Abajures: Ideias e inspirações para Quarto, Mesa, de Chão, Madeira, etc!

Foi-se o tempo em que a função de um abajur era apenas auxiliar com iluminação na sala durante a noite, ou ainda iluminar as páginas de livro apoiado em cima do criado-mudo.

Sabemos que atualmente os abajures são elementos decorativos, disponíveis em centenas de modelos, que conferem aos ambientes muito estilo, personalidade e sofisticação.

Se você está buscando inspirações e ideias de abajures, vai adorar as sugestões que separamos a seguir:


Abajures

Onde colocar abajures?

  1. Abajures de mesa

Pense nos abajures de mesa quando a ideia de iluminação e decoração for mais limitada. Combinam bem quando são expostas em pontos estratégicos de mesas, aparadores, mesas laterais ou até como centro de mesa.

São os modelos ideais para quem quer usar na decoração de quartos ao lado da cama, podendo até ser comprada em pares para decorar os dois lados de uma cama de casal.

Inspirações:

  1. Abajures de chão

Os abajures de chão são ideais para quem busca decorações em pontos estratégicos, como por exemplo no canto da sala, naquela quina entre duas paredes com espaço vago sabe?; ou ainda auxiliando na sala de estar entre duas poltronas; ou ainda um local de destaque, em que o olhar seja direcionado para ele, como por exemplo no final de um corredor, como ponto focal.

Você também encontra abajures de chão com o nome de coluna de chão no mercado, ok?

Inspirações:

  1. Abajures de parede

É uma forma moderna de instalar o abajur na casa, trazendo leveza na decoração, afinal dispensa apoios físicos, apenas o suporte na parede é o suficiente. É bastante usado nesse formato quando a intenção é usar a iluminação com auxílio decorativo.

Uma técnica mais bonita ainda de uso é com luz direcionada à parede, como se a luz derramasse sobre a superfície.

Inspirações:

Estilos de abajures

  1. Abajures feitos de madeira

Ideal para decorar ambientes com um estilo rústico, onde o abajur pode ser um ponto-chave decorativo. A combinação entre a madeira formando a base com tecidos mais tradicionais, como patchwork ou panos envelhecidos, fica perfeita no composto do item.

Não só rústico, um abajur de madeira também se adequa a ambientes de decoração mais natural, em que você preze por equilíbrio e leveza.

Inspirações:

  1. Abajures modernos

Os abajures de design mais moderno podem seguir duas linhas: a minimalista, em que são modelos simples e que se encaixam num ambiente bem organizado e com itens selecionados na decoração; ou ainda o ousado, com formas, alturas e outras medidas diferentes, incluindo o tipo de base que pode ser de metal, acrílico ou cobre, por exemplo, nas cores mais diferenciadas.

Inspirações:

  1. Abajures de cristal

O cristal é um material elegante que agrega muito em decorações mais clássicas e românticas, por exemplo. Os modelos mais buscados são decorativos de mesa com cristais pendurados.

Combinações com cores preto, prata ou dourado são ainda mais elegantes. Costumam ser uns dos modelos mais caros de abajur.

Inspirações:

Abajures para quartos

As luminárias mais comuns em quarto são justamente as de estilo abajur, pois são mais práticas e fáceis de encaixar na decoração de um quarto.

O estilo, cores e tamanho ficam por escolha sua, de acordo com o estilo do quarto; a única dica é preferir abajures com iluminação regulável e que fiquem de fácil alcance, para ter a iluminação controlada de forma fácil e ter uma luminosidade confortável ao olhar.

  1. Quarto infantil

Que tal um abajur temático, para combinar o estilo do quarto do pequeno? Nada de tamanhos grandes como os abajures de chão, e sim experimente algo mais minimalista, simples e decorativo.

Existem abajures com lindas estampas infantis no mercado, como princesas, carros, dentre outros filmes e desenhos.

Inspirações:

  1. Quarto de casal

Para os quartos de casal, a ideia é investir no par de abajures e colocar do lado da cama em cima dos criados-mudos; os itens de ambos os lados trazem equilíbrio ao quarto, além da opção de cada um do casal poder controlar sua iluminação como preferir.

Não somente os abajures de mesa funcionam, como também os de parede, se pendurados dos lados da cama.

Inspirações:

Onde comprar abajures?

Você encontra abajures à venda em várias lojas de objetos decorativos, tanto lojas físicas quanto lojas online. O importante é pesquisar bem e comparar os modelos preferidos que viu nas lojas. Alguns modelos são exclusivos, então você poderá pagar caro.

Dependendo do tipo de abajur que procura, você poderá até solicitar que seja feito à mão, como por exemplo opções de madeira, itens recicláveis, reusáveis ou artesanato.

Confira algumas ideias de onde encontrar abajures de todos os modelos e preços:

  1. Imaginarium

A Imaginarium é uma daquelas lojas lúdicas tão lindas que parece que nem existem, né? E lá você pode encontrar abajures de diferentes tamanhos, preços, estilos, cores, luzes e outras características; tem modelos para mesa ou chão, para quarto, sala ou escritório.

Modelos diferenciados como nerds, em forma de nomes, em forma de plantas, você também encontra aqui: https://busca.loja.imaginarium.com.br/busca?q=abajur.

  1. Mercado Livre

Já o Mercado Livre tem ainda mais opções, pois é uma plataforma onde vários vendedores de todo o país oferecem suas ofertas, então tem mais ainda abajures para você.

Utilize os filtros do Mercado Livre para refinar sua busca, como delimitando uma cor ou preço máximo do abajur buscado, por exemplo.

E na antes de fazer a compra, confira a reputação do vendedor, para saber se ele faz bastante vendas e se os clientes são satisfeitos.

Assim você faz uma compra segura. Pesquise pelo seu abajur em: https://lista.mercadolivre.com.br/casa-moveis-decoracao/iluminacao-residencial/luminarias/mesa/abajures/.

DIY de abajur:

E que tal fazer você mesma o seu próprio abajur? Separamos lindo tutorias, veja nos vídeos abaixo: