Armário Cápsula: O Que É, Vantagens e Como Montar o Seu

Muita gente já passou pela situação de abrir o armário e não saber o que vestir. Ainda que tenha várias peças disponíveis, parece que, na hora de montar um look fica difícil combinar peças que realmente possam trazer o resultado esperado naquele momento. Pensando em situações assim e em formas de auxiliar na organização e combinações, foi criado o conceito de armário cápsula. 

Armário Cápsula: O Que É, Vantagens e Como Montar o Seu

Acompanhe este artigo para conhecer melhor o que é armário cápsula, quais as vantagens em se ter uma estrutura assim montada e como fazer seu próprio armário cápsula. Com certeza várias ideias vão surgir para lhe auxiliar e acabar de vez com as dúvidas na hora de escolher seu visual.

O que é?

O conceito de armário cápsula surgiu há muito tempo, na década de 70. Mas ficou mais conhecido e popularizado a partir de 1985, quando a estilista Donna Karan lançou uma coleção que colocava em prática este conceito, mostrando que era possível montar o armário cápsula funcional na sua casa. 

O conceito se trata de ter no seu armário uma quantidade limitada de peças para vestir durante um tempo determinado, sem comprar nada novo, apenas criando combinações com as peças existentes. Para fazer isso, se junta uma coleção de peças básicas e atemporais que, aliadas a peças de estação, deixariam a pessoa sempre bem vestida e atual. Ou seja, parte do conceito de ter o mínimo com diversas combinações e manter a elegância. 


Quais são as vantagens?

As vantagens do conceito do armário cápsula estão em que você vai ter diversas combinações de roupas que sempre deixarão você elegante, com um visual diferente, sem precisar gastar muito. Como a ideia é montar um armário com um conjunto de peças que podem se combinar entre si, fica mais fácil de conseguir todo esse requinte com uma quantidade menor de peças. 

Outra vantagem é o fato de que com o armário cápsula você precisa de menos espaço para arrumar as roupas, sendo um conceito ideal para quem tem armários pequenos, e, na hora de sair, você não terá mais problemas em encontrar as combinações perfeitas, pois as peças se combinam entre si, formando uma quantidade enorme de looks diferentes e que combinam com todos os momentos. 

Como montar o seu armário Cápsula?

Existem diversas maneiras de montar um armário-cápsula. Tudo vai depender de como você quer sua organização e da periodicidade de mudança das peças. Uma boa recomendação é que vocês façam uma combinação de acordo com as estações, assim fica mais fácil a organização das peças. A ideia do projeto é não comprar nada por impulso, e sim reorganizar as roupas já dentro do seu armário. Os acréscimos ficam por conta de uma peça essencial, somente assim pode comprar algo.

Assim, para ser mais fácil, reorganize todas as peças de seu armário, dividindo por estações, lembrado sempre de trabalhar com peças neutras que possam combinar com outras. Certamente que você vai conseguir montar sua cápsula de maneira a organizar tudo que precisa e vai descobrir que fez uma economia enorme além de ter visuais diferenciados para todos os momentos. 

Como escolher as peças para o armário cápsula

Existem algumas dicas básicas para quem quer organizar seu armário cápsula e deixá-lo bem funcional. Com elas, você não terá problemas na hora da escolha das peças:

  • Organize de acordo com seu estilo pessoal, fazendo uma cápsula com peças que você mais gosta de usar. Gosta de um visual mais moderninho? Um visual mais despojado? Considere isso na hora de escolher as peças. 
  • Faça um esquema de cores. Lembre que as neutras combinam melhor entre sim. Existem cores que combinam com tudo: preto, branco, marrom, cinza ou azul marinho. Depois de separadas, coloque itens mais vibrantes. 
  • Dê preferência a padrões e formas clássicas. Sempre haverá uma estampa da moda, porém são clássicas e atemporais. Essas são as que devem ser priorizadas na hora de montar o armário cápsula.

Dicas para organizar o seu armário cápsula

Além disso tudo, há um outro conceito integrado para facilitar na montagem de seu armário cápsula. A proposta é a criação de cápsulas diferentes de acordo com as suas atividades exercidas. 

  • As roupas de trabalho podem ser organizadas dentro de uma cápsula, enquanto em outra parte do armário estão organizadas as roupas de sair. 
  • De acordo com sua profissão, você vai precisar de peças específicas. Uma executiva precisa de roupas diferentes de uma professora, por exemplo. 
  • Tenha, além das roupas, acessórios e sapatos que combinem com aquelas cápsulas. A ideia é que tudo esteja sempre em mãos para a montagem dos looks rápidos sem gastar muito.

Com isso, seu armário cápsula será um sucesso. 

Gostou do nosso artigo?  Acompanhe as postagens e tenha sempre as melhores dicas para seu dia a dia.