Inverno chega e com ele aquele frio, ainda mais em alguns lugares específicos do país, não é? Pela vontade de nos manter o mais aquecidos possível, os cômodos da casa geralmente ficam fechados para que o vento frio não entre e deixe tudo ainda mais gelado.
Caso você não saiba, nessa situação mora um grande problema: o surgimento e consequentemente a rápida reprodução de mofo e ácaro, seja em móveis, nas paredes, no teto e até em roupas de cama.
Isso é bem preocupante, porque além de afetar os acessórios de casa, os fungos propagam diversas doenças respiratórias e de pele.
Se proteja evitando toda essa complicação. Como? Seguindo as dicas e as informações que trouxemos para ajudar a se manter saudável.
Por que há tanto mofo e ácaro durante o inverno?
Como dissemos, o inverno é aquela época do ano em que a casa tende a permanecer mais fechada para evitar a entrada do frio.
Ao mesmo tempo, na estação mais fria do ano, o banheiro é um espaço da casa que fica mais úmido devido ao vapor do chuveiro quente. Além, claro, dos umidificadores espalhados pela casa para melhorar a qualidade do ar.
Então, com toda essa umidade e pouca ventilação, os ambientes internos ficam muito suscetíveis à proliferação de mofo e ácaro no teto e nas paredes. Portanto, fique alerta e sempre deixe uma fonte para circulação de ar natural e luz solar neste espaço.
Ambientes onde moram idosos e crianças precisam de cuidados redobrados, já que o sistema imunológico dessas pessoas é mais frágil e, assim, automaticamente mais suscetível às doenças provocadas pelos ácaros e outros fungos.
Entenda como o mofo e o ácaro podem afetar sua saúde
Falando em saúde, este tópico é o mais importante para nos alertar, já que permitindo a proliferação de mofo e ácaro no inverno você também corre grandes riscos de desenvolver graves doenças respiratórias, cutâneas e alérgicas.
Dessa forma, aqueles que possuem alguma dessas doenças podem ter uma piora significativa, já que os ácaros são inimigos nesse momento.
Alguns exemplos das doenças causadas ou agravadas pelo mofo e por outros fungos são rinite, asma, pneumonia, sinusite, irritação na garganta, dermatite, tosses, nariz entupido e mais.
Temos certeza de que você e sua família desejam manter o bem-estar e ficar longe de doenças como essas no inverno. A solução é prevenir, para não precisar lidar com alguma delas quando estiver avançada e com sintomas horríveis, afetando o seu dia a dia.
A seguir, confira pontos essenciais que vão te ajudar a prevenir mofo e ácaro no inverno, cuidando não só do ambiente, mas da sua saúde e da saúde das pessoas que você ama.
Dicas de como evitar mofo e ácaro no inverno
Lugares onde você talvez nem imagine são um enorme convite para mofo e ácaros se propagarem. Não só pela umidade, mas também pela falta de higienização para retirar o acúmulo de poeira.
Por isso, é fundamental estar preparado para quando o inverno chegar e, mesmo com a sua casa aquecida e aconchegante, tê-la livre de fungos indesejados. Acompanhe nossas dicas!
Manter os ambientes bem ventilados
Banheiros principalmente, mas salas de estar, cozinhas e quartos não podem deixar de receber ventilação. Mesmo no inverno, quando o vento fica frio e pode causar certo incômodo.
Sendo assim, deixe abertas as janelas, os basculantes, as cortinas e o que for possível para manter a ventilação natural, circulação de ar e evitar proliferação de mofo e ácaros.
Trocar almofadas, travesseiros e roupas de cama com frequência
Sabe aquelas almofadas que deixam o seu sofá mais bonito? Pode parecer que não, mas ali é um ambiente bastante propício para ácaros, principalmente quando recebem umidade e poeira.
Os seus travesseiros, aqueles mesmo, onde você dorme tranquilamente, também são um perigo eminente para a sua saúde respiratória.
Afinal, eles podem acumular mofo e ácaros no inverno e também nas outras estações do ano, caso não recebam limpeza frequente.
Lave as roupas de cama, fronhas, mantas, cobertores e não se esqueça de lavar também as almofadas. Coloque no sol até que estejam completamente secas. Esse processo é importante para eliminar fungos propagados ali e prevenir doenças graves.
Aspire móveis e os tapetes no chão
Tapetes e móveis felpudos precisam ser aspirados constantemente, para que o acúmulo de poeira e ácaros não avance e cause maiores problemas.
Nesse caso, até as cortinas devem ser aspiradas, os cantos das paredes e, com certeza, os móveis. Principalmente aqueles que ficam mais encostados nas paredes.
O ideal é evitar que isso aconteça e deixar os móveis do ambiente, pelo menos, alguns centímetros afastados das paredes. Isso te ajuda a manter aqueles locais mais propensos a receber poeira e reter umidade sem mofo e ácaros.
Atenção com guarda-roupas e armários
Citando móveis, é importante lembrar que o seu guarda-roupas e os armários da sua casa precisam estar sempre limpos e aspirados.
Além disso, mantenha as roupas guardadas ali sempre secas para não ocasionar em mofo. Assim como passar panos levemente úmidos quando for limpar os armários, deixando secar antes de fechar.
Existem produtos específicos para realizar essas limpezas, então nunca caia em sugestões de receitas caseiras duvidosas para evitar mofo e ácaros no inverno, sempre procure a ajuda de um profissional.
Mantenha a faxina frequente
Você pode estar sem tempo ou em dúvida de quais produtos usar, mas tente manter a faxina em dia, especialmente no inverno e nos cômodos que têm menos circulação de ar.
Se você puder, faça aos finais de semana seguindo essas dicas passadas aqui. Em alguns casos, essa limpeza pode ser mais demorada, então aproveite um dia em que estará totalmente livre.
Mas, em último caso, contrate alguém que possa fazer faxinas eventuais na sua casa e limpar com atenção esses locais de alerta. Isso será um grande ponto de virada na sua saúde e na sua decoração.
Aproveite momentos de sol
Aproveite os momentos em que lava as roupas de cama para higienizar seus colchões, almofadas e travesseiros. Pense bem: são lugares onde você permite o descanso ao seu corpo, então é extremamente importante que estejam limpos.
Não só limpos, mas livre de fungos, bactérias, mofo e ácaros. Neste momento, o sol é seu grande aliado para combater e eliminar do seu aconchego tudo que possa prejudicar a sua saúde.
Então, mesmo que esteja fazendo aquele friozinho e o vento esteja gelado, a nossa maior dica é usar a luz solar a seu favor sempre que estiver mais forte.
Aproveite as manhãs e tardes livres para deixar seus colchões, almofadas e travesseiros limpos e muito mais seguros para descansar depois. Que tal?
Gostou das dicas para evitar mofo e ácaro no inverno? Coloque em prática e garanta já mais segurança para sua saúde e de sua família. Aproveite e continue acompanhando o site para mais!