Azulejo Retrô: Ideias para Transformar Sua Decoração

Para a construção e decoração de casas, as épocas trazem tendências diferentes. Cada designer, cada modelo, cores e objetos são adaptados com o intuito de que a moda seja sempre bem diferenciada. E há um item que fez toda a diferença na hora de decorar ambientes, que são os revestimentos hidráulicos. Eles ganharam contornos e cores diferenciados em cada época. E, se você deseja um ambiente leve e colorido, os azulejos retrô são a pedida certa para a decoração dos ambientes. 

Azulejo Retrô: Ideias para Transformar Sua Decoração

Baseado nos designs vibrantes que figuraram até os anos 70, os azulejos retrô são ótimos para mudar o ambiente e criar um clima diferenciado na hora de construir e decorar. Certamente que são a opção certa para fazer uma reforma ou na hora de construir.

Confira nosso artigo até o final e conheça um pouco mais sobre esta tendência, assim como veja dicas de decoração com os azulejos retrô. 

Tipos de azulejo retrô 

O azulejo retrô pode ser usado em qualquer ambiente da casa. São opções excelentes para a a cozinha, área gourmet, banheiro e até para transformar uma mesa de jantar. As vantagens estão por conta da facilidade de limpeza e pela forma como a decoração vai ficar muito mais bonita. 


Para montar, é necessário que você se preocupe principalmente na harmonia das cores do revestimento com o restante da decoração. Fazendo isso, você tem a certeza de que vai transformar sua decoração com este tipo de revestimento bem utilizado e bem versátil. 

Não existe apenas um tipo de azulejo retrô. Existem vários. Cada um deles é feito para determinada utilização e para que você tenha um efeito bem diferenciado na hora de montar a decoração completa de seu ambiente. Com isso, você tem a certeza de que vai ter um ambiente lindo, decorado e com um visual único. 

Os azulejos retrô mais conhecidos são os ladrilhos hidráulicos, que são característicos de decorações inspiradas nos anos 40 e 50. Mas, além deles, hoje existem os ladrilhos decorados, os com cores vibrantes, os tijolinhos brancos e o patchwork, com linhas, curvas e características próprias. Cada um deles vai criar um ambiente diferenciado na hora de montar sua decoração. A escolha fica por conta do efeito desejado e daquilo que lhe agrada mais. 

Conheça um pouco mais sobre esses tipos de azulejos retrô.

Hidráulicos 

Os ladrilhos hidráulicos são característicos de uma decoração retrô. Eles são baseados na arquitetura bizantina e são conhecidos como revestimento artesanal ou mosaico. Para sua fabricação, a indústria usa cimento, areia, pó de mármore e pigmentos. Diferentemente da cerâmica comum, seu processo de cura utiliza apenas água, sem queima do produto. 

Os revestimentos hidráulicos trazem cores e formas distintas, sendo uma excelente opção para quem quer manter esse visual mais artesanal e uma característica bem retrô em todo o ambiente. Este é o tipo ideal para revestir sua cozinha, disponível nas cores que você desejar, inclusive preto e branco.

Patchwork

Se você quer um ambiente diferenciado, com cores e formatos diferentes, o patchwork pode ser a forma ideal para você. Assim como no artesanato, que se pega vários retalhos e se costura, formando combinações únicas, você pode usar esta técnica com os azulejos. 

Com o azulejo retrô, é possível fazer esse efeito para obter um ambiente criativo e colorido. Você consegue encontrar em lojas já modelos prontos para fazer estas combinações, como pode comprar azulejos diferentes, de várias cores, e criar sua própria combinação de estilo.

A técnica é ótima para usar com paredes em destaque, como box do banheiro, uma bancada ou a pia da cozinha. Vai ser uma combinação excelente e vai trazer um efeito único para sua casa.

Cores vibrantes

Se o seu objetivo é ter um ambiente sem estampas mas com um ar retrô, você pode usar os azulejos de apenas uma cor, como o laranja, azul ou verde e terá este efeito. As estampas de apenas uma cor vibrante trazem um colorido diferente para seu ambiente, mantendo o ar que você deseja e a beleza única das cores. 

Aqui, você pode escolher o ambiente que mais lhe agrada, como banheiro ou cozinha. O ideal é fazer um revestimento completo com a cor desejada para conseguir este efeito.

Tijolinho branco

Se o que deseja é um efeito com o branco, os azulejos retrô com modelo de tijolinho branco são os ideais. Com eles, você tem um ambiente suave, sereno e pode usar uma combinação de móveis com estilo retrô para trazer o ar que deseja ao seu ambiente. Além disso, mantém a beleza e valoriza todo o seu ambiente. 

Os tijolinhos brancos ficam excelentes com áreas como churrasqueira, cozinha, copas e ambientes externos.

E então? Que tal usar essas dicas de azulejo retrô para fazer uma nova decoração no seu ambiente? Certamente que vai fazer sucesso e trazer ao ambiente um ar diferenciado e belo.