Aprenda como revitalizar os móveis velhos da sua casa 

Com o tempo os móveis vão perdendo o brilho e ficando sem vida, nós vamos te ajudar para que você aprenda como Revitalizar móveis velhos da sua casa, para que ela fique ainda mais bonita e charmosa.

Comprar um móvel novo pode ser caro e nem todo mundo tem condições, fora o fato de que quando você revitaliza um móvel você dá vida nova a ela, ajudando então o meio ambiente, diminuindo a quantidade de lixo no planeta.

Se interessou pelo assunto deseja mesmo saber um pouco mais sobre como aproveitar os móveis antigos que você já tem para deixar a sua casa ainda mais bonita, continue com a gente que esse artigo é para você.

Reformas de móveis usados

Porque Revitalizar móveis velhos

Quando assunto é revitalização muitas são as possibilidades disponíveis vai mesmo de gosto você pode pintar, colar um adesivo, uma flor, um detalhe e o móvel já ganha vida nova, o melhor de tudo que além de economizar você ainda ajuda a diminuir a quantidade de resíduos descartada.


Cada vez mais aumenta a quantidade de lixo e consumismo das pessoas quando você não segue essa linha você passa a fazer a diferença, o que é muito bom, quantos móveis bons que são descartados porque a pessoa enjoou quer um novo estilo.

Como Revitalizar móveis velhos

Muitas são as técnicas de revitalização de móveis mais abaixo vamos dar algumas dicas e dar uma breve explicação de como você pode fazer para obter o resultado desejado.

O passo a passo que vamos passar é de como revitalizar móveis de madeira que perderam o brilho estão com algumas imperfeições, o que é bem comum que aconteça com o passar dos anos:

Materiais

  • Lixas de diferentes gramaturas;
  • Cola para madeira;
  • Massa para acabamento em madeira;
  • Rolinhos e pincéis;
  • Tinta para madeira na cor desejada à base de água ou solvente;
  • Pano úmido para limpar o móvel;
  • Fundo preparador para metais e madeiras;
  • Verniz protetor para madeira;
  • Jornal velho para proteger o chão

Modo de fazer:

Separe todos os materiais para que você não perca tempo procurando. Forre o local onde vai fazer a restauração com jornais velhos ou lonas de plástico para evitar sujeiras e respingos de tinta.

  1. O primeiro passo para começar a reforma é remover todos os acessórios do móvel. Remova puxadores, alças, dobradiças e outras partes removíveis para que a tinta não respingue nos acessórios;
  2. Limpe o móvel: use panos úmidos e flanelas para limpar sujeiras acumulados com o tempo;
  3. Repare partes danificadas: use massa corrida para madeira para corrigir partes danificadas, como buracos, superfícies lascadas e amassados.
  4. Lixe o móvel: lixe o móvel de maneira uniforme para remover sujeiras, tintas, resíduos, verniz e outros revestimentos antigos;
  5. Remova resíduos: depois de lixar, remova os resíduos, pó e sujeira que tenham sobrado no móvel com uma flanela ou pano.
  6. Comece a pintar. Use os rolinhos de espuma e os pincéis, fazendo movimentos na mesma direção, em sentido único. Espere secar e aplique outra camada de tinta;
  7. Recoloque os acessórios: após a segunda camada de tinta ter secado, coloque os acessórios de volta em seus lugares utilizando uma chave de fenda.

No vídeo você consegue ter uma ideia melhor da reforma.

Papel contact e adesivos em móveis

Uma outra forma bem legal de dar vida nova aos móveis é colando papel contact e adesivos, muitos são os desenhos formatos, baratos, fáceis de colocar dão um charme à mais na peça onde são inseridos. Ideais para geladeiras, armários, dentre outros móveis.

No vídeo podemos perceber um ambiente transformado só com papel contact sem segredos, técnica que qualquer pessoa pode fazer. Basta que você tenha acesso a  uma régua, tesoura, fita métrica e o papel para que você possa transformar qualquer móvel.

Adesivos também são bem vindos quando assunto é reforma, uma flor na porta do armário ou geladeira um desenho que seja e já ganha nova vida, nova cor, técnica bem legal e muito parecida com a de cima, só mudando o fato que adesivos já tem o formato pronto de desenhos, flores e formas é só colar no local desejado.

Uma outra técnica de colagem bem interessante é colar pérolas nos móveis elas ajudam a dar um toque especial a transformar, você pode colar também em maçanetas.

Trocar os puxadores também é uma ótima técnica de revitalização, porque tem hora que só esse detalhe já muda o visual do móvel.