade capitalista só agrava as estatísticas, diante disso as pessoas devem se conscientizar e buscar um novo padrão de vida, novas atitudes.

Quando assunto é renovar as atitudes nada melhor do que aproveitar coisas que você já tem em casa e iriam para o lixo não é mesmo. Caso você queira mudar de hábitos acompanhe nosso artigo e receba ideias de como utilizar o que você não usa mais para criar a sua arte.

Aprenda a como Reaproveitar alguns "lixos" da sua casa

Porque reaproveitar ?

Quando você reaproveita algo que seria descartado e traz vida nova, cria peças você ganha em economia e ainda ajuda a preservar o meio ambiente o que é muito importante principalmente no cenário em que vivemos.


Nosso planeta passa por uma fase muito delicada de descarte excessivo de resíduos, não tem mais como comportar tanto lixo é necessário uma mudança de hábitos.

A outra vantagem é que você vai fazer peças e móveis do seu jeito, de acordo com as suas necessidades e do tamanho que você precisa, o bom é que fica personalizado e a sua cara.

Como Reaproveitar alguns “lixos”

Um item muito comum no nosso dia a dia é que pode formar uma variedade de móveis e objetos é a garrafa pet. Na natureza um garrafa pet traz grandes prejuízos, para se ter uma noção uma garrafa pet pode demorar até 400 anos para se decompor, agora pensa na quantidade desse material que usamos por dia é bem preocupante não é mesmo!

Uma garrafa pet pode ser usada para fazer brinquedos, móveis como cama, sofá, mesa, serve para fazer vassoura, porta retrato, luminária e muitas outras coisas.

cama feita de garrafa pet 100% reciclável

Existem outros materiais que podem ser reutilizados e criar lindas peças, como caixote, papelão, tampas, potes de tempero, caixa de leite, praticamente tudo que a gente descarta pode ganhar nova vida, novo uso.

porta retrato feito de palitos de picolé

Esses produtos podem virar vasos de flores, porta talheres, porta lápis, potes de todos os jeitos, caixas de presente, podem virar painel de TV, os caixotes formam móveis incríveis como armários, guarda roupas.

Painel e rack feitos de caixotes

Passo a passo cai não cai

Hoje vamos ensinar um passo a passo de como fazer um brinquedo bem simples e fácil para que você possa se divertir com os seus filhos nessa quarentena. Escolhemos esse singelo brinquedo dentre as muitas possibilidades pela grande dificuldade que os pais estão tendo em distrair os seus filhos que ficam entediados em casa.

Cai não cai de pet

Materiais

  • Garrafa pet
  • Palitos de churrascos
  • Tintas coloridas
  • Faca
  • Pincel
  • Bolinhas de gude

Modo de fazer

O primeiro passo é forrar a mesa ou local em que for fazer o brinquedo com papelão, jornal para proteger contra a tinta. Agora pegue os palitos e com ajuda de um pincel pinte os palitos com cores variadas para que o brinquedo fique mais alegre e bonito. 

Espere secar! Com ajuda de uma faca, estilete ou tesoura faça vários furinhos na sua garrafa na parte de cima, esquente o objeto para furar com mais facilidade. Agora pegue os palitos coloridos e coloque nesses buraquinhos até que fique bem tampado e todo colorido agora é só colocar as bolinhas de gude na parte de cima e começar a brincadeira. 

Você terá um brinquedo simples de fazer e de jogar, barato e divertido tudo de bom não é mesmo. Quem não tiver bolinha de gude pode usar tampinhas, quem não tiver tinta pode usar só a palito adapte ao que você tem em casa.

Como Reaproveitar alguns “lixos”: Painel de papelão

Um item super bonito feito de papelão é o painel de TV feito no material, barato, bonito e prático, ninguém percebe que a matéria prima é o papelão e você tem o quarto renovado. O papelão vai para o lixo na maioria das vezes e também é um problema para o meio ambiente.

Materiais:

  • Papelão 1,20m de altura e 1,30 de largura
  • Tesoura
  • Cola 
  • Trena
  • 5 ripas de madeira
  • Cartolina
  • Chave de fenda
  • Estilete

Modo de fazer

Busque fazer 3 camadas de papelão para ficar mais forte, tampe o cantinho para fazer o seu arredondamento. Passe cola por todo papelão e cole a cartolina. Utilize ripas de madeira para fixar na parede e fazer mais sustentação para TV.

Agora é só pregar o papelão nas ripas qualquer dúvida veja o vídeo

Geladeira com foto

Na pandemia a noção de família ficou mais forte, muita coisa mudou no nosso cotidiano e aquele abraço apertado já não é mais possível, diante disso vimos a importância de um simples beijo e abraço. Pensando no clima família vamos ensinar a se fazer um imã de geladeira com foto para fortalecer ainda mais os elos familiares.

Material

  • Tampa papinha de neném
  • Papelão
  • Um pedaço de imã
  • Cola quente
  • Foto

Modo de fazer

Lave a tampinha, e coloque a foto sobre ela, desenhe o formato da tampa na fotografia e recorte, pegue o papelão e faça o mesmo. Com a cola quente cole a foto sobre o papelão e dentro da tampinha, depois é só colar o imã atrás e está pronto, simples, fácil de fazer e lindo.

Qualquer dúvida veja o vídeo