Banheiro Sem Janela: 9 Soluções Geniais Para seu Projeto

É cada vez mais comum ter a presença de banheiros pequenos e sem janela, neste artigo vamos mostrar 9 soluções geniais para o seu projeto, de modo que o seu banheiro fique iluminado e bem decorado.

Em um mercado imobiliário com a presença de casas cada vez menores está sendo cada vez mais comum a presença de banheiro sem janela, o que pode dificultar muito no cotidiano, trazendo umidade e pouca iluminação.

Banheiro Sem Janela: 9 Soluções Geniais Para seu Projeto

Se você passa pelo problema e está em busca de alternativas para amenizar as desvantagens de um banheiro sem janela, não deixe de acompanhar o nosso artigo e ficar por dentro de tudo sobre o assunto.

1° Exaustor

Nossa primeira sugestão é a utilização de um exaustor, pois ele retira o ar e o leva para um duto mantendo o ambiente sempre fresco e com ar renovado, basta instalar corretamente, fora que é uma peça pequena que não interfere na decoração.


2° Grade de Ventilação

Essa é uma opção mais econômica para quem deseja renovar o ar de um banheiro sem janela, não precisa de energia para funcionar, o ar quente sobe e sai pelo teto e um ar novo entra pela parte debaixo, uma ideia super prática e eficiente.

Um detalhe interessante é que as grades eliminam odores do ambiente o que é ótimo.

3° Toalheiro térmico

Um equipamento que funciona nas temperaturas de 35 a 52 C que pode ser programado para funcionar em tempo determinado ou a todo momento e ajuda a secar toalhas mais rápido, o que acaba por diminuir demais a umidade do ar.

Fora a parte estética, em formato de grade são super charmosos trazendo muita beleza ao local onde é inserido.

4° Invista na iluminação do ambiente

Como é um banheiro sem janela, você não terá a presença da iluminação natural no local o que pode dificultar na hora de fazer a iluminação do local, por isso é interessante se ter mais de um tipo de luz, coloque no teto e em pontos específicos para iluminar e valorizar objetos e peças.

É muito importante investir em uma iluminação eficiente e realmente eficaz para compensar a falta de luz solar.

5° Utilize plantas

As plantas se mostram uma ótima opção para esse tipo de banheiro, pois além de ajudarem na decoração, ajudam também a melhorar a qualidade do ar e diminuir a umidade local.

Como não são todas as plantas que gostam de sombra, de preferência as espécies:

  • Zamioculcas; 
  • Lírios da paz;
  • Babosa;
  • Samambaia;
  •  Violetas.

6° Utilizar móveis resistentes

O banheiro sem janela fica ainda mais úmido o que vai requerer que o dono invista em móveis mais resistentes e que sejam feitos de material bom e que aguentem água, nada de MDF e desses móveis mais fraquinhos, aqui o ideal são móveis de madeira maciça que seja bem resistente e de preferência tenham sidos tratados com verniz.

Você pode utilizar outro tipo de material desde que seja resistente à água, aqui a ideia é manter a durabilidade.

7° Desembaçador de vidro

Uma outra ótima alternativa para esses espaços é colocar um desembaçador de  vidro para evitar que os espelhos embacem com a umidade e o vapor do banho, garantindo assim que seu espelho fique sempre limpinho, ele pode ser instalado atrás do espelho ou você usar um adesivo para obter o efeito.

8° Capriche na decoração

É muito importante que o local seja receptivo você pode utilizar velas, flores e incensos, busque trazer harmonia e beleza ao conjunto valorizando cada espacinho do seu banheiro, como ele não tem janela você pode utilizar um quadro para trazer o efeito, ou outras peças, use a sua imaginação.

9° Fuja do gesso

Apesar de trazer muita beleza e requinte a uma decoração, o gesso não é indicado para banheiros principalmente os sem janela, onde a umidade é ainda maior, deixe o material para outras partes da casa, aqui o que se deve procurar são revestimentos a prova de água.

Como você viu mais acima muitas são as formas de melhorar a decoração e deixar o seu banheiro sem janela mais atrativo, basta ter boa vontade e usar a criatividade.