Você vai viajar, mas já planejou como fará todos os seus passeios? Poucas pessoas realmente sabem como organizar roteiro de viagem e a importância desse passo.
Ao criar o seu próprio roteiro, você perceberá o quão divertido é, e encontrará formas ainda mais práticas e rápidas para garantir que suas férias sejam inesquecíveis.
Então, acompanhe o post para descobrir como montar o seu roteiro, e saiba também o porquê ele é tão importante.
Por que é importante ter um roteiro de viagem?
O roteiro de viagem, quando bem elaborado, garante mais organização, segurança e menos contratempos, tornando sua viagem agradável e com menos riscos de sair do plano.
Além de aproveitar o seu destino mais tranquilo, você não precisa se preocupar com a programação, já que fez tudo com antecedência. Inclusive, economizando tempo e dinheiro
Do mesmo modo, essa é uma ótima maneira de conferir alguns detalhes que muitas vezes são deixados de lado, ou para a última hora. Por exemplo, o câmbio, documentos, orçamento, logística e a época do ano.
Assim, não deixe nada de fora, estude bem o destino para que você conheça os melhores pontos turísticos, traçando uma rota certeira!
Passo a passo como organizar roteiro de viagem
Bom, agora que você já sabe a importância de planejar um roteiro de viagem, vai receber algumas dicas de como fazer o seu e ter um bom passeio.
O segredo para se organizar bem é não deixar nada para a última hora, evitando que haja erros e esquecimentos.
Além disso, a dica é se planejar cerca de 6 meses antes, para viagens mais longas ou para fora do país. E entre 2 a 3 meses para viagens mais curtas, por exemplo.
Isso vai te dar tempo suficiente para preparar a documentação necessária, juntar dinheiro e escolher os lugares que você quer visitar.
Pesquise bem antes de viajar, saiba tudo antes de viajar, principalmente para a sua segurança e diversão. A seguir, saiba como organizar roteiro de viagem.
Saiba qual o objetivo da viagem
Na hora da elaboração de um planejamento, algo tão importante quanto o destino, é você pensar qual é o objetivo da sua viagem.
Esse passo pode até parecer bem dispensável, mas é por meio dele que você pode definir os outros detalhes.
Afinal, é uma viagem de família? Uma viagem a casal? Ou somente uma viagem sozinho?
Você irá fazer um mochilão por vários países, ou são apenas semanas de sossego no interior?
Você primeiro precisa definir qual o objetivo, entende? A finalidade da viagem serve para muitas coisas, como definir a quantidade de dinheiro que você precisará usar.
Do mesmo modo, a atividade que você vai realizar, os lugares que quer conhecer e o tempo que ficará no lugar proposto.
Um dos principais é a contabilidade de quantas pessoas estarão indo com você, o perfil de cada um precisa ser definido.
Principalmente porque algumas pessoas tendem a ser mais aventureiras, e outras costumam ser mais caseiras, que optam por só ler um livro e tomar um sol para sua diversão.
Liste os possíveis destinos e pontos turísticos
No processo de como organizar roteiro de viagem não podemos esquecer do ponto principal: decidir o destino e os pontos turísticos.
Então, pesquise para saber o local ideal para o que você quer fazer, como dito anteriormente, o seu objetivo durante a viagem.
Durante essa pesquisa, é necessário que você estude um pouco também sobre a cultura do lugar onde você está indo.
Pesquisando coisas que eles não gostem para que você não cometa gafes, e acaba desrespeitando as pessoas do lugar sem saber.
Além disso, você deve saber o clima, as experiências oferecidas e como chegar até lá. Confira tudo com antecedência!
Obviamente sua trajetória inteira não precisa ser planejada, mas é interessante que você planeje certas coisas para que não se perca.
Defina a época certa
Com o destino escolhido, chegou a hora de definir quando ir, pensando também no objetivo da sua viagem. Ou seja, de acordo com as atividades que você gostaria de fazer.
Confira quais são as características do local em determinada época do ano e seu clima. Fará muito sol? Tem chances de chuva ou neve?
E quando tiver a certeza, verifique se o clima do lugar escolhido é propício para a realização da atividade.
Portanto, se quer esquiar ou ver a neve em lugares que possuem, opte por ir quando for época de inverno.
Mas se quiser ir à praia, por exemplo, opte pela época mais quente, evitando chuvas ou condições climáticas que possam te atrapalhar.
Saiba qual seu orçamento de viagem
O seu orçamento disponível para a viagem é a parte principal do planejamento, já que você precisa de dinheiro para viajar.
Ao definir o lugar onde irá, pesquise sobre os custos que você terá por lá, para saber o quanto deve reservar para essa viagem.
Portanto, alinhe seu orçamento com o custo necessário para a viagem, vale lembrar que algumas despesas de viagem são:
- Passagem;
- Hospedagem;
- Alimentação;
- Ponto Turísticos;
- Transportes internos;
- Mercado;
- Compras;
- Seguro de viagem.
E muitos outros custos podem ser necessários durante a viagem. Por isso, evite algo que extrapole suas finanças e até considere viajar para outro destino.
Confira opções de transporte e valores
Uma vez que o destino é definido, está na hora de pensar em como ir até o local desejado para o passeio.
Atualmente, opções são o que não faltam para viajar, como os aviões, carro, ônibus e até mesmo carona.
Existem diversos tipos de aplicativos de carona, como o Blablacar e Wunder que podem ser uma boa ideia durante a viagem.
Outra opção são as empresas alternativas de ônibus que oferecem passagens por valores mais acessíveis com a mesma segurança.
Essa escolha depende da distância, da experiência que está buscando e do orçamento disponível.
Busque a melhor hospedagem
Outro ponto importante de como organizar roteiro de viagem é a hospedagem. Quando chegar ao seu destino, você já sabe para onde ir? Escolheu um bom local para descansar?
Pois saiba que existem diversas opções para permanecer em seu local de visita e com experiências bem diferenciadas. Seja dividindo quartos em hostels, ficando na casa de alguém ou o tradicional hotel.
Sendo assim, pode depender da quantidade de tempo que você vai ficar no lugar. E essa pode ser a oportunidade perfeita para que você viva uma experiência de voluntariado, em um espaço compartilhado.
Essa é a escolha certa para quem pretende ficar por longos períodos e aproveitar para conhecer mais sobre os costumes de um lugar.
Mas caso você fique por menos tempo, opte por algo mais prático como um hotel, de preferência que tenha café, almoço e jantar incluso.
No entanto, se for ficar mais tempo e se torna inviável ficar em um hotel, a opção é um Airbnb.
Dicas para organizar sua viagem da melhor forma
Agora que você já sabe o passo a passo para fazer o melhor roteiro de viagem, agora é a hora começar a organizar sua viagem. E para isso, é preciso que você considere alguns detalhes.
Essas dicas devem ser feitas assim que você defina o local e o objetivo, já que são mais demorados para serem buscados. Confira!
Busque um seguro
Assim como já dito anteriormente, um seguro viagem é uma ótima opção, mas deve ser escolhido pensando na qualidade do serviço.
Como cada empresa pode ter um plano, com diferentes características, busque o que melhor se adapte a sua realidade.
Os planos podem se encaixar melhor no que você procura, podendo às vezes incluir mais pessoas da sua família, caso seja uma viagem familiar.
Confira toda a documentação
Com o seu roteiro de viagem já pronto, chegou a hora de dar uma olhada nos documentos necessários para a sua viagem.
Viagens nacionais podem ser mais tranquilas em relação a isso, já que pode ser feito utilizando apenas documento de identificação com foto.
Mas agora, viagens internacionais exigem o passaporte e alguns destinos são necessários o visto.
Em alguns sites você pode consultar o tempo de permanência permitido aos brasileiros e quais os requisitos para cada país.
Conte com a tecnologia a seu favor
Hoje em dia, devemos aproveitar o que temos ao nosso favor, que é a rapidez e praticidade da tecnologia.
O processo de planejamento tem ficado cada vez mais fácil com a tecnologia, pois existem aplicativos para as mais diversas finalidades.
Não somente aplicativos de carona, como também aplicativos para conhecer lugares, pessoas, receitas e até mesmo para te ajudar no roteiro.
Com todas essas dicas ficou ainda mais fácil montar um planejamento de viagem que se encaixa perfeitamente ao que você quer, não é mesmo?
Pensando em cada etapa, trazendo mais segurança e organização para a tranquilidade do viajante.
E isso também é uma possibilidade para descobrir muitas atrações, destinos e opções de viagem mais baratas.
E com a ajuda da internet você resolve isso tudo bem rapidinho, sem preocupações, com várias dicas e opções.
A sua viagem parece ainda mais perto, não é mesmo? Continue lendo nossos post para saber mais!
Leia também esse conteúdo sobre erros na decoração do quarto.