Veja como escolher o melhor estilo de quadros para sua casa

A decoração é composta por um conjunto de elementos onde todas as partes de uma casa tem o seu valor. Com as paredes não é diferente elas dão um toque especial, um item que fica bem legal em uma parede é o quadro, nós vamos te ajudar a  como escolher quadros para sua casa.

O homem sempre gostou de se expressar por meio de pinturas e quadros desde as pinturas nas cavernas, depois foram evoluindo para telas e os quadros foram seguindo fases da arte, renascimento, romantismo cada fase tem o seu estilo e os seus artistas mais famosos.

decoração com quadros para sua casa

Tipos de quadro

Bom existem vários tipos de quadros no mercado desde os de artistas famosos feitos de tinta a óleo, que são os mais tradicionais, aos mais simples e baratos. Tem também os feitos de massa com efeitos em alto relevo que trazem um efeito moderno e inusitado.

Muitos são os modelos eles podem ser compostos por litogravura, xilogravura, aquarela e fotografia, dando um estilo bem moderno ao cômodo, quando a imagem é preta e branca pode compor ambientes rústicos, evite muito brilho as imagens foscas são as ideais para quadros.


Uma dica para valorizar os quadros acima é a moldura de vidro que dá um charme a mais. Quadros em EVA, feitos de garrafas pets, latinha, pano, papelão dentre muitos outros materiais reciclados ou não, também são tendência e ajudam a compor estilos.

 Como escolher quadros para sua casa

Quando a pessoa deseja escolher um estilo de quadro para a sua casa ela deve ter em mente alguns detalhes, o mais importante é quanto você pode gastar existem vários tipos de quadros de todos os preços alguns caríssimos, então você precisa definir uma faixa de preço.

A segunda parte é escolher um estilo para a sua casa o que você deseja passar a quem te visita quer um estilo mais romântico, mais clean ou lúdico, qual estilo combina mais com a sua personalidade, com certeza tem um quadro que combina com o estilo escolhido.

É por último você gosta mais de pintura, adesivo, colagem, jornal qual tipo de material te atrai mais para que então você possa escolher um quadro ideal que tem tudo a ver com a sua personalidade .

Tamanho de um quadro

Existem quadros de vários tamanhos e para todos os gostos. Locais mais tradicionais e visíveis pedem quadros maiores como perto da mesa da sala de jantar, em cima de um sofá na sala ou sobre a cabeceira da cama.

É importante ter em mente que existem quadros de vários tamanhos pequenos, médios e grandes, de vários formatos e com vários materiais que o compõem, então mesmo se o espaço for pequeno vai ter algum que combina.

Quadros em formatos de flores, bichinhos, com vários tipos de moldura ou sem. Qual estilo mais te atrai?

Algumas dicas de como escolher quadros para sua casa

A escolha da parede é muito importante, à parede pode influenciar bem na hora de escolher um tamanho, estilo de um quadro. Paredes mais largas ficam melhor com um quadro na horizontal. Se for mais estreita, a escolha deve ser de quadros verticais.

Busque harmonia e proporcionalidade um quadro pequeno em uma parede gigante vai sumir, perder a força de decoração. De acordo com a arquiteta Juliana da Mata “Você pode ter vários estilos de quadros numa mesma casa. Basta escolher a parede para colocar os estilos próximos”.

Um outro item importante são as molduras elas podem ser lisa, de madeira, plástico, massa, desenhadas, estilo medieval ou moderno. 

A escolha da moldura vai depender da sua personalidade e da composição da sua casa se você tem um cômodo romântico busque um quadro que combine, para estilos modernos um quadro mais inusitado com respingos, alto relevo. O quadro segue o estilo do cômodo.

Quanto a altura para pendurar um quadro é recomendado  que o centro do quadro fique a uma altura média de 1,60 metro em relação ao chão para que tenha uma boa visibilidade.