Como fazer seu Terrário Fechado:Como usar ele na decoração

Que tal ter em sua casa um item de decoração que seja ideal para embelezar os lugares e ainda traga todo um aprendizado sobre ecossistemas? Esse é o terrário fechado, um item que cada dia mais se torna comum e que, assim, faz com que você tenha mais condições de criar plantas em pequenos lugares. 

Sendo belo e enigmático, muitos não conhecem bem o terrário fechado, nem sabem do seu funcionamento tão incrível. Por isso, juntamos informações que tragam para você o que precisa sobre o terrário fechado e como é seu funcionamento.Terrário FechadoAcompanhe o texto e descubra tudo que você precisa sobre terrário fechado.

O que é um terrário fechado?mini terrário

O terrário fechado, também chamado de mini terrário, é um ecossistema completo feito em uma proporção pequena, dentro de um vidro fechado. Por simular as condições completas de um ecossistema, ainda que fechado você tem a planta viva e crescendo, pois ela encontrará ali tudo que necessita.

O sistema é autos-sustentável, o que faz com que o terrário fechado possa embelezar o lugar por anos e anos sem precisar de praticamente nenhuma manutenção. Assim, você tem um mini ecossistema completo em sua casa e ainda pode ter a planta crescendo em um espaço pequeno para ela.

Como que funciona o terrário fechado? composto de pedras, terra, água e plantas.

O terrário fechado é composto de pedras, terra, água e plantas. Ele deve ser feito em um vidro transparente para permitir a passagem da luz e para que você possa observar seu funcionamento e o crescimento das plantas. 

O funcionamento do terrário fechado acontece da mesma forma que um meio ambiente. Você tem o ciclo da água, que você usou para regar o lugar, que vai evaporar, condensar e molhar a planta. Com isso, ela tem tudo que precisa para continuar a crescer e manter o sistema vivo. 

Assim, você tem dentro do vidro todas as condições para que seu ecossistema funcione e que possa fazer todas as trocas necessárias, de forma a manter a planta escolhida viva dentro do terrário fechado. 

Ou seja, uma ótima oportunidade de observar os fenômenos da natureza, entre eles o ciclo da água, e fazer com que você tenha um espaço para cultivar as suas plantas pequenas e enfeitar seu espaço.

Quanto tempo dura um terrário fechado?

A duração de um terrário fechado vai depender de diversos fatores. Os principais deles são:

  • O vidro que você usar para fazer o terrário;
  • O tipo de solo que você usar para montar (pedras, terra);
  • A planta que você escolher para plantar no terrário fechado;
  • O ambiente onde ele vai ser colocado;
  • Os cuidados que você tenha com o terrário fechado. 

Considerando todos esses fatores, você vai ter um terrário durando por muitos anos sem precisar quase de manutenção, o que faz do lugar um mini ambiente ideal para se ter dentro de casa, observar tudo que a natureza tem a trazer e ainda enfeitar seu espaço, mostrando como funciona um ambiente pequeno.

Quais as vantagens de cultivar terrário em casa?

Muitos se perguntam para que serve o terrário. Pois a verdade é que ele é muito útil para vários detalhes da casa e pode ser usado, entre tantos fins, para que você tenha um item de decoração em sua sala, quarto ou qualquer espaço. 

Para quem quer observar os fenômenos da natureza, o terrário fechado é o ambiente completo em miniatura, sendo uma forma de conhecer como funciona e ainda apresentar para crianças este tipo de ambiente, ou seja, uma aula de ecologia dentro de casa. 

Ele também combina com todos os tipos de decoração, sendo peça ideal para enfeitar estantes, prateleiras, varandas e todos os lugares que precisar de algo diferente. Assim, com o terrário , você tem aquela planta pequena dentro de um vidro, criando peças únicas para seu lar. 

Além disso, é um sistema que praticamente não exige manutenção, permitindo que fique vivo dentro do vidro por muitos e muitos anos. Ou seja, você tem o ambiente completo sempre em funcionamento.

Como acertar no modelo de vidro para terrário ? dentro de um vidro fechado

Na hora de montar seu terrário, você tem que escolher bem o tipo de recipiente de vidro que vá servir para seu mini ecossistema. Para isso, nossas dicas são que você tenha um recipiente com vidro transparente, permitindo que você veja tudo que está acontecendo, combinado com o fato de que seja fácil de ser fechado. 

Você deve lembrar que, de tempos em tempos, você pode precisar fazer uma manutenção no terrário , então, é interessante que seu vidro também permita que você abra facilmente o ambiente. 

Por fim, lembre-se que ele precisa de luz. O que faz com que você precise de um recipiente de vidro transparente que possa ajudar na hora de fazer os processos de troca. 

Com certeza o terrário fechado é um item muito interessante e que combina com sua casa. Faça já o seu e aproveite.

Gostou? Continue no blog e tenha dicas de decoração para seu lar.