Como nossa decoração mudou conforme o passar dos anos


A população vive uma eterna evolução, pode ser em roupas, imóveis, carros e até mesmo decoração do imóvel. A decoração é algo que instiga milhares de pessoas, pois, não tem nada melhor que mudar algo que não lhe agrada da mesma forma como antes.

Publicidade

Nos dias atuais é muito normal ser lançado várias tendências num único ano, principalmente quando o assunto é decoração. Mas não se engane, isso é uma ótima forma de agradar todo o público que ama o assunto decoração.

Se você ficou curiosa (o) como foi a evolução da decoração até os dias atuais, fique atenta (o) ao nosso post. 

evolução da decoração

Evolução na decoração da cozinha

 

No ano de 1950 o estilo de cozinha nos EUA espalhou e agradou o mundo todo. Pois, era a queridinha das donas de casa. 

 

A cozinha apresentava cortinas nas janelas e com eletrodomésticos de última geração daquela época como, batedeira, cafeteira e muito mais. 

Publicidade

Os armários eram bem neutros, era obrigatório ter a cor branca em sua cozinha, deste modo, você passava aos seus convidados o ar de cozinha organizada e limpa.

Decoração de cozinha anos 50

Já em 1960 as coisas já mudaram um pouco, as donas de casa já apostaram em cores um pouco mais fortes em seus armários como, azul e amarelo. 

Publicidade

Este toque um pouco retrô é o queridinho até hoje por muitas famílias. 

Decoração de cozinha anos 60

Já em 1970 até os anos de 1980 os azulejos estampados foram ganhando o seu espaço nas cozinhas. No final do anos 70 os azulejos ficaram de cara nova, com desenhos florais e bem clássico. 

Publicidade

Decoração de cozinha anos 70

Em 1980 o metro quadrado ficou caro, assim diminuindo o espaço das cozinhas e tendo o famoso estilo corredor,  tendo a incrível saída de ter este cômodo conjugado com a sala de estar, sendo famosa até hoje, principalmente nos EUA. 

Decoração de cozinha anos 80

No ano de 1990 até 2000 às cozinhas com armário planejado de aço e mdf cresceu de uma forma muito rápida, pois, novelas e filmes abusavam deste tipo de decoração nos estúdios, deste modo, chamando a atenção de vários brasileiros. 

Decoração de cozinha anos 90

Nesta época os tons de cinza e bege era os queridinhos da população que desejava ter uma cozinha dos sonhos. 

Dos anos 2000 até os dias de hoje a cozinha é composto de diferentes estilos, mas nos últimos anos o estilo gourmet vem gerando grande curiosidade por ser uma cozinha prática e sofisticada. 

Decoração de cozinha anos 2000

Evolução na decoração da sala de estar

No ano de 1950 a sala de estar era um dos ambientes principais de qualquer casa brasileira, pois naquela época era muito comum reunir a família para cafés e assistir um pouco de TV que era algo revolucionário naquela década.

Então, os móveis tinham grande papel neste cômodo, era de grande importância ter poltronas por todo o ambiente. O famoso tapete também não poderia ficar de fora, pois, ele trazia uma ar mais aconchegante a casa. 

Decoração de sala anos 50

Já em 1960 era muito comum em casas mais sofisticadas o uso do latão em móveis, trazendo uma sofisticação extrema para aquela época. 

Decoração de sala anos 60

Em 1970 toda família brasileira tinha em sua sala poltronas de couro ou falso couro, né?

Decoração de sala anos 70

Era muito normal abusar em tons pastéis em cortinas e tapetes, assim tendo uma certa combinação com o tom um pouco mais escuro dos estofados. 

Os móveis de madeira escura, principalmente o sucupira era algo que tinha espalhado por toda casa como em quartos, sala e copa. 

Nos anos de 1980 o falso couro ainda era usado, mas com uma certa diferença, a maioria das casas optaram em ter tons mais neutros. Assim, trazendo grande conforto para que morava e visitava casas naquela época. 

Decoração de sala anos 80

Nos anos 90 era muito normal ter salas com estantes gigantescas que pegavam maior parte da parede. Todo mundo dos anos 90 tem uma foto em frente a uma estante dessas. 

Decoração de sala anos 90

Também era muito normal ter pisos com bastante desenhos, o taco também era muito utilizado nesta parte da casa, assim, levando o favoritismo ao piso laminado que é usado em 2019. 

Dos anos 2000 até agora as estantes diminuíram, e as cerâmicas chamativas também. É muito normal se ver painéis e porcelanatos de tons claros em várias salas de estar.

Decoração de sala anos 2000

Para as pessoas que gostam de algo mais chamativo, é muito normal ter salas em cores vibrantes como preto, vermelhos e muito mais. 

Hoje, podemos ter móveis da forma que agradar mais a pessoa que o deseja, apenas seguindo o seu estilo pessoal. 

Decoração de sala em 2019

Evolução na decoração de quartos

No auge da época de 1950 era bastante utilizado moveis bem trabalhados com bastante detalhes. Quanto mais detalhe melhor, este tipo de móvel era sinal de chiqueza e sofisticação. 

E esse estilo não poderia ficar de fora em um ambientes mais utilizados da casa que é o quarto. Este cômodo não poderia faltar camas com cabeceiras enormes e a famosa penteadeira que é usada até hoje por muitas mulheres. 

Decoração de banheiro nos anos 50

Já nos anos 1960 os móveis ainda tinha a sua riqueza de detalhes, mas o diferencial é que eles eram um pouco menores e delicados. Nos anos 60 algumas pessoas optaram em aplicar o papel de paredes com formas geométricas em ambientes como o quarto. Podemos dizer o mesmo na aplicação de cores mais escuras em colchões e estofados daquela época.

Decoração de quarto nos anos 60

Nos anos 70 o colorido era usado com muita frequência, era colorido para todo o lado. Naquela época móveis de cores como verde e azul eram obrigatórios em qualquer quarto que se preze.

Decoração de quarto nos anos 70

Já nos anos 80 era lei ter pôster e cores claras em todo quarto de adolescente. Nesta época os móveis eram menores e ocupam menos espaço e isso era algo muito bom. Também era moda usar muito os móveis de mogno e sucupira.

Decoração de quarto nos anos 80 Decoração de quarto nos anos 80

Nos anos 90 ainda era febre móveis mais rústicos e com pisos de taco. Era muito normal ver quartos com guardas roupas planejados. Isso era algo que não era muito comum ou de fácil acesso como nos dias atuais. 

Decoração de quarto nos anos 90

Já nos anos 2000 o quarto vem tendo atenção redobrada, ele é um dos pontos da casa com grande sofisticação e precisa ter um espaço bastante considerável. 

Decoração de quarto nos anos 2000

 

E por ultimo, como foi a evolução na decoração de banheiros

Em 1950 era obrigatório ter todo a porcelana do banheiro em cores fortes que variavam de azul ou tons de rosa.

Os banheiros tinham ladrilhos de cores vivas como todo o resto, era um banheiro querido por todos daquela época. 

Decoração de banheiro nos anos 50

Nos anos 60 o estilo não mudou muito, mas as cores eram ainda mais utilizadas, deixando o banheiro bastante colorido. 

Decoração de banheiro nos anos 60

Já nos anos 70 os azulejos com desenhos geométricos não eram somente usados na cozinha, pois, também foram utilizado em todo o banheiro. Era algo de doer os olhos.

Decoração de banheiro nos anos 70

Nos anos de 1980 os azulejos super coloridos foram trocados por modelos com alguns detalhes, a porcelana era regra de ser na cor bege assim tendo combinação com todo o resto. 

Decoração de banheiro nos anos 80

Em 1990 não era muito diferente, os azulejos com detalhes ainda eram usados, a única coisa que diferenciava são as cores da porcelana que variam do branco para o bege nesta época.  

Decoração de banheiro nos anos 90

De 2000 para cá os banheiros estão sendo decorados como qualquer outra parte da casa, os banheiros são mais espaçosos e super confortáveis. Pois, é neste ambiente que vamos descansar por alguns minutos no final do dia. 

Decoração de banheiro nos anos 2000 Decoração de banheiro nos anos 2000