Um quarto pequeno gera muitas dúvidas para quem deseja decorá-lo, pois existe o medo dos móveis ocupar espaço demais e com isso surgem muitas dúvida de como decorar quarto pequeno.
Mas qualquer quarto pequeno como de bebês, crianças, jovens e adultos pode ter um toque super especial e com estilo diferente, basta seguir nossas dicas.
Hoje no nosso post trouxemos dicas de como decorar o quarto pequeno, e quais tipos de decoração e móveis podemos usar neste pequeno espaço.
Como decorar quarto pequeno de casal
Decorar o quarto de casal pode ser um sonho para certos casais, mas não se engane! Decorar esta parte da casa não é um trabalho tão fácil.
No quarto pequeno de casal , temos que alinhar conforto, beleza e funcionalidade e, por isso, é preciso opções inteligentes para a decoração, melhorando o espaço. O desafio pode parecer grandioso, pois o quarto de casal abriga duas pessoas com seus pertences, além da decoração e objetos pessoais de cada um.
Uma ótima opção que podemos dar no quarto de casal pequeno é abusar da iluminação no
local como neste exemplo:
Sabemos que a cama de casal ocupa muito espaço no ambiente, mas vale ressaltar que é importante deixar pelo menos 60 cm de cada lado da cama.
Se possível invista em móveis trabalhados em detalhes ou em cores claras. Em ambientes pequenos é importante ter portas de correr, assim, o espaço será maior.
Os espelhos também são uma grande jogada, pois dão a sensação que o local é maior.
Como decorar quarto pequeno de criança
A decoração do quarto infantil é algo que nos alegra, pois na maioria das vezes pode ter a participação dos filhos.
O quarto deve se espelhar no mundo da criança, porque ali será o seu cantinho de diversão e descanso.
O gosto da criança é um dos pontos mais importantes na hora de decorar, é neste local que eles vão passar a maior parte do tempo. Por isso, aposte em um cantinho de estudos e nichos para ajudar na organização.
Aposte em core claras, elas ajudam na sensação de amplitude do espaço. Para não deixar o quarto da criançada sem cor, aposte em móveis coloridos. Pode ser o nichos que damos como exemplo.
Se estiver dentro do orçamento, invista em móveis planejados, eles dão a opção de aproveitar o espaço o máximo possível.
Neste tipo de quarto é muito importante que a mobília seja baixa para que as crianças interajam com o espaço.
Se você quer dar mais vida ainda ao ambiente, que tal um painel? Papéis de parede em somente uma das paredes é algo que fica bem bonito.
Quarto pequeno de bebê
Quando um casal recebe a notícia que terá um bebê, uma das primeiras coisas é olhar alguns itens para o quarto da criança. Assim, querem preparar a casa para recebê-lo de maneira super confortável e aconchegante. Mas esta tarefa muitas vezes é um desafio.
Mas para decorar o quarto do futuro recém-nascido basta saber que é preciso aplicar cores mais neutras no ambiente. Podemos reparar que atualmente os quartos sempre tem cores mais claras.
Hoje em dia não é mais regra que rosa é para menina e azul para menino, assim, pode-se ter um leque de opções para este cômodo.
Se você deseja cores mais vivas para o quarto, é indicado usar estas cores mais intensas nos objetos de decoração, como sofás, quadros e cômodas.
Em casos de quartos pequenos para bebês, é oferecido berços com gaveteiros embaixo, assim, não tomando mais espaço.
Como já citamos, os espelhos são uma ótima jogadas para aqueles que querem passar a impressão que o quarto é maior. E não seria diferente no quarto do neném, pode-se usar espelhos nas paredes, dessa maneira o ambiente terá um ar de ser maior.
Abuse de prateleiras, assim, ajudará na organização.
Quartos para adolescentes
O quarto para essa idade na maioria das vezes gera muita dor de cabeça. Pois é um pouco difícil de agradá-los.
Mas neste tipo de caso podemos investir em quadros, papéis de paredes e muitas prateleiras.
A maioria dos adolescentes gostam de cores chamativas, deste modo, podendo usar cabeceiras ou criado mudo em cores diferentes. Gostou da ideia?
No caso de quartos masculinos, uma boa dica é ter cores claras por todo quarto mas separar uma parede para ter algo mais escuro como neste exemplo.
Continuando nessa vibe de quarto masculinos, não é mais regra ter quarto azul como já abordamos neste post. Neste caso podemos apostar em cores como verde, preta ou marrom. Mas nada de abusar, ok?
É muito importante a paleta de cores em qualquer cômodo pequeno. Dependendo da cor ou dos objetos que compõem, o local pode ficar com o espaço menor ainda.