Decoração com cortinas: Dicas de como decorar e 285 inspirações

A função básica das cortinas em qualquer ambiente é a de suavizar ou bloquear entrada de luz através das janelas, mas há muito tempo que não são usadas somente para isso. Atualmente, o mundo da decoração definiu que cortinas podem ser peças-coringa na decoração, agregando e acompanhando o estilo do ambiente. Continue lendo para aprender a decorar sua casa com cortinas do jeito certo!Decoração com cortinas

Como decorar com cortinas?

Primeiramente saiba se a cortina no espaço deverá ser item apenas de decoração ou também ter funcionalidade, como trazer privacidade e bloquear luminosidade. Em quartos, por exemplo, o efeito blackout é bem-vindo para evitar entrada de luz forte e tornar o ambiente mais escurinho, melhor para o sono; porém, numa sala de estar, por exemplo, a luz natural sendo levemente quebrada por uma cortina suave deixa o ambiente aconchegante.

Outro ponto são as medidas para suas cortinas, pois pode ser uma grande cortina de um janelão, do teto ao piso, ou apenas no tamanho exato das janelas de tamanho comum. Muitas decorações interagem as medidas das cortinas com a posição dos móveis, como uma cortina atrás de um sofá, com medidas exatas acima do sofá. Persianas horizontais ou verticais também são boas opções para variar medidas de abertura de acordo com o espaço. Agora, o próximo passo é escolher o tipo de tecido, cores, estampas ou texturas.

Tecidos e estampas para cortinas

Cortinas são itens muito versáteis, podendo ser encontradas ou confeccionadas em variados tecidos, tais como: linho, veludo, voil, blackout (corta-luz), jacquard, cetim, shantung, tafetá, entre outros. Não só em vários materiais, como também em vários formatos, como em painéis ou persianas.

Além do design, encontre também cortinas em diferentes cores, estampas, lisas ou com texturas; isso pode ser o diferencial no ambiente, trazendo mais cor e ousadia, ou mais sobriedade e sofisticação, ou delicadeza e aconchego, por exemplo.  A escolha do tipo de cortina vai de acordo com seu gosto pessoal, como também necessidades, medidas e estilo do ambiente.

Uma forma comum de decorar com cortinas é combinando-as com outros elementos do ambiente, seja em cores ou estampas. Na sala ou no quarto, por exemplo, você pode combinar a cortina com o tapete ou com as capas das almofadas; no banheiro, um ambiente claro e bem iluminado pede uma cortina de cor forte ou estampa colorida; já na cozinha, a cortina pode fazer a diferença contrastando com outro elemento, como uma cozinha toda moderninha com uma cortina em linho, bem tradicional, já pensou?

Inspirações

Cortinas florais:

Cortinas românticas:

Cortinas modernas:

Cortinas coloridas:

Cortinas xadrez:

Cortinas metalizadas:

Cortinas com bandô:

Cortinas para sala

Vamos agora a algumas inspirações para os principais ambientes da casa, começando pela sala. Seja em casas, apartamentos ou sobrados, as cortinas na sala ajudam a trazer conforto, aconchego e também privacidade. O tamanho da sua sala vai influenciar na escolha da cortina; lembre-se também da posição da TV, se o objetivo for bloquear iluminação que atrapalhe a TV opte por blackout.

 

Cortinas para quarto

Para um quarto com mais privacidade, aconchego e conforto, cortinas são muito importantes! Elas proporcionam um sono mais confortável e saudável, ajudam na acústica do espaço e também protege o ambiente da entrada de bichos, vento e poluição. Quanto ao tecido e estampa, opte por ornar com a decoração do espaço; em quartos de solteiro, opte por trazer a personalidade e estilo; em quartos de crianças, a temática infantil tá liberada.

 

Cortinas para cozinha

Quem disse que cortina é coisa de sala ou quarto? Aquela janelinha especial da sua cozinha americana, ou daquele ambiente integrado com sala de jantar, merece sim uma cortina que vai controlar luminosidade do espaço e trazer aconchego aos momentos de cozinhar ou receber os amigos para um café gostoso. Aproveite e leve a decoração da cozinha para as cortinas, utilizando material de pano de prato ou crochê, por exemplo, de forma bem simples e tradicional.

Cortinas para banheiro

No banheiro, a funcionalidade da cortina vai ser a de envolver a área do chuveiro ou banheira para banho e proteger de molhar outra parte do ambiente. Temáticas divertidas são bem-vindas, como barquinhos, peixes, fundo do mar, entre outros; ou mais simples, como listras, bolinhas e até transparente. Tem estampa de tudo que é tipo! Quanto ao material, quanto mais duradouro ele for, melhor, pois a umidade é constante.