Os cactos sempre fizeram parte de toda decoração com plantas. Isso porque eles são fáceis de cuidar e você consegue ter mais facilidade na hora de conseguir ter os diversos tipos e fazer combinações únicas na hora de fazer a junção.
Com isso, na hora de escolher uma planta para fazer uso em sua casa, decorando bem qualquer ambiente, os cactos pequenos são ótimos, já que eles irão fazer com que você tenha mais vantagens na hora de fazer a combinação e de ter o que você precisa na hora de combinar com todos os estilos.
Cactos pequenos: características e 6 espécies para cultivar em casa
Para começar, é importante que você conheça o que são os cactos e como que eles funcionam.
Nativos das Américas, eles são pertencentes à família Cactaceae. Se popularizaram e hoje estão em todos os lugares do mundo.
Você encontra na natureza em diferentes formatos, tamanhos, cores, texturas e adaptados a ambientes extremamente quentes e áridos. OU seja, são resistentes e precisam de pouca água.
Existem mais de 100 tipos de cactos pequenos e grandes no mundo, de maneira que você pode escolher aquele que melhor combine com você.
Uma das facilidades é que ele é pouco exigente com regas e manutenções, porém muito necessitados de luz natural.
Por conta disso, os cactos pequenos pouco a pouco foram conquistando seu espaço no coração e na decoração de diversos ambientes.
Conheça, agora, as seis melhores espécies de cactos pequenos para você usar em sua casa:
- Cacto coroa de frade – Melocactus Érnestii;
- Cacto dedal – Mammillaria gracilis;
- Cacto zebra – Haworthia;
- Cacto de amendoim – Echinopsis chamaecereus;
- Cacto orelha de coelho – Microdasys Opuntia;
- Mini cacto bola.
Todas essas espécies são conhecidas e fáceis de conseguir. Você encontra em todas as lojas de plantas e de decoração.
Como cuidar de cactos pequenos
Uma das facilidades na hora de usar os cactos pequenos é que eles exigem poucas manutenções na hora de cuidar dentro de sua casa. Por isso, você tem com eles mais facilidades na hora de decorar sua casa.
As dicas para fazer um bom uso do cacto pequeno são:
- Lembre-se que você precisa de um lugar que tenha boa iluminação. Se possível, você deve ter 5 horas de sol para o cacto.
- A rega deve acontecer, no máximo, duas vezes por semana. Você deve observar se o substrato está seco ou se está pronto.
- Veja se o vaso tem boa drenagem para que possa ter mais facilidade na hora de molhar e não ficar enxarcado nas raízes.
- As mudas devem ser passadas para outros potes e, assim, vai crescer bastante.
Como acertar no modelo de vasos para cactos pequenos
Você deve ter um vaso de acordo com o tipo de decoração que precisa. E também deve pensar no lugar onde seu cacto será colocado. Por isso, escolha sempre vasos que combine com a planta e com o lugar.
Para começar, você deve ter um tamanho ideal para o lugar onde vai ser colocado seu cacto pequeno. Pode ser um vaso menor, maior, de acordo com a espécie e espaço que você tenha.
Você também tem que ter um tipo de vaso de acordo com o que deseja. Existem vasos de barro, assim como de plástico. Escolha aquele que vai combinar com a decoração e com a espécie.
Existem, também, vasos mais altos ou mais baixos. Você deve usar de acordo com a espécie que tiver.
Pode, também, pegar um vaso grande e fazer uso com diversas espécies juntas. Assim, você consegue ter mais qualidade na decoração e vai ter vasos belos na sua casa.
Como usar cactos pequenos na decoração
Existem diversas formas de usar o cacto pequeno na decoração. E você deve escolher fazer de maneira que ajude na composição de seu espaço.
Na sala, você pode usar sobre as mesas, de maneira a conseguir uma decoração especial na hora da montagem de seu ambiente.
Nos quartos, pode trazer o cacto pequeno sobre bancadas, nas janelas e em outros espaços.
E também a cozinha pode receber pequenos vasos com cactos, fazendo com que você tenha mais beleza no espaço.
A decoração pode combinar diversos tipos de cactos pequenos, vasos diferentes e ainda usar para que você possa ter mais beleza no lugar. Por isso, escolha sempre tudo que combine com seu lugar e, assim, você vai conseguir ter o cacto como um importante aliado na decoração.
Gostou de conhecer? Acompanhe mais dicas de decoração em nosso blog.