As profissões que estão morrendo e você deve evitar

Publicidade

Todos os dias jovens se perguntam, qual profissão eu devo seguir? É verdade que isso tira o sono de várias pessoas que acabam de ingressar no mercado de trabalho.

Mas vocês sabiam que algumas profissões estão com os dias contados? Fique ligado ao longo desse artigo que vamos listar para vocês diversas profissões que segundo os especialistas podem acabar em apenas 10 ANOS.

Segundo alguns especialistas da AAA, uma plataforma especializada em tecnologia, inovação, disrupção e economia transformador, a questão não é prever se uma profissão vai deixar de existir, mas sim descobrir quais vão ficar.

Publicidade

Tá curioso em saber quais as profissões devem acabar nos próximos anos ?  Listamos 10 que segundo o Especialista da AAA acredita que deve acabar na próxima década!

profissões que estão morrendo

1- Piloto de avião

Quando vai ser robotizada: de 2025 a 2030

Quando a profissão será automatizada: entre 2025 e 2030

Publicidade

Justificativa dos especialistas: Para a maioria da população mundial  o termo piloto automático já é algo bem comum.

pilotos

Em grande maioria dos sistemas computadorizados, esses sistemas já pilotam as aeronaves, as vezes em que há uma interferência  humana acontece nas etapas onde ocorre a decolagem e o pouso, mas o mais incrível é que muitas empresas já estão realizando vários testes em aeronaves que são 100% autônomos.

Atualmente  a gigante BAE Systems está testando uma aeronave bimotor que tem capacidade para 16 lugares. Alguns estudos apontam que a economia gerada pode ser de até 35 bilhões de dólares por ano se a maioria dos voos comerciais fossem realizados por sistemas.

2- Anestesista

Quando a profissão será automatizada: 2025

Publicidade

Justificativa dos especialistas: A gigantesca Johnson & Johnson  conseguiu desenvolver um robô que consegue realizar com sucesso anestesias em pacientes que vão realizar tratamentos mais simples em clínicas e hospitais.

Anestesista

A economia gerada por procedimento chega ser muito espantoso, o preço cai de US$2.000 para US$150 e além de tudo apenas um médico consegue ser capaz de realizar vários procedimentos ao mesmo tempo com este robô. 

Atualmente o produto não está sendo vendido para realizar uma maturação, mas o que demonstram os testes feitos nos hospitais é que em breve esta profissão deve acabar. 

3- Analista de investimento

Quando a profissão será automatizada: 2023

Justificativa dos especialistas:  Quase um terço de todas as vagas nos bancos de investimentos de Wall Street simplesmente desapareceram desde o ano 2000, segundo o autor futurista Martin Ford.

Analista de investimento

Isso não aconteceu apenas pela digitalização das operações que eliminou andares de pessoas ao telefone comprando e vendendo ações. Os robôs que operam em alta frequência (HFT) já representam hoje mais de 50% das operações diárias no mercado americano de ações.

A competição não é mais pelo melhor analista, mas pelo melhor algoritmo capaz de entender as condições do mercado e tomar decisões de investimento.

4- Engenheiro de software

Quando a profissão será automatizada: 2027

Justificativa dos especialistas: Os engenheiros de Software estão cada vez mais escassos e possuem altos salários no Vale do Silício. Estamos no tempo da transformação digital de todos os negócios e por isso é necessário sempre um exércitos de programadores.

Engenheiro de software

Estamos entrando na era onde a inteligência artificial e os frameworks de programação em alto nível permitem que software gere mais software.

Desta forma, devemos ter uma gradual redução na demanda por engenheiros de software e um aumento na demanda de analistas de negócio capazes de modelar processos para que sejam então automatizados por ‘programadores robôs’

5- Contadores e auditores

Quando a profissão será automatizada: 2030

Justificativa dos especialistas: Duas ações vão impactar essas profissões sendo elas: A Digitalização dos processos e o aumento no uso de Blockchain.  Os contadores estão realizando tarefas que devem ser diretamente automatizadas, inclusive em larga escala.

contadores

A Empresa Brasileira Contabilizei é um exemplo nessa área, ela é uma startup contábil mais inovadora do mundo segundo a Fast Company.

Além disso, com as criptomoedas e registro de operações em Blockchain, o conceito de contabilidade desaparece, visto que todas as transações são públicas e tecnicamente impossíveis de serem fraudadas. O mesmo vale para auditores”.

6- Headhunter e recrutador (RH)

Quando a profissão será automatizada: 2023

Justificativa dos especialistas: Alguns algoritmos já conseguem avaliar fotos, vídeos, posts e até e-mails que são enviados por pessoas. E ainda como alguns psicólogos e entrevistadores realizam testes para entender o perfil psicológico dos candidatos, os Softwares conseguem realizar os mesmos testes com mais precisão. 

recrutador

Vale lembrar também que reviews de competências e a satisfação com trabalhos passados devem estar armazenados no Blockchain dentro de 10 anos, criando um sistema de review público no estilo Uber para todos os profissionais. ”

7- Assistente jurídico

Quando a profissão será automatizada: A partir de 2020

Justificativa dos especialistas: O Watson, da IBM, por exemplo, realiza diversas análises de processos e termos jurídicos com maior eficiência e precisão do que os assistentes jurídicos,  em contramão os advogados que realizam as atividades que sempre necessitam da interpretação e deduções subjetivas serão mais valorizados. 

Assistente jurídico

8- Repórteres e jornalistas

Quando a profissão será automatizada: entre 2022 e 2025

Justificativa dos especialistas: Desde 2014, em termos objetivos, não é mais um problema para a inteligência artificial. a empresa Associated Press utiliza softwares para criar relatórios quadrimestrais de faturamento.

Repórteres

Segundo o The Verge, mais de 3.000 relatórios são produzidos por inteligência artificial a cada trimestre. Não é fora de propósito vislumbrar que sites de conteúdo poderão existir, no futuro próximo, sem nenhum humano envolvido na produção deste conteúdo.

9- Analistas financeiros

Quando a profissão será automatizada: 2027

Justificativa dos especialistas: É claro que os analistas que são capazes de avaliar as contas e as finanças de uma empresa foi considerado uma peça indispensável pela capacidade individual de conseguir identificar tendências que causaram impacto significativo na empresa em questão de dias.

Analistas financeiros

Mas hoje os analistas humanos são incapazes de conseguir competir com os softwares de analise financeira que possuem a inteligência artificial e que conseguem ler e reconhecer padrões em dados passados para conseguir prever movimentos futuros que podem ocorrer nos mercados.

10- Corretores de seguro e analistas de risco

Quando a profissão será automatizada: entre 2020 e 2025

Justificativa dos especialistas: Hoje qualquer pessoa consegue realizar uma cotação de seguro online, e o trabalho que os corretores e analistas de risco fazem hoje já é feito por computadores utilizando simplesmente big data e machine learning.

Corretores de seguroE a medida que o tempo avançar, serão criado novos softwares que  vão tornar esses profissionais totalmente obsoletos.