DIY: Como fazer um pergolado de madeira para a sua casa

Quem nunca se encantou ao ver um pergolado de madeira enfeitando quintais e jardins não é mesmo, hoje vamos ensinar como fazer um pergolado de madeira para a sua casa, de modo que ela fique mais bonita e charmosa.

Um pergolado traz um charme todo especial ao ambiente, ele ainda ajuda a trazer sombra e a fazer uma área de descanso no local. Muito utilizado em jardins e quintais o pergolado veio para trazer requinte a sua decoração.

Se você deseja saber um pouco mais sobre os pergolados, gostaria de aprender a construir o seu para deixar a sua casa ainda mais bonita, esse artigo vai te ajudar com dicas e um passo a passo para que você aprenda a fazer um pergolado e decore a sua casa.

DIY: Como fazer um pergolado de madeira para a sua casa

O que é um pergolado

É uma estrutura fixa de madeira muito utilizada em jardins e quintais, que traz sombra e charme ao ambiente. Pode ser uma extensão da fachada ou um simples local de descanso. Quando a sua estrutura é fechada você pode colocar móveis e cultivar plantas no local.

PUBLICIDADE

Alguns cuidados devem ser tomados com a estrutura, ela deve ter passado por um processo de aplicação de verniz e tinta para garantir durabilidade, deve ser bem fixa, nos pés deve ter sapatas de concreto tudo para garantir que ele seja seguro e firme.

pergolado em uma casa

Como fazer um pergolado de madeira

Bom a estrutura de um pergolado não é tão complexa, é formada por colunas e vigas colocadas paralelamente. As madeiras mais utilizadas são eucalipto, jatobá, madeira de demolição, pinus, peroba e o bambu. 

Mais abaixo um passo a passo para que você construa o seu pergolado e traga mais beleza e requinte a sua casa.

Materiais:

  • Ripa madeira
  • Pregos
  • Furadeira
  • Fita métrica
  • Vigas de madeira
  • Nível de bolha
  • Sapatas de concreto

Como fazer:

  1. O Primeiro passo é a escolha da madeira, escolha uma que combine com o seu estilo e caiba no seu bolso, outro detalhe busque madeiras que sejam resistentes a chuva e pragas. evite madeiras empenadas e envergadas.
  2. Agora é hora de tirar as medidas do ambiente onde o pergolado vai ser inserido, planejar a estrutura. É importante que as bases verticais tenham no mínimo 8 cm² por 3 metros de comprimento e as barras laterais tenham 15 por 5 centímetros;
  3. Faça a demarcação do local. As colunas do pergolado devem ficar sobre sapatas de concreto para garantir firmeza, a ideia é enterrar por cerca de 60 centímetros de profundidade. 
  4. Utilize ripa transversal para unir as vigas. Repita o processo em todas as colunas.
  5. Para garantir um ângulo de 90º Utilize um nível de bolha e parafusos grossos.
  6. As vigas da parte de cima devem ter um espaçamento entre 20 a 40 centímetros entre elas;

Está pronto, agora é só acabar de decorar a estrutura.

PUBLICIDADE

Onde colocar os pergolados

Existem alguns tipos de pergolado que combinam com cada local em que são inseridos, mais abaixo você verá um pouco sobre cada caso e as possibilidades de locais onde você pode montar uma estrutura assim.

Pergolados de jardim ideais para quem deseja relaxar, cultivar plantas, são usados abertos ou fechados, ajudam a dar vida e beleza ao local. É o local onde mais se utiliza o pergolado. Você pode pendurar vasos de plantas para deixar a estrutura ainda mais bela e com cara de jardim, trazendo um clima de natureza ao pergolado. 

Pergolados de varanda externa, outro local onde os pergolados ficam uma graça é nas varandas eles ajudam a ampliar a estrutura da varanda, dando mais amplitude e beleza ao ambiente.

Pergolados de quintais, não existe um lugar específico eles podem ficar espalhados pelo quintal trazendo charme. Uma dica é escolher a parte mais ampla do quintal para que o pergolado tenha espaço, dentro da estrutura você pode fazer um lugar de descansar e relaxar.

Uma ideia é colocar vidro em cima do pergolado para proteger da chuva sem impedir que o sol ilumine o local. Você pode fazer uma mini área gourmet no pergolado fica bem interessante e combina com esse tipo de construção.