Casas com varandas: Modelos, projetos e plantas para se apaixonar!

Publicidade

Varandas são um “must have” de todos aqueles que priorizam uma área de lazer onde mora, seja em casas ou apartamentos. Hoje, falaremos diferentes modelos de varandas para casas, com várias inspirações para decoração e organização desse ambiente.

Se você já tem uma varanda, vai se apaixonar pelas dicas, mas se ainda não, vai querer construir uma!

Casas com varandas

Publicidade

Modelos de casas com varanda

Os tipos de varandas em casas variam em sua maioria de acordo com a posição que ficam na planta da casa, se são abertas ou fechadas, se algum material prevalece na composição, dentre outras características. Confira os principais detalhes de cada modelo a seguir e exemplos para seguir:

  1. Casas com varanda ao redor

Varanda é todo espaço à frente dos interiores da casa, que servem para contemplação, descanso ou uma área gourmet, por exemplo.

E quando essa área é expandida para todas as laterais da casa, o resultado é um amplo espaço que decora a casa por inteiro e enche o ambiente de personalidade; além disso, é uma ótima proteção a toda a estrutura da casa a sol e chuva.

É um tipo de investimento alto, cujo objetivo é valorizar momentos ao ar livre, momentos em família, espaço para lazer de adultos e crianças, dentre outras propostas.

Publicidade

Pode envolver duas ou mais laterais da casa, ou ser no térreo ou parte superior da casa, depende do projeto.

Inspirações:

  1. Casas com varanda na frente simples

A varanda tradicional é aquela que ocupa apenas a frente da residência, como um alpendre ou sacada. Geralmente, é construída na área de recepção da casa, que é na área de recuo antes do interior da residência.

A maioria dos projetos simples conta com colunas formando um pergolado ou ainda um mesmo telhado ampliado ou toldo para oferecer sombra nesse cantinho.

Inspirações:

Publicidade
  1. Casas com varanda na lateral

É quando a varanda é construída em uma das laterais da residência, tendo como ponto de vista a frente da casa.

Em grandes projetos, costuma ocupar toda a lateral da residência, podendo ter desde uma estrutura mais estreita para jardins como também ser bem espaçosa para receber amigos e visitas, com mesas, redes e churrasqueira.

Alguns projetos de varanda lateral criam-na como um projeto à parte da casa, como um cantinho agregado.

Inspirações:

  1. Casas com varanda em sítio

A maioria dos projetos de sítios conta com pelo menos 3 laterais da casa principal com varandas.

Isso porque a ideia de um sítio é justamente abrigar muitas pessoas, na maioria das vezes, portanto é válido ter esse espaço para celebrar, comer, se divertir juntos.

Algo muito característico nas varandas de sítio são colunas ou vigas sustentando o telhado sobre a varanda ao redor da casa.

Além das varandas laterais, sítios podem contar com grandes e funcionais varandas gourmets, para facilitar no churrasco e outras refeições entre amigos.

Inspirações:

  1. Casas com varanda no segundo piso

Em casas duplex, que é um tipo de casa dedicado para quem busca mais espaço e tem terreno pequeno, o charme de uma varanda é quando ela fica no segundo andar, oferecendo um visual mais charmoso, desde os estilos mais modernos aos mais rústicos.

Elas podem ser feitas como uma extensão de algum quarto ou outro cômodo especial do andar de cima. Um grande janelão ou porta de correr é bem característico desses projetos!

Inspirações:

  1. Casas com varanda e garagem

Falando ainda em varandas no andar superior, um jeito funcional é que elas podem ser projetadas como coberturas de garagens do andar de baixo.

Outros projetos incluem uma varanda também no andar superior e a garagem abaixo na lateral oposta, conferindo à casa um formato diferente e de fachada especial.

Inspirações:

  1. Casas com varanda de vidro

O vidro é um dos materiais favoritos para revestir sacadas de varandas, porque é resistente, oferece proteção contra chuvas, combina com todo tipo de decoração, também com todo tipo de materiais da fachada, além de ter aquele brilho único que só o vidro tem.

Combina também com outros elementos comuns de varandas, que são portas-de-correr, janelas ao redor, também de vidro.

Inspirações:

  1. Casas com varanda e teto colonial

O telhado colonial é um tipo rústico e elegante de composição do telhado cujas telhas aparentes têm um estilo clássico, podendo ser desde telhas de barro ou outros materiais.

Combina muito bem com a proposta de varanda, seja nas laterais ou na frente da casa. São bem características das construções mais antigas, por isso enchem de estilo tradicional quando feitas em casas atuais!

Inspirações:

  1. Casas com varanda gourmet

Além das varandas tradicionais, com cadeira, bancos ou redes relaxantes, a casa também pode contar uma área gourmet, especial para receber visitas, fazer um jantar prático e especial, ou ainda um churrascão completo com os amigos perto da piscina.

É uma área otimizada para cozinhar e estar em boas companhias, contendo móveis funcionais para as atividades de cozinha como balcão, gaveteiros, ilhas, etc; eletrodomésticos práticos e modernos como cooktop, forno elétrico ou frigobar; e áreas de acomodações para as pessoas, como mesas, pufes e demais ideias.

Inspirações:

Mais projetos e plantas de casas com varandas para se inspirar

Ainda com dúvidas sobre como construir uma varanda na sua casa no melhor estilo?

Confira mais ideias de projetos e também plantas adaptadas de casas com varandas, apresente suas ideias favoritas a um arquiteto ou engenheiro, e tire dúvidas sobre qual é o melhor modelo de varanda para você fazer na sua residência!