DIY: Como fazer uma beliche para o quarto do seu filho

A beliche pode ser um móvel bem útil para quem tem uma família um pouco maior e possui pouco espaço, nós vamos te ajudar a fazer uma beliche para o quarto do seu filho para que você economize.

A beliche sempre foi um móvel muito útil e no passado elas foram muito utilizadas, pois as famílias eram bem grandes. Por um tempo foram até um pouco esquecidas, devido ao fato das famílias terem diminuído sendo mais usadas em alojamentos, casas de campos e pousadas, mas agora com os espaços cada vez menores voltaram com toda força.

DIY: Como fazer uma beliche para o quarto do seu filho

O uso das beliches

As beliches sempre foram muito usadas por grandes famílias, pois elas permitem que uma maior quantidade de pessoas fiquem em um mesmo espaço, são um móvel bem prático e versátil.

Elas são muito utilizadas em alojamentos, creches, pousadas e albergues, pois esses locais recebem grande quantidade de pessoas. Hoje em dia já tem a possibilidade de treliches para locais em que precisa de ainda mais camas.

PUBLICIDADE

Tipos de beliche

Existem vários tipos de beliche e com vários materiais e alturas as mais usadas são as de madeira que combinam com o estilo rústico, com estilo mais casual são mais resistentes.

As em Mdf  quando pintadas de branco ajudam a compor o estilo clean ou o minimalista, são mais em conta e apesar de um pouco menos resistentes e duradouras cumprem bem o seu papel e são seguras.

As beliches em ferro são super resistentes, trazem o estilo industrial para o local, são um pouco mais caras, mas vale á pena, pois o efeito que elas trazem é muito bonito.

Essas camas podem ser pintadas e decoradas então nada impede que você coloque uma cama de ferro pintada de branco em um estilo clean, por exemplo, logo você tem a liberdade de escolha do material.

Uma observação como ela vai ser utilizada em um quarto de criança deve ter um cuidado a mais com as de ferro, pois elas tendem a escorregar mais. Busque construir uma beliche segura com travas de segurança uma escada de tamanho apropriado para proteger o seu filho.

Como fazer uma beliche para o quarto do seu filho

Construir a própria beliche é uma ideia muito boa, pois você economiza dinheiro, faz um móvel do seu gosto, tamanho e altura de modo que ele se encaixe perfeitamente no seu espaço. Outro ponto é que você pode escolher o material, a decoração tudo de acordo com estilo da sua casa e do seu gosto.

PUBLICIDADE

Abaixo um passo a passo para que você tenha condições de construir a beliche do quarto do seu filho, uma dica é deixar a criança participar do processo para que ela desenvolva a imaginação e o senso de decisão.

Materiais:

  • Tábuas
  • Parafusos
  • Furadeira
  • Cavilhas

Modo de fazer

O primeiro passo é determinar o tamanho do colchão que você deseja usar para construir a sua cama o mais indicado é o de solteiro simples. Depois de escolher o colchão desejado é hora de montar uma caixa através das tábuas, comprimento da caixa de 50 mm × 150 mm com 2 m de comprimento e 1 m de largura, utilize cavilhas para tampar os parafusos.

Agora é hora de montar o estrado para quem já possui um estrado pode aproveitá lo, utilize quatro tábuas de 50 mm × 100 mm com 1 m de comprimento cada e coloque suporte de 8 cm por toda estrutura para fixar o suporte.

Agora é hora de colocar os pés em cada canto da caixa. Busque fixar a cama de baixo pelo menos a 30 cm e a superior pelo menos a 120 cm do chão.

PUBLICIDADE

Busque colocar proteção na sua cama para evitar acidentes e que a pessoa caia.

Para o suporte da cama de cima é só seguir o mesmo passo da de baixo. Faça a escada de acesso a segunda cama, veja o vídeo para entender melhor o processo de montagem.