Como escolher liquidificador?

O liquidificador é um dos eletrodomésticos mais versáteis de uma cozinha. Com uma grande variedade de modelos, muitas vezes não é fácil saber como escolher o liquidificador. Aqui, vamos ajudar nessa tarefa, esclarecendo sobre os tipos, a potência, os tamanhos dos liquidificadores e quais são os disponíveis no mercado!

Dicas de como escolher liquidificador

O liquidificador, além de ser um eletrodoméstico muito útil para a sua função básica – que é misturar alguns tipos de alimentos – ele pode ser usado como substituto do processador de alimentos. Além disso, ele é utilizado também como batedeira em algumas receitas.

E com tantas utilidades, ele faz parte do dia a dia de muitas pessoas e já se tornou um item indispensável na cozinha. Entretanto, não é à toa que existam tantos modelos, marcas e características diferentes de liquidificadores no mercado.

Antes de aprender como escolher liquidificador, descubra a seguir os três principais tipos desse aparelho que você encontra no mercado.

Tipos de liquidificador

  • Tradicional: o liquidificador tradicional é aquele que encontramos na maioria das cozinhas. Ele é composto por uma jarra e por uma base onde fica o motor. É aquele modelo tradicional, que você com certeza já viu em alguma cozinha ou mesmo já usou.
  • Portátil: muitos ainda não conhecem o liquidificador portátil, mas essa é uma versão desse eletrodoméstico que oferece mais praticidade na preparação de receitas rápidas, como sucos e vitaminas. Esse modelo é composto por um copo menor e por uma base onde fica o motor.

Alguns modelos ainda possuem a lâmina na tampa do copo, outros se assemelham ao liquidificador tradicional.

  • Industrial: por último, outro modelo que você poderá encontrar no mercado é o liquidificador industrial, que é a versão mais robusta dos liquidificadores. Com alta potência e grande capacidade, esse liquidificador é capaz de triturar alimentos sólidos, bater alguns tipos de massas e processar ingredientes com muita facilidade.

É o braço direito de quem comanda uma cozinha. Assim como o liquidificador tradicional, esse modelo é composto por uma jarra, com capacidade maior, e uma base onde fica o motor. A grande diferença entre os dois modelos está justamente na potência e na capacidade.

Tamanho do liquidificador

Agora, você já tem dicas de como escolher o liquidificador ideal para você, que esteja de acordo com as suas necessidades e preferências.

Mas, para ajudar ainda mais, veja as variações de tamanho que mais atende suas necessidades.

Isso porque o tamanho do liquidificador é uma característica que faz uma grande diferença no uso do eletrodoméstico.

Afinal de contas, é a partir dessa característica que sabemos a capacidade da jarra. Há basicamente três escalas de tamanho ou capacidade dentre os liquidificadores encontrados no mercado.

Veja quais são elas e as indicações de cada uma:

  • Até 1 litro – são indicados para quem faz receitas com pouco volume.
  • De 1 a 2 litros – são indicados para quem faz receitas que precisam de mais espaço.
  • De 2 litros ou mais – são indicados para quem faz receitas em grande volume.

Velocidade e performance também são importantes na hora de decidir como escolher liquidificador

Outra característica que você deve levar em consideração na hora de escolher o liquidificador é avaliar a velocidade do eletrodoméstico.

Pois bem, além dos modelos mais básicos (que têm velocidade 1, 2 e pulsar), hoje em dia há modelos que contam com variações de velocidade indicadas para diferentes tipos de preparações. Assim, apresentando até 15 níveis diferentes de velocidade.

Saiba também que a performance do liquidificador depende muito das opções de velocidade disponíveis. Isso porque as velocidades definem quão rápido as lâminas vão girar para homogeneizar os alimentos.

Por exemplo, se você costuma triturar alimentos sólidos, procure modelos com a função pulsar que faz o liquidificador funcionar em sua velocidade máxima em um único toque.

Ainda sobre a performance dos liquidificadores, a qualidade e quantidade de lâminas também são pontos a se observar. Elas são essenciais para o desempenho do liquidificador. Atenção a esse ponto na hora de escolher o seu liquidificador!

Ruídos do liquidificador

Algo muito importante ao optar pelo liquidificador ideal é a intensidade do ruído do eletrodoméstico. Sabemos que o liquidificador é um pouco barulhento, devido ao seu motor e ao processo de triturar os alimentos.

Mas, a intensidade do ruído não pode gerar desconforto para quem o usa, não é mesmo?

Nesse caso, então, uma forma de saber se o equipamento é barulhento ou não é observando o Selo Ruído do Inmetro, que classifica de 1 a 5 o nível de ruído do aparelho.

O liquidificador mais silencioso recebe selo 1 e o mais barulhento recebe selo 5.

Material do liquidificador

Outro item que deve ser avaliado ao definir como escolher o liquidificador é o material desse eletrodoméstico. O copo ou jarra, por exemplo, pode ser de vidro, acrílico e inox.

Já a base do liquidificador, geralmente, é feita de plástico, mas há alguns modelos que são feitos de inox também. Veja a seguir algumas considerações sobre os diferentes materiais do copo:

  • Copo de vidro – fácil de limpar, não mancha e não retém odores, mas é mais pesado e menos resistente;
  • Copo de acrílico – fácil de limpar, leve e transparente, mas mancha com facilidade;
  • Copo de plástico polipropileno – barato, fácil de limpar e resistente à queda, mas tem menor resistência ao calor;
  • Copo de inox – resistente, imune a odores e manchas e leve, mas não permite a visualização da mistura.

Além disso, procure um liquidificador 100% livre de BPA, uma substância química altamente prejudicial à saúde, que – quando presente – é liberada no contato com alimentos quentes.

Potência: mais um ponto na hora de escolher liquidificador

Quanto maior a potência, maior a capacidade de processar produtos mais sólidos e difíceis de triturar. O ideal é procurar liquidificadores acima de 500 W.

Afinal, mesmo que não tenha o costume de bater alimentos densos, é bom ter em casa um modelo que não te deixe na mão caso necessite.

Acessórios do liquidificador

liquidificador

Alguns liquidificadores têm acessórios que podem fazer a diferença na sua escolha do melhor eletrodoméstico para a sua cozinha. Opções de copos com diferentes capacidades, filtro e espátula, dois eletrodomésticos em 1 são acessórios que podem facilitar o uso do liquidificador.

Por fim, sobre como escolher o seu liquidificador, considere o desempenho do produto em relação aos demais, por um valor que caiba no seu bolso. Também procure entender os materiais utilizados no aparelho, a confiabilidade da marca, a garantia que o fabricante disponibiliza, além de todas as dicas que demos aqui!