HomeDecoraçãoCarpete para Sala: Conheça as Vantagens, Modelos e 5 Ideias Para Seu...

Carpete para Sala: Conheça as Vantagens, Modelos e 5 Ideias Para Seu Projeto

Se você sonha em deixar sua sala aconchegante, bonita e repleta de bom gosto, saiba que o carpete para sala é uma excelente opção. Com ele, você vai deixar o seu ambiente quentinho e acolhedor. 

Na hora de reformar ou de decorar, nem sempre o carpete é lembrado. Mas vamos mostrar como que ele pode trazer vantagens para sua casa e que a variedade de modelos pode se encaixar perfeitamente no seu projeto. 

Carpete para Sala: Conheça as Vantagens, Modelos e 5 Ideias Para Seu Projeto

Acompanhe o artigo até o final e tenha as melhores ideias de carpete para sala, inspirando a sua decoração!

Vantagens do carpete grande para sala 

Existem grandes vantagens em ter um carpete para sala. Principalmente os modelos maiores, trazem benefícios que você vai querer utilizar. Confira:

  • Conforto térmico: você deixa a casa quentinha e aconchegante mesmo em dias mais frios;
  • Isolamento acústico: o carpete grande para sala reduz o nível de ruído proveniente do atrito com os pés, absorve o ruído ambiente e bloqueia a passagem de som. Por isso, é perfeito para usar em apartamentos ou outros lugares onde você quer evitar de incômodos; 
  • Segurança: o carpete grande para sala é antiderrapante, evitando acidentes; 
  • Praticidade: diferente do que muitos acham, você consegue higienizar e manter limpo de maneira bem prática, bastando usar os produtos certos para isso; 
  • Camuflagem: o carpete para sala vai transformar o ambiente e fazer com que você tenha algo novo sem gastar muito com reformas; 
  • Variedade: você tem uma enorme quantidade de tipos e cores de carpetes. Com isso, pode deixar a decoração do seu jeito; 
  • Preço baixo: o investimento em um carpete para sala é bem menor do que outros produtos para a mesma finalidade; 
  • Durabilidade: se você tomar os cuidados certos, usar os produtos corretos de limpeza, você terá o carpete durando muito mais tempo. 

Desvantagens do carpete para sala grande 

Todo produto apresenta, também, uma desvantagem. Com o carpete não seria diferente. Por isso, você deve conhecer bem seu produto antes de instalar e ter a certeza de que é o melhor para o seu lar. 

A principal desvantagem é o acúmulo de sujeiras e proliferação de mofo em regiões quentes e úmidas. Para evitar isso, você deve utilizar produtos específicos para o carpete, de forma que ele fique sempre higienizado e que tenha sua durabilidade muito maior.

Se você é uma pessoa que gosta de sempre inovar o ambiente, outra desvantagem é que o peso dos móveis pode marcar o carpete, fazendo com que não seja prático para quem gosta de mudar sempre.

Modelos de carpete para sala 

Conheça, agora, alguns modelos de carpetes que você pode usar na sua sala e fazer com que a decoração seja ainda melhor. Com eles, você tem a certeza de que fez a escolha ideal para seu ambiente, além de aproveitar todas as vantagens oferecidas por cada modelo.

Carpete de nylon 

A grande vantagem de investir no carpete de nylon é que as fibras não acumulam sujeira. Você tem um material de fácil manutenção e que não vai dar trabalho na hora da limpeza.

Esse tipo de carpete é indicado para ambientes com maior circulação de pessoas. 

Carpete de nylon 

Carpete de lã

Um excelente material para quem quer um carpete com um bom conforto térmico. É um tipo bem interessante de carpete para se utilizar em todos os ambientes. 

A recomendação é que que não se use em sala de jantar ou perto da cozinha, pois o material não resiste a produtos químicos. O ideal é usar na sala de estar ou no quarto.

Carpete de lã

Carpete de poliéster 

Similar ao nylon, o tapete carpete para sala de poliéster é um material prático e indicado para ambientes movimentados. Entretanto, ele tende a acumular poeira mais fácil, então você precisa ter um pouco mais de atenção na limpeza deste material. 

O material é resistente, você pode usar em lugares movimentados e vai dar uma decoração excelente para sua casa.

Carpete de poliéster 

Carpete de madeira para sala

Para quem é alérgico e não pode chegar perto de carpetes, a melhor dica é investir no carpete de madeira para sala. Com o formato de régua fina, revestida por madeira natural, ele é mais econômico investir que outros tipos de pisos de madeira e você não precisa se preocupar com alergias.

Vai ter requinte, bom gosto e um lugar confortável para ficar com a família. 

Carpete de madeira para sala

Melhores cores de tapete carpete para sala 

As cores do carpete para sala devem ser escolhidas de acordo com a decoração do ambiente. Harmonize com as cores que você já tem e você certamente criará um ambiente muito melhor de se trabalhar. 

Tons claros e neutros são excelentes porque combinam com todos os estilos de sala. Entretanto, fique atento, pois essas cores mancham mais facilmente que as demais. 

Em uma sala grande decorada, invista nas cores mais escuras, como o cinza e o azul marinho. O cuidado deve ser para salas com grande incidência de luz solar, pois podem desbotar as cores do carpete.

Com essas dicas de modelos e cores, certamente que você vai transformar seu ambiente e fazer a sala de sua casa ser um ambiente lindo e bem preparado!