Almofadas decorativas são um toque de decoração importante e que faz a diferença nos ambientes, sejam nos sofás das salas ou numa caminha aconchegante. Porém, nem sempre os preços que encontramos nos mercados são atraentes, pois a demanda é sempre alta; e acaba saindo um pouco caro quando vamos comprar, ainda mais quando o desejo é levar de 4 a 5 unidades para decorar, não é verdade?
Sendo assim, que tal comprar apenas as almofadas e você mesma fazer as capas decorativas? Não é nada difícil de fazer e o resultado vai ficar do jeitinho que você sempre quis, pois quem vai escolher e criar a estampa será você! Existe melhor forma de personalizar suas almofadas do que você mesmo fazendo? Vem com a gente neste artigo especial que vamos te ensinar a fazer almofadas lindas, criativas e simples, com ou sem costura. Vamos lá?
Como fazer almofadas decorativas?
- Escolhendo a estampa:
O primeiro passo é pensar em qual estampa você deseja para suas almofadas. Você pode aproveitar de tecidos que já tem em casa, como aquele cobertor que está guardado há anos e até fazer um rejunte com pedaços de jeans, por exemplo; ou vá a lojas de tecidos e compre a metragem daquele que você mais gostou, levando o tamanho ideal para o número de almofadas que desejar.
Lembre-se de que as estampas escolhidas devem estar em sintonia com a decoração do ambiente, para criar harmonia visual. Dica: Escolha estampas coloridas se o desejo é criar pontos de cor no espaço; ou estampas em tons mais sóbrios quando a ideia for conforto e sofisticação; e assim vai.
Passo a passo de como fazer almofada sem costura
Que tal aproveitar aquele tecido grande, o suficiente para cobrir a almofada inteira? Você consegue criar uma linda capa com o procedimento de empacotamento da almofada. Veja o passo a passo:
- Coloque a almofada sobre o tecido;
- Cubra-a com as parte de cima e de baixo do tecido, como se tivesse embrulhando um presente;
- Dobre as laterais, formando pontas, de cada lado;
- Pegue as duas pontas, coloque sobre a almofada e amarre de forma firme, formando um nó central;
- Pronto! Você fez uma capa de almofada sem costuras ou recortes, e ainda tem o charme do nó, o qual você pode expor colocando-o para frente na hora de posicionar a almofada.
Passo a passo de como fazer almofada de retalhos
Nesse caso, o seu objetivo é juntar pedaços de tecidos, da estampa ou variados, formando uma capa para a almofada; sendo assim, você vai precisar de retalhos o suficiente para cobrir toda a almofada, régua para medir, tesoura, cola para tecidos (encontre na loja dos tecidos) e, pra quem não tem a almofada, compre cerca de 100g de fibra de poliéster siliconada para o enchimento.
- Corte o tecido em duas partes exatamente do mesmo tamanho; pode ser quadrado ou retangular, ou em qualquer outra forma que preferir; caso os retalhos sejam de tecidos diferentes, costure-os e recorte-os depois em duas partes do mesmo tamanho;
- Crie uma barra de cerca de 1 cm de cada lado dos tecidos; para fixar essas dobras, use a cola para tecido;
- Agora, junte os tecidos e cole as barras entre si, deixando um dos lados abertos para você colocar o enchimento; o ideal é esperar cerca de 8 horas até que seque completamente a cola;
- Depois de seco, preenche a almofada com o enchimento até ficar bem fofa; em seguida, feche essa parte aberta que resta com a cola e espere secar completamente novamente. Prontinho!
Como fazer almofadas de feltro?
Feltro é um tipo de tecido resistente usado muito na produção de produtos artesanais, inclusive em almofadas. Você pode encontrá-lo em lojas de tecidos, materiais para artesanatos e até em papelarias. Para fazer almofadas de feltro você vai precisar basicamente de feltros em cores diferentes para a decoração da almofada, além de cola quente, linha ou lã, agulha, enchimento e tesoura para a execução.
- Corte os moldes maiores para a base da sua almofada, assim como explicamos no passo a passo anterior;
- Costure com a linha ou lã na cor do feltro os tecidos, com cerca de 1 cm dos lados entre esses dois tecidos, juntando-os, deixando apenas uma parte aberta para inserir o enchimento;
- Coloque o enchimento até ficar bem fofo e depois feche a última parte aberta;
- Agora a criatividade é com você! Você pode recortar o feltro nos moldes do rosto de um bichinho, como uma coruja, por exemplo; ou encher de formato de corações ou nuvens, também; confira alguns exemplos e liberte seu lado criativo!
Inspirações:
Como fazer almofadas de feltro?
Sabe aquelas carinhas de reações que usamos nas redes sociais, os famosos emojis? Podemos também fazer almofadas no formato deles, em várias emoções! E adivinha só? é super fácil! Para fazer de um jeito bem fácil.
Você vai precisar de:
- O molde com as medidas exatas do emoji que deseja fazer, basta pesquisar na internet! Pode ser o emoji sorrindo, chorando, dando beijinho ou qualquer outro;
- Para os emojis das carinhas: tecido amarelo (rosto), preto (olhos), vermelho (corações, beijinho ou outros detalhes) e branco (dentes e outros detalhes), pode ser feltro ou qualquer outro, de preferência os mais macios e não ásperos;
- Cola para tecidos;
- Espuma macia para a parte interna, como plumante;
- Tesoura e alfinete;
- Linha e agulha;
Passo a passo:
- Recorte dois círculos do tecido amarelo em medidas exatamente iguais;
- Recorte os outros moldes do rosto do emoji, como olhinhos e boca, nas medidas exatas;
- Com cola para tecidos ou linha e agulha, coloque os olhos e boca em um dos tecidos amarelos, formando a carinha do emoji;
- Agora junte o primeiro tecido amarelo com o outro e costure, deixando um espacinho aberto para colocar a espuma, deixando bem fofinho; assim que colocar, costure o restante e remolde a almofada para ficar redondinha e fofinha.
- Pronto! Sua almofada caseira de emoji está pronta para decorar seu sofá ou cama.