Bonsai na sua decoração: Tudo Sobre Árvores em Miniatura

Existem várias formas de trazer a natureza para dentro de sua casa. E, talvez a mais charmosa delas, seja através do uso de bonsai. Essas plantas em miniaturas trazem uma beleza única e fazem com que todo o ambiente esteja mais harmonizado e mais belo. 

Por conta disso, para que você possa conhecer melhor essas plantinhas, reunimos as principais informações sobre o bonsai, para que você saiba quais são as melhores e como cuidar de sua planta. 

Bonsai na sua decoração: Tudo Sobre Árvores em Miniatura

O que é uma planta bonsai e o que ela representa?

Diferente do que muitos pensam, o bonsai não é uma planta específica, mas uma técnica de cultivo que faz com que as plantas fiquem em miniatura e que, com isso, se tornem belos enfeites para casas e outros ambientes.

Essa técnica significa “árvore na bandeja”. O nome vem da técnica de se miniaturizar qualquer tipo de planta sem perder suas características originais. Por conta disso, você encontra bonsai de frutas e flores, tendo, inclusive, espécies que dão as frutas em miniatura. 

Como surgiu e quanto tempo ele dura?

A antiga técnica do bonsai é antiga e remota ao século III a.C., na China. Entretanto, quem deu o nome de bonsai e aperfeiçoou a técnica de se miniaturizar árvores foram os japoneses. Por conta disso, ela é conhecida por ser do Japão. 

Uma curiosidade. O bonsai era considerado um símbolo das classes mais altas, ou seja, todas as pessoas ricas possuíam bonsai. Mas, atualmente, a técnica se popularizou e, hoje em dia você encontra em todos os lugares. 

O bonsai é uma técnica sensacional. Por miniaturizar árvores, são usadas como enfeites que podem estar em espaços comerciais ou domésticos. Além de ter uma planta que não ocupa espaço, você ainda tem um enfeite que traz paz e harmonia para seu ambiente. 

Se você tiver os cuidados corretos, protegendo suas plantas, elas durarão por muitos e muitos anos. Na China e no Japão, por exemplo, existem exemplares com mais de mil anos de idade.

Uma curiosidade. O bonsai mais caro do mundo é o “Higurashi”, de 400 anos de idade. Hoje está exposto no Museu de Arte do Bonsai de Omiya – Saitama, após ter passado por vários artesões e está avaliado em aproximadamente 7 milhões de reais. 

Qual o melhor bonsai para quem nunca teve?

Existem algumas espécies que são ótimas para quem nunca cultivou um bonsai. Entre elas, estão: Ficus;Crassula (Planta-Jade); Ligustrum (Ligustro); Carmona (Chá de Fukien); Jabuticabeira (Myrciaria cauliflora); Araliáceas; Azaleias; Araucárias; Pinheiros.

Para quem está começando, fazer bonsai com o Ficus é o ideal, pois esta planta é tolerante a baixa umidade e muito resistente.

Como fazer o seu

bonsai

Existem três estágios de produção do bonsai. O primeiro, é a muda, onde você escolhe a planta a ser aplicada a técnica. O segundo estágio é o pré-bonsai, onde ele está sendo preparado para ser o bonsai e pode levar meses ou até anos. Por fim, o estágio final, bonsai, quando ele está pronto e precisa apenas de manutenção. 

Para fazer um, você vai precisar de um pré-bonsai (caso não saiba a técnica para preparar a muda), um vaso, uma tela de drenagem, tesoura de poda e materiais nutritivos para a planta. 

Com tudo em mãos, coloque a tela de drenagem no fundo do vaso. Depois, coloque substrato, solte o pré-bonsai da sua proteção e coloque no vaso com a terra que vem nele. Preencha com mais substrato para cobrir as raízes. Coloque um pouco de enraizador no borrifador e regue uma vez por semana. 

Agora é só ter os devidos cuidados e sua mini árvore estará viva e preparada por muito tempo. 

Como cuidar da sua miniatura de árvore

Para que você tenha seu bonsai sempre lindo e bem cuidado, você precisa de uma combinação de sol, ar, água e temperatura. Evite sempre os extremos. Pesquise, de acordo de cada espécie, o tempo que você precisa deixar a árvore no sol. 

Por outro lado, regue diariamente o seu, fazendo com que ele absorva bem a água e esteja bem hidratado. Evite o excesso de água para que a planta não morra. 

Quando chegar a época das podas, você deve usar um alicate corte côncavo, uma tesoura de poda ou uma comum bem afiada. Na hora de podar, leve em consideração que devem ser eliminados: galhos que crescem na mesma altura; galhos com voltas ou retorcidos; galhos grossos demais.

Seguindo essas dicas, a sua miniatura de árvore vai estar sempre lindo e você pode aproveitar a planta por muitos anos. 

E então, gostou de conhecer esse enfeite lindo que vai harmonizar sua casa? Continue acompanhando o blog para ter mais dicas de decoração.