Como economizar na Páscoa: Melhores dicas para aproveitar sem gastar muito

Quer saber como economizar na Páscoa? Pois neste conteúdo vamos te ajudar! Afinal, a data comemorativa está chegando, e junto dela, as crianças começam com seus pedidos e a troca de chocolates se aproxima. 

Mas como bem sabemos, os chocolates estão cada vez mais caros. Por isso, o desespero já começa a bater para conseguir presentear seus amigos e familiares.

O ideal é que você faça pesquisas antecipadas, comparando preços de ovos em lojas, para evitar que você gaste muito com os chocolates.

Então, se quer saber mais sobre como economizar, continue lendo que vamos te dar as melhores dicas!

Dicas de como economizar na Páscoa 

Menina comendo ovos de chocolate ao saber como economizar na Páscoa.

Economia em época de Páscoa pode parecer difícil, já que todos sabem os altos custos de um chocolate de qualidade.

Assim, os brasileiros têm buscado a muitos anos pela diminuição dos gastos, criando métodos que auxiliem nesse momento.

Seguindo as dicas que vamos te passar abaixo, você vai conseguir garantir que o seu feriado de Páscoa seja incrível e econômico.

Faça compras antecipadas

Uma das principais dicas que vamos te ensinar, é sobre as compras antecipadas. Pois assim como todas as outras coisas que aumentam os preços mais próximo das datas, os ovos também passam por isso.

Então, o ideal, é fazer o planejamento de gastos com antecedência ao feriado, para que nada que você for comprar seja excessivamente caro.

Quando for comprar seus ovos, uma boa ideia é reunir um grupo de amigos e /ou familiares para ir até um supermercado que venda atacado, para ganhar um bom desconto.

E uma outra ótima opção é reunir um grupo para fazer um amigo secreto de Páscoa, onde todos receberão um ovo, tornando desnecessário a compra de vários ovos para as pessoas.

Faça um orçamento e compare os preços 

Antes mesmo de ir fazer as compras, é importante que você defina um orçamento, para que não gaste mais do que o necessário, evitando dívidas.  

Sendo assim, faça um planejamento de quanto vai gastar e quando vai realizar esse gasto, evitando gastos surpresas.

Quando for preparar a ceia, use ingredientes com preços menores do que outros, e evite comidas mais caras.

Uma ótima ideia é usar aplicativos para comparar os preços, encontrando uma opção mais em conta.

E lembre-se também sobre a possibilidade de escolher produtos similares aos de marca, que também tenham qualidade.

Compre de produtores locais 

Muitas vezes, os comerciantes locais costumam vender ovos com preços menores do que  produtos de grandes marcas.

Dessa forma, além de economizar, você também vai estar ajudando um comércio pequeno a gerar seu lucro com as vendas.

Os valores podem ser muito melhores do que os de grandes lojas, podendo até mesmo ter mais qualidade ou formas de personalização.

Muitas confeiteiras produzem ovos de Páscoa por um preço muito abaixo do mercado, com boa qualidade e com os famosos “Ovos de Colher”, em que você pode escolher um recheio. 

Faça ovos caseiros 

Uma ótima opção de como economizar na Páscoa, é fazer os seus próprios ovos, comprando os ingredientes que vão render bastante.

Se você fizer as contas, você vai gastar bem menos do que gastaria comprando 2 ou 3 ovos.

Além disso, os ovos caseiros podem ser exclusivos e únicos, já que você é quem decora, podendo fazê-lo do seu jeito.

Essa é uma grande oportunidade para ter um momento de lazer com seus familiares e amigos, montando ovos de Páscoa em conjunto.

Aproveite um self service de Ovo de Páscoa

Como os brasileiros são conhecidos por sua criatividade e jeitos de inovar nas comemorações, a Páscoa não podia ser diferente disso.

Um vídeo de uma família de Luziânia, no interior de Goiás, viralizou na internet, já que eles mostraram para as pessoas uma nova forma de comemorar a Páscoa em família.

Eles desenvolveram um self-service de ovos de chocolate, em que cada um recheava a sua casquinha como quisesse.

Segundo a dona da postagem, é o terceiro ano em que essa família promove essa atividade, sendo uma forma econômica e divertida de se comemorar.

Logo, você também pode aproveitar a ideia, oferecendo várias opções de recheios e complementos para os ovos. E claro, envolvendo toda a família na brincadeira. 

Como fazer um Ovo de Páscoa 

Pessoa segurando ovos de chocolate ao descobrir como economizar na Páscoa.

Agora você sabe como economizar na Páscoa, mas que tal aprender a fazer seu próprio ovo de Páscoa?

Para criar o seu seguindo as receitas, é fundamental que você entenda quais são as técnicas básicas para facilitar o processo.

O uso de formas específicas para a produção de ovos é algo que não pode faltar de modo algum, por exemplo.

Lembre-se, as orientações de temperagem (controle de temperatura) para o derretimento e resfriamento do chocolate devem ser seguidas à risca.

A seguir, vamos te explicar como fazer!

Separe as formas 

O primeiro passo é separar as formas e as vasilhas que vão ser utilizadas, como a panela usada para derreter o chocolate em banho maria.

E não se esqueça, o chocolate não pode entrar em contato com a água do banho maria. Por isso, tome cuidado para que a vasilha de vidro ou esmaltada em que estiver o chocolate não permita que a água entre.

As formas de ovos de Páscoa podem ser feitas de silicone ou acetato, sendo que a de silicone tem mais durabilidade, enquanto a de acetato é mais simples.

Limpe-as antes de usar, para que o chocolate fique brilhante e sem nenhuma falha quando retirado da forma.

Reúna os ingredientes

Os ingredientes precisam ser separados antes do começo do preparo, então deixe-os por perto para que você não esqueça nada quando começar a fazer o ovo.

O principal ingrediente é o chocolate. Então, separe a barra, ou o que for usar como chocolate, sendo que pode ser ao leite, meio amargo ou branco.

Caso você queira fazer ovos recheados, é importante que você separe também os ingredientes e guloseimas que vão ser usados para a decoração.

Derreta o chocolate 

Quando for derreter o chocolate, lembre-se que ele não pode entrar em contato com a água, já que se entrar, pode ficar empedrado, atrapalhando o processo de derretimento.

Além disso, a temperatura ideal do chocolate deve ser analisada com um termômetro de cozinha, e o nome disso é temperagem.

A temperagem é um passo importante pois é ele quem vai garantir que a sua casca possua brilho, resistência a temperatura ambiente e a estrutura rígida que impede que o ovo quebre.

Por isso, garante as seguintes temperaturas: 45ºC para o derretimento e 28º para o resfriamento.

Do mesmo modo, é importante que você escolha um chocolate que possua boa qualidade, evitando problemas no derretimento e sabor.

Coloque nas formas e espere esfriar 

Quando o chocolate já estiver derretido, as suas formas vão ser usadas, mas lembre-se de não exagerar na quantidade de chocolate.

Afinal, os ovos de chocolate não podem ter a casca muito grossa, mas também não devem ser finas, o ideal é que o ovo possua uma espessura de 5 a 7 milímetros.

Desse modo, o ovo vai para o freezer por alguns minutos, e quando retirado você pode perceber sua fragilidade colocando-o contra a luz. Caso ele esteja meio transparente, você repete o processo.

É importante ressaltar que o ovo não deve ser deixado por muito tempo na geladeira, já que pode cristalizar e ficar difícil de desenformar.

Retire os ovos e faça os recheios 

Por fim, chegou a hora de retirar os ovos e começar a recheá-los, e é importante lembrar que, para você que está apenas se divertindo com amigos e familiares, não se cobre tanto. 

Não é preciso que ele fique perfeito e parecido com o de uma profissional, já que o mais importante no fim é a diversão.

Quando for rechear a sua casca, usufrua da sua criatividade e decore-o do jeito que quiser, utilizando balas, chocolates e recheios.

Lembre-se de usar luvas, os panos para manusear o ovo, impedindo que o calor do seu corpo derreta a casca e a deixe marcada com seus dedos.

 

Aproveite nossas dicas nesse feriado, para que ele seja inesquecível, e ainda assim econômico.

Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo de como economizar na Páscoa, continue acessando o site para receber mais dicas como essas!