Bambu-da-Sorte, você conhece essa planta?

Conhecido por sua aparência peculiar e cheia de simbolismos, cultivar um bambu-da-sorte traz boas energias e também pode ser parte de uma linda decoração. Saiba como cuidar do bambu-da-sorte, os significados dessa planta, qual o melhor lugar para cultivar e muito mais!

Como é o bambu-da-sorte?

bambu

Apesar do nome, a planta não é o bambu que conhecemos. Na verdade, pertence à família das Ruscaceae, a mesma da pata de elefante, e se desenvolve muito bem em água ou na terra.

A espécie mais cultivada pelas pessoas tem estatura de pequena a média. A planta pode atingir de 30 cm até 1,5 m (no caso das mais altas).

Os caules do bambu-da-sorte são finos e eretos, crescendo para cima. As folhas têm formatos de lanças e são sempre verdes. A espécie não gera flores, ainda assim, é muito vistosa.

O bambu da sorte é fácil de cuidar e ideal para cultivar no interior de ambientes. Saiba muito mais sobre essa espécie a seguir!

Significado do bambu-da-sorte

bambu

O bambu da sorte é originário da África, mas se popularizou no Oriente, especialmente na cultura chinesa. Segundo as tradições e lendas, a planta atrai sorte, fortunas, prosperidades e ainda afasta energias negativas dos ambientes.

Para a técnica do feng shui, cada haste atribui um significado diferente à planta. Por exemplo:

  • 2 hastes trazem sorte no amor.
  • 3 é sinônimo de riqueza e felicidade.
  • 5 simboliza entusiasmo, equilíbrio e criatividade.
  • 6 hastes significam riqueza, dinheiro e abundância.
  • 7 quer dizer vida longa e muita saúde.
  • 8 hastes é sinônimo de prosperidade.
  • 9 hastes traz sorte em todas as áreas e aspectos da vida!
  • 10 hastes simbolizam prosperidade.
  • 21 hastes traz muita saúde e vida longa.

Além disso, uma tradição oriental diz que o bambu-da-sorte deve ser dado de presente em ocasiões que marquem um novo começo. Por exemplo, mudança de casa, casamento, nascimento de uma criança ou na conquista de um novo emprego.

Ademais, na hora de presentear, amarre no bambu-da-sorte uma fita vermelha para atrair a boa saúde a quem recebe e ativar ainda mais os poderes místicos da planta.

Como cuidar do bambu-da-sorte?

Mesmo sendo de fácil cultivo, fique atento a alguns cuidados que o bambu-da-sorte necessita:

  • Luminosidade: o ideal é manter a planta em meia-sombra ou sombra total; nunca na luz direta, porque o sol pode fazer com que as folhas sejam amareladas ou até queimadas.
  • Regas: o bambu precisa de solo úmido, mas não encharcado. Então, a rega deve ser intervalada. Prefira água filtrada ou mineral, já que a da torneira pode enfraquecê-la.
  • Poda: quando as folhas começarem a crescer ou estiverem danificadas, pode-as com uma pequena tesoura, até deixar a planta com uma estética harmonizada.

Como cultivar bambu-da-sorte na água?

bambu

Uma das vantagens do bambu-da-sorte é que ele pode ser cultivado tanto na água quanto na terra, apesar de preferir o ambiente molhado.

Se quiser tê-lo na água, assim que você adquirir seu bambu é necessário colocá-lo na água. Um dos vasos mais indicado são os de vidro, pois através deles é possível verificar o desenvolvimento das raízes.

Mas, nada impede que você escolha outros modelos, de acordo com a decoração do cômodo onde ele será posicionado.

Se quiser deixar o bambu-da-sorte em destaque, uma opção é usar os cachepots. Eles são ainda mais delicados que os vasos, por isso ótimas opções para elevar o visual da plantinha e de toda a casa.

As raízes da planta devem ficar submersas sempre. Ao notar que elas estão muito grandes, é hora de substituir o vaso antigo por um maior, como os de piso – a fim de submergi-las outra vez.

Além disso, coloque pedras no fundo do vaso para manter o bambu ereto, troque  água ao menos uma vez por semana e é recomendado enxaguar o vaso, as pedras e a própria planta, sempre que fizer a troca.

Como cultivar bambu-da-sorte na terra?

Plante o bambu-da-sorte com furos na base do vaso que garantem uma boa drenagem. Nesse caso, o vaso deve ter cinco centímetros de diâmetro a mais que a planta.

Onde colocar meu bambu-da-sorte?

bambu

O bambu-da-sorte é uma planta com diferentes tipos de modelagem, podendo assim ser incorporada na decoração de diferentes formas. Isso porque a planta pode assumir formatos de corações, torres e espirais.

Contudo, o bambu-da-sorte trançado ainda é o mais popular de todos. Isso porque, suas hastes quando enroladas umas nas outras encantam qualquer ambiente, principalmente se posicionadas em cima de um rack, mesa lateral, mesa de centro ou até mesmo sobre a mesa de jantar, decorando a sala de jantar da casa.

No banheiro, o bambu-da-sorte pode ficar no gabinete de banheiro ou disperso em prateleiras. Já no quarto, o bambu pode compor a decoração sobre a mesa de cabeceira ou até mesmo na penteadeira. Isso porque, seus caules possibilitam a criação de inúmeros arranjos diferentes.

Passo a passo de como enrolar o bambu-da-sorte

bambu

Saiba que o processo de traçado do bambu-da-sorte pode ser feito simplesmente ajustando sua exposição ao sol ou por meio de arames.

No entanto, entenda que o processo de trançado até atingir um arranjo completo acaba exigindo paciência e habilidade de seus cuidadores. Siga o passo a passo para enrolar o bambu:

1.Coloque o bambu dentro do vaso, com o arame paralelo à planta.

  1. Prenda o arame ao caule com uma fita adesiva. Deixe a ponta do bambu solta.
  2. Quando perceber que a planta deu uma volta completa seguindo o espiralado do arame, reposicione o item e as fitas. Repita o processo quantas vezes quiser.
  3. Ao perceber que o bambu-da-sorte está firme, remova as fitas e o arame. Deixe sua plantinha crescer naturalmente.

O bambu-da-sorte pode ser encontrado em lojas especializadas. Com as nossas dicas de como cultivar e usar a planta na decoração de ambientes, você deixa a casa ornamentada e ainda usufrui dos significados do bambu-da-sorte – que traz amor, riqueza e afasta as más energias!