Como colocar papel de parede: Aprenda passo a passo


O papel de parede é uma boa opção de decoração para uma casa. Pode ser colocado em todos os cômodos, internos e externos e existe uma infinidade de possibilidades de desenhos, de formas, de cores que podem ser utilizados.

Publicidade

Nos tópicos a seguir você aprender como colocar papel de parede, dos mais diferentes estilos e matérias-primas. Confira!

como colocar papel de parede

Adesivo

O papel de parede de adesivo é o mais comum que se tem, porém colocá-lo exige bastante atenção e também experiência. Você só tem uma chance, se errar, o papel vai ter que ir para o lixo.

Por isso, o ideal é que na primeira vez você chame um profissional para fazer essa colagem. A partir daí, você aprende junto com ele e passa a fazer as colagens você mesmo.

O papel de parede adesivado deve ser colado de cima para baixo, da esquerda para a direita. O adesivo tem que ser tirado de forma bem devagar e com muito cuidado, sempre deixando a parte anterior totalmente colada, antes de abrir mais o adesivo para colar a que está por vir.

Não tem segredo, é só seguir essas instruções. O problema é apenas que não há chances para erros, então deve ser feito com bastante cuidado e precisão.

Com cola branca

O papel de parede com cola é mais fácil de ser aplicado. Isso porque você vai prendê-lo na parede com uma fita crepe ou algo do tipo e depois vai passar o rolo com a cola branca por cima do papel. Aí, depois de colado, é só limpar o papel para que o branco da cola saia da parte visível do papel.

Publicidade

Outra opção é já ir com a cola na parte de trás do papel de parede. É muito mais difícil e vai funcionar como um adesivo, mas de forma bem dificultosa, porque qualquer lugar que sua mão encostar, ela vai grudar.

Em parede de madeira

Papel de parede foi feito para paredes de concreto. Em madeiras dá até para por e, dependendo de como for, fica bonito. A questão é que a madeira precisa estar muito reta e essa decoração tem que fazer sentido.

Com tudo isso bem pensado, o ideal é você usar o papel de parede de adesivo. Ele gruda mais, é mais resistente e melhor para ficar em uma parede de madeira.

Publicidade

Na horizontal

A regra de começar de cima para baixo e da esquerda para direita vale para qualquer tipo de papel de parede: quadrado, retangular, circular, linha, enfim, qualquer um. É só seguir essa regra, colar tudo com muito cuidado, que vai dar certo.

Com cola em pó

Outra possibilidade é você adquirir o papel de parede e colá-lo com a chamada cola em pó. Para fazer isso não é muito simples e exige uma série de cuidados.

Isso porque a cola em pó vai precisar se tornar uma cola branca e para isso, você vai ter que fazer essa cola. É preciso diluir o pó em uma quantidade de água, mexer bastante, às vezes até inserir outros produtos, até que ela fique na textura certa para ser colada.

Publicidade

Depois disso, é seguir as instruções da cola branca normal, passar o rolo na cola em pó diluída e depois aplicar no papel de parede.

Em textura

Tem alguns papéis de parede que têm textura e são mais complicados de serem colados. É preciso entender e saber onde está a textura e como ela deve ser aplicada. A partir daí, você vai fazer a colagem normal, mas tomando cuidado para não estragar a textura na hora de grudar o adesivo na parede.

Passo a passo

O passo a passo é simples. Primeiro você tem que definir onde na parede vai colar o adesivo. Depois você prende esse adesivo com fita crepe na parte debaixo e direita, põe ele no local certo e começa, bem devagar a retirar o papel para que ele cole na parede.

A cada tirada de papel, vá colando direitinho o adesivo na parede. Caso fique alguma bolha, ou torto, tire imediatamente, sem seguir com a colagem. Só siga depois que estiver tudo certo, caso contrário você vai perder o seu papel de parede.

Faça a colagem de cima para baixo, da esquerda para a direita e pronto, depois de alguns minutos, ele estará colado à sua parede.

Se tiver alguma outra dica de como colar papel de parede, deixe-a no comentário aqui embaixo!